Comprar seguidores
DestaqueDicas

Por que você não deve comprar seguidores?

É muito comum nas redes sociais ver o número de seguidores de algumas pessoas triplicar da noite para o dia. Contudo, ao dar uma olhada mais a fundo no perfil analisado, você percebe que o engajamento não é tão grande assim. Isso acontece devido a uma prática bem recorrente: comprar seguidores.

Se você acha que fazer isso é um bom investimento para seu negócio, é melhor repensar essa estratégia. Continue a leitura e descubra conosco por que você NÃO deve comprar seguidores nas redes sociais.

Entenda por que você não deve comprar seguidores

É muito comum ver clientes desesperados por ter mais seguidores e conseguir um bom reconhecimento nas redes sociais mais rapidamente. Por conta desse desespero, eles acabam por optar por comprar seguidores para seu Instagram ou Facebook.

Com certeza, você já deve ter visto por aí perfis do Instagram ou Fanpages do Facebook que fazem venda de seguidores em pacotes, por exemplo: 1.000 seguidores por R$100; 3.000 por R$300 e por aí vai. Contudo, se isso é tão comum e existem empresas que vendem, por que não devemos comprar? Separamos aqui alguns tópicos que você precisa entender sobre esse assunto.

Os seguidores comprados costumam ser contas fakes

Geralmente, esses pacotes com centenas de seguidores são perfis fakes, contas inativas, perfis de outros países e até mesmo pessoas que não tem o perfil compatível com o do seu público-alvo. Com isso, vai ser muito difícil converter seguidores em vendas.

Os seguidores comprados não vão comprar de você

Por mais que você tenha 5.000, 50.000 ou 100.000 seguidores comprados nas redes sociais, não quer dizer que são seguidores segmentados de acordo com seu negócio. Sendo assim, é muito difícil você converter até mesmo uma pequena porcentagem dessas em vendas.

O engajamento é muito baixo

Esses seguidores comprados nunca viram sua marca e nem interagiram com as suas publicações. Mesmo que você tenha um grande número de seguidores, seu conteúdo não será relevante para eles. Assim, não haverá interação, como curtidas, views e comentários. Ou seja, seu engajamento continuará tão baixo como era antes de fazer essa compra.

Você corre o risco de ser banido do Instagram ou Facebook

O algoritmo do Facebook e Instagram trabalha todos os dias para remover o máximo de perfis falsos existentes. Assim que localizam contas que infringem as regras ou fazem ações suspeitas em uma conta, elas são imediatamente removidas. Dessa forma, uma conta que recebe centenas de seguidores de uma hora para outra com vários perfis fakes pode ser considerada bem suspeita. O resultado disso pode ser o cancelamento da sua conta.

Sua empresa pode perder credibilidade

Seus seguidores reais vão começar a notar que seu perfil tem muitos seguidores, mas pouco envolvimento. Vão notar perfis estrangeiros curtindo suas publicações e isso pode fazer com que eles deixem de seguir sua página. É muito fácil perceber quando um perfil é falso e quando alguma empresa está fazendo o uso desses bots. Isso vai fazer com que as pessoas comecem a duvidar da credibilidade da sua empresa.

Você prejudica o seu posicionamento nos mecanismos de busca

Outra desvantagem de comprar seguidores é que os algoritmos das redes sociais podem começar a sabotar sua conta. Isso quer dizer que seu conteúdo deixará de ser entregue para os seguidores reais. Isso é tão grave que mesmo que você tente se livrar dos seguidores comprados, é muito difícil reverter esse quadro e voltar a ter um bom posicionamento dentro das mídias sociais.

Saiba a importância de ganhar seguidores sem comprar

Ganhar seguidores sem comprar pode parecer um processo mais lento e cansativo. Contudo, a longo prazo é muito mais consistente e eficiente. Além disso, existem muitos recursos e estratégias que você pode aplicar para fazer o número subir de maneira honesta.

Portanto, aproveite para ver a seguir as vantagens de conquistar seus seguidores sem atalhos!

Aumente o engajamento

Seguidores reais são pessoas que se identificaram com seu perfil e se interessam pelo conteúdo que você produz. Por isso, eles costumam interagir muito mais. Além de comentarem nas suas fotos, responderem os stories e curtirem suas publicações, estarão muito mais propensos a consumir os produtos da sua empresa ou aqueles serviços que são indicados por você.

Ganhe defensores para a sua marca

Mais um ponto positivo de conquistar seus seguidores de maneira honesta: você vai ganhar defensores. Dependendo do conteúdo que publica e do nível de interação com essas pessoas, elas podem se sentir tão próximas a você que muitas vezes se envolvem em polêmicas apenas para defender a sua marca. Assim, além de contribuírem para a divulgação da sua empresa, você terá ao alcance de um clique um público fiel e predisposto a consumir o que for anunciado no seu perfil.

Acelere o processo de venda

Quem trabalha com vendas sabe que existe todo um processo desde o primeiro contato com o cliente até a finalização do negócio. Contudo, se você fez um trabalho bem-feito, que resultou em um bom número de seguidores reais e engajados, esse processo se torna muito mais simples e veloz. Afinal, o público já conhece a sua marca, já está familiarizado com seu conteúdo e receberá todas as novidades em primeira mão. Você só vai precisar lançar os produtos certos e fechar as vendas.

Garanta um bom posicionamento nos mecanismos de busca

Um perfil real, ativo e interativo certamente terá um posicionamento muito melhor nos mecanismos de busca. Afinal, quanto mais as pessoas interagirem com você, mais seu conteúdo será entregue para elas e poderá alcançar um número maior de pessoas. Compartilhamentos, comentários e curtidas demonstram para o algoritmo da rede social que aquele material é verdadeiramente relevante e merece ser visto por um público maior.

Ao fim, é importante ter em mente que comprar seguidores é como tentar enganar seu público. Não é o número que faz com que sua empresa seja uma referência e sim o conteúdo rico e útil que ela entrega nas redes sociais e o engajamento com as pessoas.

Se você achou este conteúdo relevante, siga a gente no Instagram, no Facebook e no YouTube para ter acesso a muitas outras dicas incríveis e melhorar a qualidade do seu perfil em qualquer mídia social.

Veja também esses materiais importantes

Comments are closed.