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Por que contratar uma consultoria de marketing digital para a empresa?

O avanço da tecnologia transformou o jeito das marcas se aproximarem do público-alvo. Isso acontece pois, a cada dia, o número de usuários que utilizam os meios digitais cresce de forma considerável, fazendo com que esses canais tenham se tornado ferramentas potentes para que o negócio alcance uma maior visibilidade e consiga apresentar seus produtos e serviços. Para desenvolver uma estratégia eficiente, contar com uma consultoria de marketing digital é fundamental.

Isso porque, o marketing é o setor responsável por gerar oportunidades relevantes para a empresa e alavancar as vendas, já que por meio dele é possível agregar valor a marca, além de aplicar as melhores ações utilizando as ferramentas digitais. Por esse motivo, é preciso ser bem estruturado e gerenciado por uma equipe de qualidade e que tenha conhecimento sobre o assunto.

Quer entender como a consultoria de marketing digital pode ser a melhor solução para a sua empresa? Então, continue a sua leitura!

O que é a consultoria de marketing digital

A consultoria de marketing digital se trata de um serviço prestado por especialistas, que vão orientar, aconselhar, realizar análises, identificar falhas e demais questões, com a finalidade de proporcionar a elaboração de uma estratégia eficiente que colabore para que o negócio atinja os objetivos e metas definidos por meio do ambiente digital.

Ou seja, tem o intuito de ajudar diferentes tipos de empresa a usar as ferramentas online para captar clientes, aumentar vendas, ganhar autoridade no mercado e impulsionar os resultados.

Qual a importância do marketing digital atualmente

Devido à necessidade da presença digital nas empresas que buscam se desenvolver e aumentar a sua competitividade, por meio de uma ação de marketing digital bem elaborado, é possível implementar as práticas mais adequadas para orientar os consumidores no momento das tomadas de decisões.

Vários meios podem ser implementados nesse momento: redes sociais, conteúdos para blogs e sites da organização, e-mail marketing, entre outras mídias sociais que podem se tornar essenciais para o alcance de resultados positivos.

O que uma consultoria de marketing digital pode fazer

A atuação da consultoria de marketing digital consiste no diagnóstico completo, por meio da avaliação de métricas e indicadores, que direcionam o apontamento dos pontos que devem ser aprimorados. Entre os aspectos observados estão:

  • conhecimento dos objetivos a curto, médio e longo prazo;
  • mapeamento da presença online da empresa;
  • indicação do plano estratégico mais apropriado para conquistar os resultados pretendidos.

Dessa forma, o serviço contribuía na elaboração das melhores estratégias, além de apontar melhorias nas ações já em andamento, propondo readequações de acordo com as metas definidas, por meio do uso de ferramentas especializadas e definição de parâmetros reais para a execução de um trabalho de qualidade, entre eles:

  • diagnósticos de erros e problemas;
  • estudo sobre o público-alvo;
  • elaboração de planejamento de campanhas;
  • adaptação das ações estratégicas atuais;
  • acompanhamento das tendências;
  • acompanhamento dos resultados;
  • análise dos concorrentes e demais.

Essa prática possibilita o alcance das soluções ideais para a empresa, além da criação de um serviço personalizado, capaz de proporcionar uma melhor interação com os clientes.

12 benefícios de uma consultoria de marketing digital

Diversos podem ser os benefícios usufruídos por uma empresa que conta com uma consultoria de marketing digital eficiente. Veja os principais!

1. Visão completa do negócio

O diagnóstico feito pela consultoria é uma ferramenta importante para o aperfeiçoamento de diversos pontos do setor, já que muitas vezes, erros acontecem por falta de uma análise de dados precisos, por exemplo, tipos de posts que mais geram engajamento nas redes sociais, palavras-chave mais visitadas nas páginas da empresa, entre outros.

Dessa forma, um profissional com o conhecimento necessário tem a capacidade de analisar todas as informações relevantes e, assim, demonstrar as melhores medidas a serem aplicadas para conquistar o cliente e elevar as vendas.

2. Criação de uma estratégia eficiente

Esse tipo de serviço permite que a empresa enxergue suas forças, fraquezas e oportunidades no mercado, além de orientar no desenvolvimento de estratégias de marketing com fundamento nas metas e objetivos estabelecidos, o que aumentas as chances de êxito.

3. Eliminação de erros

Também é possível encontrar erros que podem prejudicar o direcionamento e sucesso das ações. O que vai gerar a criação de campanhas pelo setor de marketing mais eficientes e acertadas.

4. Conhecimento sobre o público-alvo

Pelo fato de o consultor ter experiência no mercado, ele consegue entender melhor sobre o público-alvo da empresa de uma maneira diferenciada, o que é fundamental da criação das chamadas personas, que são personagens fictícios que retratam o cliente ideal do negócio, ajudando no direcionamento das ações de divulgação mais adequada.

5. Análise da jornada do cliente

A consultoria de marketing digital conhece as mais variadas fases pelas quais o cliente passa até tomar a decisão de realizar a compra ou contratar o serviço, desde o primeiro contato com a organização até a realização da venda.

No marketing digital, as diversas etapas que constitui esse caminho podem ser monitoradas pela companhia, que, ao receber a orientação do profissional, consegue guiar o consumidor da melhor forma possível, conquistando bons resultados.

6. Noção a respeito dos concorrentes

Outra vantagem é a ampla visão de mercado e conhecimento das ações aplicadas pelos concorrentes. Sendo assim, o consultor realiza relatórios comparativos do que está sendo praticado pela concorrência e as campanhas promovidas pela empresa, além de demonstrar o que deve ser mantido e o que precisa ser reestruturado.

Estratégias de benchmarking como essas são primordiais para identificar as medidas de sucessos dos concorrentes e usá-las como inspiração para fortalecer a presença online da marca e impedir que ela fique para trás.

7. Aumento da competitividade

Por meio do marketing digital, ficou muito mais fácil criar estratégias com foco no aumento do reconhecimento e atração dos usuários. No entanto, existem tantas alternativas que, definir as melhores práticas, não é uma função tão simples assim. Ao contar com uma consultoria, é possível acertar nas escolhas das melhores ações e extrair os resultados esperados, tornando a empresa mais competitiva.

8. Auxílio de especialistas

Pelo fato do consultor ter experiência de atendimento a várias empresas, ele é altamente capaz de promover diversos tipos de campanhas de marketing digital. Sendo assim, ele pode fazer com que o negócio consiga uma economia relevante dando uma enxugada nos serviços que não estão atendendo as expectativas para que gaste somente com o que está dando certo.

Além disso, ele pode elaborar um guia pronto das campanhas que a organização vai implementar, o que vai otimizar o tempo, evitando que precise aguardar muito tempo para iniciar uma nova ação.

9. Obtenção de uma opinião imparcial

Fica muito mais difícil identificar falhas e problemas quando ele está presente na rotina, assim, uma opinião externa e imparcial, como a de um consultor, pode resolver problemas simples (ou não) que estavam sendo mascarados.

10. Otimização do trabalho do time

Um serviço especializado como o da consultoria em marketing digital pode agregar bastante no trabalho da equipe interna, evitando o excesso de demanda, falta de conhecimento, ferramentas e demais aspectos que influenciam no processo.

O trabalho em conjunto gera agilidade na criação de campanhas online, tendo em vista que todos estão alinhados no cumprimento das orientações a serem seguidas, o que proporciona tempo para se dedicarem a outras atividades, considerando que não será necessário aplicar tantos esforços na conceituação das estratégias.

11. Mensuração e análise dos resultados alcançados

Por meio da ajuda de um profissional qualificado, a criação das campanhas de marketing da organização terá como base objetivos e metas bem delineados, que poderão ser aprimorados de forma contínua. Por intermédio de técnicas de avaliação de resultados, é possível identificar as ações que deram certo ou não, tornando o investimento mais efetivo.

12. Aproveitamento do investimento aplicado

É importante que você tenha em mente que, ao contratar uma consultoria de marketing digital, não se trata de um gasto, mas sim, um investimento que pode gerar um retorno interessante. Isso ocorre pelo fato de que, o profissional busca provar a eficiência da sua própria atuação por isso, ele vai se esforçar por completo no que pode trazer resultados mais satisfatórios.

Ao entender o que é esse tipo de serviço e os resultados que ele pode gerar, o ROI (Retorno Sobre o Investimento), tem grandes chances de ser positivo, já que a empresa passa a contar com pessoas qualificadas e focadas na obtenção de resultados e aprimoramento do setor.

No entanto, é necessário que o negócio implemente as melhorias e práticas indicadas em sua cultura, além de engajar todos os integrantes do time a caminharem no mesmo propósito, para que esse retorno realmente aconteça, já que ao contratar a consultoria é esperado que ela proponha essas mudanças. Então, é importante estar aberto para receber as orientações e indicações recebidas.

Como escolher a ideal?

Caso entenda que está na hora de contar com esse tipo de serviço, existem alguns aspectos que devem ser considerados para que consiga encontrar um profissional que atenda as expectativas e demandas da empresa.

Entre esses critérios, podemos citar uma boa pesquisa na internet sobre os serviços realizados, formação acadêmica e experiência do consultor, valor cobrado pela atuação, portfólio e resultados.

Também é preciso elaborar um planejamento do que é esperado pela contratação da consultoria e a delimitação de um orçamento mínimo disponível para investimento em campanhas de marketing digital. Mas, tenha em mente que o valor reservado não é apenas para esse serviço, como também para a continuidade do trabalho.

Além desses pontos já mencionados, existem medidas que podem ser aplicadas para auxiliar na escolha mais adequada. Veja a seguir algumas delas!

Pesquise sobre a reputação da empresa de consultoria

Nesse caso, é preciso analisar o tempo de atuação no mercado, já que esse quesito é importante para realizar uma boa contratação. Também é importante verificar a reputação, como premiações, presença na mídia, informações em site de reclamações, entre outros, que se tratam de bons indícios de que a organização é bem-vista no mercado e que tem a confiança do público e altas chances de oferecer um serviço de qualidade.

Converse com clientes antigos do consultor

A opinião que os clientes antigos têm sobre o serviço recebido pelo consultor e indicações se o serviço realmente é bom, é muito relevante e precisa ser considerada. Por esse motivo, outra medida que pode ser adotada é entrar em contato com empresas onde o profissional já atuou e ver o que eles têm a dizer.

É necessário ressaltar que muitas consultorias têm um espaço reservado em seu site ou redes sociais em que constarão comentário de clientes satisfeitos, o que tem um valor importante, mas que servem para a promoção do negócio. Então, nada melhor do que falar com essas pessoas diretamente para obter mais informações.

Verifique os canais de comunicação da empresa

Observe como é a atuação da consultoria de marketing digital em relação à gestão de redes sociais e outros canais utilizados por ela, por exemplo, se o blog apresenta conteúdos relevantes e interessantes, se apresenta um relacionamento próximo com os usuários nas redes sociais, se as publicações apresentam um bom índice de engajamento, entre outros.

Caso a resposta seja afirmativa para todas essas indagações, podem significar que a consultoria tem uma boa presença no meio digital e que está preparada para prestar o melhor atendimento para o seu negócio.

Agora que você entende melhor sobre o que é a consultoria de marketing digital, atividades desenvolvidas, benefícios e como contratá-la de forma acertada, que tal contar com esse tipo de serviço e, assim, contar com profissionais capazes de ajudar no diagnóstico da empresa, realizar um bom planejamento sobre ações a serem implementas, apontar falhas a serem eliminadas e demais aspectos necessários para que o negócio se torne referência no mundo digital e alcance os melhores resultados.

Sua empresa necessita de aperfeiçoar suas ações de marketing digital? Então, entre em contato com a gente para conhecer nossas soluções!

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