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Instagram Shopping: Veja como marcar produtos em seus posts

O Instagram Shopping, uma funcionalidade criada em 2016 mas que só chegou no Brasil em 2019, transforma o perfil comercial em uma verdadeira máquina de vendas, isso porque ele permite que as empresas coloquem balõezinhos que levam o usuário até a página de venda do produto. A ferramenta trouxe grandes benefícios aos comerciantes, pois garantiu que os clientes ficassem mais próximos das ofertas e reduziu, drasticamente, o tempo gasto para a finalização de uma compra.

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Para configurar o Instagram Shopping e aproveitar as suas vantagens para seu negócio, é necessário ter uma conta comercial na plataforma e integrar o catálogo de produtos na Loja do Facebook. Tem dúvidas sobre como utilizar a ferramenta? Não precisa se preocupar! Neste artigo, preparamos um tutorial para você que deseja cadastrar sua loja virtual no perfil do Instagram e começar a vender mais.

Além de aprender a configurar seu catálogo de produtos no Instagram, você vai entender como alterar o método de finalização de compra no Facebook e, no fim do artigo, aprender a publicar ou agendar posts para o Instagram com a marcação de produtos. Acompanhe para conferir!

Quais são as maneiras de fazer esse processo?

Existem duas formas de configurar seu catálogo de produtos no Instagram. O primeiro é cadastrando manualmente as fotos e descrições na aba “Loja”, no menu esquerdo da rede social. A outra opção é adicionar o catálogo de produtos no Gerenciador de Negócios, seguindo as recomendações do Facebook.

A partir disso, será possível marcar os posts orgânicos com etiquetas de preço clicáveis, que exibirão os produtos e mais detalhes de como realizar a compra. Além disso, uma aba em destaque no perfil terá a opção “Comprar”, reunindo todos os posts de produtos em uma espécie de vitrine virtual, o que é capaz de facilitar bastante o processo de compra.

Como fazer o cadastro manualmente?

Como abordamos, uma das formas de cadastrar sua loja virtual no perfil do Instagram é fazer o processo de forma manual na aba “Loja”, localizado no menu esquerdo do Facebook. Confira o passo a passo para fazer essa ação.

Tenha uma página de Facebook

Sem uma página no Facebook é impossível utilizar as funcionalidades da plataforma, certo? Portanto, ter uma página na rede social é o primeiro passo desse processo.

Crie sua loja no Facebook

Para criar a sua loja, basta ir em “Configurações”, clicar em “Modelos de Guias” no menu lateral esquerdo e adicionar a guia “Loja”.  

Ainda na aba de Configurações, é possível copiar a URL da loja no Facebook, caso você pretenda divulgá-la.

Para terminar de configurar a loja no Facebook, volte à Página Inicial e clique na opção “Loja”, que já estará disponível no menu lateral. Concorde com os termos e salve.

Altere o método de finalização de compra no Facebook

Uma dúvida muito comum é sobre como alterar o método de finalização de compra no Facebook. No entanto, esse processo é mais simples do que você imagina — e essencial, já que as diferentes formas de finalização de compras dentro da rede social mudaram completamente as oportunidades de vendas na internet.

É possível escolher entre dois métodos:

  • mensagem para comprar: na qual as pessoas podem enviar mensagens para tirar dúvidas e fazer a compra;
  • finalizar a compra em outro site: que vai direcionar o usuário para outro site para concluir a compra.

O recomendado é utilizar a opção “Finalizar a compra em outro site”, pois isso vai ajudar os clientes a fechar negócios com mais facilidade. Isso porque, ao escolher essa opção, todo o pagamento será processado sem que você precise entrar em contato com o consumidor para enviar um link de pagamento ou um boleto.

É importante destacar que, se você escolher a opção “Mensagem para comprar”, o seu negócio não será enquadrado no módulo de marcações de produto no Instagram. Além disso, seja qual for a opção escolhida, você só poderá trocá-la se excluir todo o processo e fazê-lo novamente.

Selecione as outras configurações de sua loja

Uma das informações necessárias durante a configuração é a moeda. Aqui, você escolhe a moeda Real Brasileiro e clicar em “Salvar”. Pronto, sua loja no Facebook já estará disponível para cadastrar produtos. Agora é só clicar em “Adicionar produtos” e inserir fotos, nome do produto, preço, descrição e URL de finalização da compra.

Em seguida, selecione a opção “Salvar”. Lembre-se que, após a finalização do cadastro, sua loja no Facebook vai para aprovação. Apenas depois de aprovado é que vamos iniciar a configuração no Instagram.

Clique em adicionar produtos e insira fotos, nome do produto, preço, descrição, url de finalização da compra e salve.

