Instagram Shopping – Veja como marcar produtos em seus posts



Preparamos um tutorial bem completinho para você que deseja cadastrar sua loja virtual no perfil do Instagram e começar a vender mais.

Para configurar o Instagram Shopping, será necessário ter uma conta comercial na plataforma e integrar o catálogo de produtos na Loja do Facebook.

No final do artigo além de aprender a configurar seu catálogo de produtos no Instagram, você também aprenderá a publicar ou agendar posts para o Instagram com a marcação de produtos.

Existem duas maneiras de fazer o processo:

Opção 01 – Cadastrando manualmente as fotos e descrições na aba “Loja” no menu esquerdo da fanpage.

Opção 02 – Adicionando o catálogo de produtos no Gerenciador de Negócios, seguindo as recomendações do facebook.

Assim, será possível marcar os posts orgânicos com etiquetas de preço clicáveis, que exibirão os produtos e mais detalhes de como realizar a compra.

Uma aba em destaque no perfil também terá a opção “Comprar”, contendo os posts de produtos numa espécie de vitrine virtual que facilitará o processo de compra.

Opção 01 – Cadastrando manualmente as fotos e descrições na aba “Loja” no menu esquerdo da fanpage.

Passo A: Tenha uma página de Facebook

Passo B: Crie sua Loja no Facebook
Vá em Configurações / no menu lateral esquerdo vá em Modelos de Guias / adicione a guia Loja.

Ainda na aba de Configurações é possível copiar a url da loja no facebook caso pretenda divulga-la.

Para terminar de configurar a loja no facebook vamos voltar a página inicial, clique na opção “Loja” já está disponível no menu lateral. Concorde com os termos e salve.

Selecione um método de finalização de compra: Mensagem para comprar (entrar em contato por mensagem ou Finalização de compra em outro site.

Escolha a moeda Real Brasileiro e salve.

Sua loja no facebook já estará disponível para cadastrar produtos.

Clique em adicionar produtos e insira fotos, nome do produto, preço, descrição, url de finalização da compra e salve.

Lembrando que após essa finalização de cadastro, sua loja no facebook vai para aprovação, apenas depois de aprovado vamos iniciar a configuração no instagram.

Opção 02 – Adicionando o catálogo de produtos no Gerenciador de Negócios, seguindo as recomendações do facebook.

Entre em sua conta no Gerenciador de Negócio, caso ainda não tenha uma conta, acesse https://business.facebook.com e cadastre-se utilizando seu email e senha do facebook.

Após criar sua conta ou logar em sua conta já criada, clique em “Configurações de Negócio”

Clique na aba “Página” e em seguida “+Adicionar” e “Adicionar uma Página”.

Adicione uma página, insira o nome da página ou a url da página conforme o exemplo na imagem. Clique no botão adicionar e pode fechar.

Agora vamos adicionar ao catálogo, clique em “Configurações do Negócio” e em “Catálogo”.

Clique no botão “Criar Catálogo”


Selecione a opção “Comércio Eletrônico” em seguida em “Avançar”.

Selecione a opção “Carregar informações de produto” Escolha a página e coloque um nome no seu catálogo e clique no botão “Criar”.

Catalogo foi criado, clique no botão “Visualizar Catálogo”.

Escolha a opção “Compras no Instagram” e selecione o botão “Adicionar Produtos”.

Selecione a opção “Use Data Feeds” usar informação externa.

Escolha a opção “Set a Schedule” no campo “Add a Data Feed URL” insira o link xml do seu catálogo, caso não saiba ou sua plataforma não disponibiliza, solicite ao suporte.

Selecione o período que o Facebook vai ler seus produtos em sua loja, exemplo de hora em hora, selecione a moeda para “BRL – Real Brasileiro” e clique em “Start Upload” para iniciar o envio dos produtos para a ferramenta do facebook.

Pode ser que demore algum tempo para aparecer os produtos em sua conta no instagram.

Configuração no Instagram

Passo 1: Transforme sua conta no Instagram em perfil comercial.

Na sua conta do instagram, vá em Configurações / Conta / Mudar para conta comercial.

Passo D: Associe sua conta no Instagram à página do Facebook

Logo após tocar na opção “Mudar para conta comercial”, vai aparecer uma tela de ferramentas de negócio do instagram.

Você deve vincular a conta do Instagram à sua página do Facebook. Toque no botão azul continuar como “seu nome do facebook”.

Existe também a forma de associar facebook e instagram diretamente da sua página no facebook: “Configurações” / “Instagram”.

Passo E: Cadastrar produtos no instagram

Clique no ícone “Configurações” do seu perfil e veja se a opção “Produtos” está habilitada para adicionar o catálogo de produtos vinculado ao perfil comercial. Caso contrário, é possível que a sua conta ainda esteja sendo analisada ou não tenha sido aprovada para uso do Instagram Shopping.

Obs: Dependendo da versão do aplicativo Instagram instalado em seu smartphone o caminho pode ser: clique no ícone “Configurações” do seu perfil e vá na aba “Empresa” “Compras”.

Se tudo deu certo, a opção “Marcar produtos” estará visível antes de compartilhar um post.

Passo F: Marcar Produtos pelo aplicativo instagram

Ao agendar um post clique na opção “Marcar Produtos”, clique na foto e escolha um ou mais produtos em sua loja.

Obs: Cada publicação você pode marcar até 5 produtos por imagem ou 20 produtos em um carrossel. Para ativar a guia “Comprar” no feed, será necessário ter pelo menos 9 publicações com marcações de produtos no Instagram Shopping.

Passo G: Marcar Produtos pelo plataforma Etus

Ao agendar um post pela plataforma Etus, clique sobre o carrinho de compra “Marcar Produtos” clique sobre a foto e escolha um ou mais produtos em sua loja.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gerencie suas redes sociais com a Etus cadastre-se gratuitamente e comece agora mesmo agendar postagens e emitir relatórios incríveis para suas contas nas redes sociais. ❤️


Caso ainda tenha dúvidas, abra um ticket em nossa central de suporte em https://app.etus.com.br/help Caso não esteja conseguindo abrir um chamado, veja o vídeo com os passos http://etus.com.br/blog/como-abrir-um-chamado/

.