Dicas

Como otimizar os resultados de marketing nas mídias sociais

Texto de Larissa Mühlbauer

A essa altura, agências, profissionais e clientes já devem saber que quando se trata de uma estratégia de marketing digital a presença da marca nas mídias sociais, como Facebook, Instagram e Twitter não é mais suficiente para gerar resultados efetivos.

O alcance orgânico está cada vez mais limitado. Além disso, cada marca tem objetivos, verba e target diferentes e, cada rede social tem seu público, sua dinâmica e funcionalidades. Ou seja, existe um universo de variáveis que precisa ser considerado para que seja possível otimizar os resultados de marketing nas mídias sociais.

Portanto, o desafio de quem trabalha na área é conhecer todos esses fatores, mas, principalmente, saber como explorar as possibilidades de cada canal.

Deseja criar novas estratégias, para conquistar um maior engajamento, aumentar as conversões e vencer a disputa pelo alcance orgânico?

Avance na leitura deste artigo e saiba por onde começar!

#1 Busque conhecer seu público

Para ter sucesso na sua estratégia de marketing digital, você precisa ir muito além de conhecer o público-alvo, o target da marca.

É preciso compreender em profundidade o perfil do consumidor que se relaciona com a empresa. Para tanto, uma das melhores técnicas a serem exploradas é a criação de buyer personas.

Basicamente, consiste em desenhar a identidade de personagens fictícios que representam o público ideal de uma marca. E aqui vale uma observação: você não pode tomar como base achismos e percepções aleatórias para essa construção.

O ideal é investir em pesquisas e análise de dados, que apontem padrões demográficos e de comportamento. Desse modo, será mais fácil identificar:

  • Interesses;
  • Dores;
  • Necessidades;
  • Canais preferidos do público.

Com as personas bem definidas, será possível desenvolver um planejamento editorial, definir pautas e ajustar a linguagem e o tom da marca, para que ela converse com o cliente.

#2 Desenvolva uma estratégia com diferentes metodologias

Possivelmente, você já criou projetos de Inbound e Outbound Marketing para os clientes da agência e sabe bem que cada uma dessas estratégias leva a lugares diferentes. 

Por isso, o melhor caminho para otimizar resultados de marketing nas mídias sociais é combinar as metodologias. Desse modo, você ganha condições de impulsionar a atração, conversão e fidelização de clientes.

A partir do planejamento de ações de Inbound e Outbound Marketing, também é possível extrair o melhor de cada metodologia, combinando-as estrategicamente construindo um plano de marketing único, que seja capaz de conversar com o cliente em todos os canais.

Veja algumas possibilidades de combinação entre as duas abordagens:

Posts patrocinados: essa é uma das maneiras de aumentar a audiência da sua empresa e atrair novos visitantes para o site, convertendo-os em leads. Usando posts patrocinados em mídias sociais, como o Facebook e o LinkedIn você pode conquistar uma audiência mais qualificada. Promover um webinar, por exemplo, é uma iniciativa que traz ótimos resultados.

Nutrição de leads: quando um consumidor faz o download de um e-book ou se inscreve num webinar, ele precisa saber qual será o próximo passo. Daí a importância de envolver o cliente em numa sequência de nutrição de leads. Além disso, essa é a chance de usar uma ação de outbound marketing. Por exemplo, enviar um brinde para aqueles que converteram é uma ótima maneira de surpreender o cliente.

Essas são algumas maneiras de somar esforços de Inbound Marketing e Outbound Marketing.

Vale destacar que o investimento em mídia paga e redes sociais é essencial para incentivar o compartilhamento de experiências e a geração de conteúdos pelos próprios usuários. É assim que eles se tornam promotores da marca e passam a ser referência para quem faz buscas sobre a empresa.

#3 Invista em anúncios

Uma coisa é fato: já não é mais possível desenvolver uma estratégia de marketing digital de resultado, sem investir em mídia paga.

Para ter resultados de marketing nas mídias sociais, é indispensável priorizar a criação de anúncios Facebook Ads, Instagram Ads, Anúncios nos Stories e Remarketing.

Já faz muito tempo que o alcance orgânico por si só já não é capaz de atrair e engajar um número relevante de seguidores.  Até mesmo porque a segmentação dos anúncios torna a estratégia de marketing digital muito mais assertiva e exitosa.

 

#4 Monitore o desempenho dos seus concorrentes

Quais parâmetros e indicadores você analisa para saber se está no caminho certo? Você sabe qual é o crescimento, alcance e engajamento da marca, mas desconhece os números dos concorrentes?

Então, você precisa começar a monitorá-los. Do contrário, será difícil avaliar os resultados de marketing nas mídias sociais, para inferir se estão adequados ou não.

Portanto, vale adotar como prática a comparação do crescimento da sua base de seguidores, o alcance e o engajamento com os indicadores dos concorrentes.

A Etus entrega os melhores recursos para que você possa acompanhar a performance das marcas que disputam mercado com o seu cliente.

#5 Identifique os melhores dias e horários para postagem

Você tem certeza que o público da marca está on-line quando você publica os conteúdos? Se ele não estiver, a chance do seu conteúdo passar despercebido no feed do consumidor é grande.

E não tem nada pior do que produzir um conteúdo que não gera impacto nem engajamento. Por isso, é prioridade identificar exatamente quais são os melhores dias e horários para postar em cada rede social.

A análise de dados da audiência irá revelar descobrir os horários nobres de cada marca (e em cada rede social).

Com os relatórios da Etus, você pode entender quais são os melhores dias e horários para publicação de maneira fácil e descomplicada.

Assim, é possível ajustar a estratégia e conquistar resultados de marketing nas mídias sociais ainda mais positivos.

#6 Conheça e explore o potencial dos influenciadores

Não é de hoje que destacamos sempre a importância de promover a humanização da comunicação. Ainda que em um ambiente digital, a marca tem que ser capaz de envolver, sensibilizar, motivar, emocionar quem está do outro lado da tela.

Por isso, nada melhor do que contar com influenciadores digitais: pessoas reais, que sejam capazes de conversar com o público da marca de igual pra igual. Isso gera nas pessoas um sentido de pertencimento.

Elas se reconhecem no influenciador: “Eu também sou assim” ou “Eu também faço isso” e passam a se ver como parte daquele grupo, que também tem aquele hábito ou usa aquele produto.

Os micro-influenciadores, em especial, têm um papel de destaque ainda mais relevante, porque são pessoas mais acessíveis e, normalmente, construíram autoridade em um determinado nicho.

Como você viu, existe uma série de boas práticas que podem ser adotadas para impulsionar a estratégia e melhorar os resultados de marketing nas mídias sociais. Com elas você poderá fazer a gestão das suas mídias de uma forma muito mais assertiva.

Seguindo as dicas, entre tentativas, acertos e erros, certamente você irá descobrir qual o melhor caminho para aumentar a audiência e a conversão da marca e entregar valor ao cliente. Pronto para começar?

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