Lembrando que após essa finalização de cadastro, sua loja no facebook vai para aprovação, apenas depois de aprovado vamos iniciar a configuração no instagram.

Como adicionar o catálogo de produtos no Gerenciador de Negócios?

Essa é a outra opção para configurar seu catálogo no Instagram, a partir das recomendações do Facebook.  

O primeiro passo é acessar sua conta no Gerenciador de Negócio. Caso ainda não tenha uma conta, acesse a plataforma e cadastre-se utilizando seu e-mail e senha do Facebook.

  • clique na aba “Página”. Depois, selecione “+ Adicionar” e “Adicionar uma Página”.
  • adicione uma página, inserindo o nome da página ou sua URL, conforme o exemplo na imagem. Clique no botão adicionar e, em seguida, já pode fechar a página.

Agora, é a hora de adicionar um catálogo de produtos. Veja o que fazer:

  • selecione a opção “Criar Catálogo”;
  • clique em “Comércio Eletrônico” e, em seguida, em “Avançar”;
  • selecione a opção “Carregar informações de produto”. Escolha a página, coloque um nome no seu catálogo e clique no botão “Criar”;
  • pronto, seu catálogo foi criado! Para observar como ele ficou, clique no botão “Visualizar Catálogo”;
  • escolha a opção “Compras no Instagram” e selecione o botão “Adicionar Produtos”;
  • clique em “Use Data Feeds” para usar informações externas;
  • em seguida, escolha a opção “Set a Schedule” no campo “Add a Data Feed URL” e insira o link XML do seu catálogo. Caso você não saiba o link ou sua plataforma não o disponibilize, solicite ao suporte;
  • Selecione o período que o Facebook vai ler seus produtos em sua loja — como de hora em hora, por exemplo. Também, é necessário selecionar a moeda para “BRL — Real Brasileiro” e clicar em “Start Upload” para iniciar o envio dos produtos para a ferramenta do Facebook;
  • se os produtos não aparecem em sua conta no Instagram imediatamente, não se preocupe. Isso pode demorar algum tempo.

Como configurar o Instagram?

Após fazer os passos necessário no Facebook, você deve ir para o Instagram para fazer as configurações necessárias.

Transforme sua conta do Instagram em um perfil comercial

Em sua conta do Instagram, vá em “Configurações”, “Conta” e clique em “Mudar para conta comercial”.

Associe sua conta no Instagram à página do Facebook

Logo após selecionar a opção “Mudar para conta comercial”, uma tela de ferramentas de negócio do Instagram vai aparecer. É necessário que você vincule a conta do Instagram à sua página do Facebook, bastando apenas tocar no botão azul e continuar como “Seu nome do Facebook”. Também, há uma forma de associar o Facebook ao Instagram diretamente na sua página no Facebook. Para isso, basta ir em “Configurações” e selecionar a opção “Instagram”.

Cadastre os produtos no Instagram

Cadastrar os produtos de sua loja no Instagram é fácil. Primeiro, clique no ícone “Configurações” do seu perfil e veja se a opção “Produtos” está habilitada para adicionar o catálogo de produtos vinculado ao perfil comercial. A funcionalidade não está habilitada? Pode ser que sua conta ainda esteja em análise ou não tenha sido aprovada para uso do Instagram Shopping.

É importante lembrar de que, dependendo da versão do aplicativo instalado em seu smartphone, o caminho pode ser outro. Um caminho possível é clicar no ícone “Configurações” do seu perfil e ir até a aba “Empresa”, selecionando depois a opção “Compras”. Se tudo deu certo, a opção “Marcar produtos” estará visível antes de compartilhar um post.

Marque produtos pelo Instagram

Ao agendar um post, selecione a opção “Marcar Produtos”, clique na foto e escolha um ou mais produtos em sua loja. Lembre-se de que, em cada publicação, você pode marcar até 5 produtos por imagem ou 20 produtos em um carrossel. Para ativar a guia “Comprar” no feed, é necessário ter, pelo menos, nove publicações com marcações de produtos no Instagram Shopping.

Marque produtos pela plataforma Etus

Você também pode agendar um post pela plataforma Etus. Para isso, basta clicar sobre o carrinho de compra, selecionar “Marcar Produtos” e clicar sobre a foto. Em seguida, escolha um ou mais produtos em sua loja.

Neste post, você descobriu como configurar o Instagram Shopping e marcar produtos em seus posts, assim como alterar o método de finalização de compra no Facebook. Essas funcionalidades são muito importantes hoje em dia, pois representam um diferencial competitivo e podem auxiliar o seu negócio a melhorar os resultados e a alavancar as vendas.

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