O que faz um Gestor de Tráfego?
Carreiras

Profissionais: O que faz um Gestor de Tráfego?

Você está procurando um bom profissional para vender seus produtos e serviços através da internet?  Ainda não sabe quem exatamente contratar? 

Se o seu negócio espera conquistar algum resultado na internet, você precisa pensar em gestão de tráfego. Então, continue lendo e saiba exatamente o que faz esse profissional e quais as suas funções!

1. O QUE FAZ UM GESTOR DE TRÁFEGO PAGO?

O Gestor de Tráfego é o profissional responsável por gerenciar os anúncios da conta de uma empresa, este trabalho pode ser feito presencialmente ou home office. Basicamente a empresa fornece ao profissional de sua conta de anúncios uma verba para que ele possa criar, analisar e otimizar seus anúncios.

2. QUAIS FERRAMENTAS UTILIZAM?

Muitos dos profissionais desta área dominam diversas ferramentas de anúncios, entre as principais estão Facebook Ads, Instagram Ads, Google Ads, Youtube Ads e LinkedIn Ads.

A verba é definida de acordo com as estratégias, o volume de produtos e serviços, o prazo e vários outros detalhes. Um ponto importante que algumas pessoas confundem é que o gestor de tráfego não é responsável por criar imagens e vídeos para os anúncios, quem faz isso é o designer ou social media da equipe.

Entenda com mais detalhes quais são as funções de um gestor de tráfego:

– Estratégias dos Anúncios

Antes de iniciar os trabalhos, o gestor de tráfego com sua equipe fazem todo o planejamento dos anúncios para ver exatamente como irá distribuir a verba fornecida pela empresa.

Após alinhar as estratégias é passado para a equipe criativa para que seja desenvolvido as artes, textos e vídeos dos anúncios.

– Criação dos Anúncios

Com todas as imagens, vídeos e textos o gestor de tráfego irá criar e distribuir estes anúncios nas redes sociais escolhidas, de acordo com os objetivos definidos pela estratégia, como por exemplo:  captura de leads, remarketing, venda direta, etc.

Geralmente o início começa com a criação de diversos anúncios testes para ver quais vão performar melhor.

– Análise dos Anúncios

Depois de alguns dias com as campanhas ativas é hora do gestor de tráfego fazer uma análise geral em todos os anúncios, pausar os que não performaram bem e analisar quais estão apresentando bons resultados. 

– Otimização dos Anúncios

Agora chegou a hora de otimizar, depois de analisar o desempenho dos anúncios, o gestor de tráfego já consegue entender quais terão um bom resultado e quais ele poderá substituir. Com esta observação, é possível aumentar o orçamento nos anúncios que deram certo, expandir o tempo de veiculação, fazer testes a/b e acompanhar os resultados dos próximos dias. 

3. Dicas para contratar um gestor de tráfego

Se você é proprietário de uma agência ou está pensando em contratar um gestor de tráfego para cuidar das suas campanhas é necessário ficar atento a alguns fatores, pois, a escolha do profissional certo irá influenciar nos seus resultados.

Para contratar esse especialista:

  • Peça um portfólio com referências de materiais de campanhas (vídeos, imagens e textos) e resultados.
  • Se possível, contate um cliente e/ou empresa que este profissional já trabalhou.
  • Verifique quais são os conhecimentos sobre marketing de conteúdo que esse profissional tem vivência.
  • Peça um relatório de alcance, verifique as métricas estabelecidas e facilidade que o profissional tem em “traduzir” esses dados.  
  • Responsabilidade e confiança são características fundamentais para esse profissional, pois, ele ficará responsável por administrar valores. 

Gostou das dicas? Lembre-se que através da Etus é possível agendar e impulsionar os posts feitos para Facebook e Instagram. Faça um Teste Grátis de 7 Dias! http://etus.com.br/


Veja também esses materiais importantes

15

Comments
  1. Tenho plataforma online com marketing de afiliados

    1. Que legal Renato, ?? parabéns pelo projeto!

  2. tem curso mano estou fazendo um tou gostado dele

    1. Legal João! Bons estudos por aí!?? E não esquece de conferir o blog que tem sempre conteúdos legais por aqui. ?

  3. Como começar do zero sem ter conhecimento algum ?

    1. Olá Denival, tudo bem? Preparamos um artigo sobre assunto, clique aqui e confira >> https://etus.com.br/blog/gestor-de-trafego-como-comecar/

  4. Prezados Maketeiros, boa tarde. Conheci essa profissão neste ano, e gostaria de aprender mais sobre os conceitos e disponibilidades deste mercado. Quero cursar e desenvolver-me para ser um Gestor de tráfego. Onde começar, existe um curso técnico? Grato.

  5. Desde quando já existe essa profissão .

    1. Olá Andréa! O gestor de tráfego é uma profissão nova, com pouco mais de dois anos no Brasil, mas que começou a ganhar mais notoriedade em 2020.

  6. Ótimo explicação, tem algum artigo que você explica quanto um Gestor de trafego ganha mais ou menos pôr mês?

    1. Olá Rafael, excelente ideia! Vamos preparar um conteúdo sobre tema. ????

  7. Boa noite a todos está informação me ajudou a entender melhor sobre essa profissão.
    Obrigado pelo esclarecimento.

    1. Olá Italo! Fica de olho aqui no Blog ???? que sempre divulgamos dicas sobre marketing digital.

  8. Olá Roberto, tudo bem?

    Trabalhamos com troca de Backlinks sim. Envie sua proposta para o e-mail > [email protected]

  9. Parabéns muito bom, simples e objetivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *