Gestão de Redes Sociais
Social Media

Gestão de redes sociais: entenda a importância e confira 5 boas práticas para sua empresa

Investir em redes sociais proporciona a uma determinada companhia atingir objetivos diversos, tais como alavancar negócios, melhorar a interação com o público-alvo, criar teias de relacionamento e proporcionar um reconhecimento de marca. Porém, uma grande chave para que essas metas sejam alcançadas é fazer uma boa gestão de redes sociais.

Pode-se dizer que as redes sociais desempenham um papel fundamental na estratégia de marketing, visto que é por meio delas que grande parte do público, nos dias de hoje, está presente. É essencial ter conhecimentos sobre como administrar plataformas do ambiente digital e saber analisar métricas.

A seguir, dedicamos alguns tópicos exclusivos para você entender mais sobre a importância das redes sociais e, no final, destacamos 5 boas práticas que podem ser aplicadas em sua empresa. Boa leitura!

Sucesso para a estratégia online

De certa forma, pode-se dizer que toda estratégia de marketing digital precisa ser administrada. No caso das redes sociais, a regra é a mesma. Com uma boa estratégia e estudo, a gestão de redes sociais é a chave para o sucesso. Quando uma empresa decide estar no ambiente online, deve, imediatamente, pensar em como gerir ferramentas lhe comportam, de modo a traçar metas de negócios e elaborar soluções para alcançá-las.

Gerenciamento de mídias: processo

A função principal da gestão de redes sociais é elaborar estratégias de acordo com os objetivos da corporação. Alguns aspectos são importantes para o entendimento de seu processo:

Anúncios patrocinados

Dessa forma, um instrumento que pode ser utilizado nas redes sociais, que são os anúncios, atua de forma induzida, de acordo com os objetivos da corporação. Os anúncios patrocinados e publicações impulsionadas permitem que determinado conteúdo alcance um público específico de forma direcionada, por meio das segmentações aplicadas por filtros. Diversos valores podem ser aplicados em campanhas de redes sociais que, consequentemente, interferem nos resultados a serem obtidos.

Diferentes redes sociais

As redes sociais englobam uma gama de plataformas distintas, cada uma com uma função diversa. Algumas de suas funcionalidades são: fortalecer o relacionamento com o seu público, por meio de interação; divulgar conteúdos de valor informativo, como os blogs; e atuar de modo dinâmico e veloz, como, por exemplo, o Twitter.

Dessa forma, por meio da gestão de redes sociais, é possível detectar em quais redes são mais convenientes para determinada empresa investir e estar presente digitalmente.

Administração e gestão de redes sociais

Antes de mais nada, deve ser feito um estudo sobre o perfil da corporação, qual o seu público-alvo, em qual plataforma ele mais se encontra, qual será o tipo de conteúdo a ser divulgado, a frequência de postagens, os investimentos destinados às mídias e anúncios patrocinados e quais são os objetivos com cada ação.

A grande chave para uma boa gestão de redes sociais é ter as estratégias traçadas e os objetivos definidos para cada uma delas. O segundo passo é colocar em prática as campanhas e, por fim, analisar os resultados obtidos.

5 boas práticas de gestão de redes sociais

Quando pensamos em redes sociais, podemos relacioná-las com inúmeras funcionalidades que são dispostas. Ao pensar no contexto corporativo, quando existe uma empresa em ambiente digital, deve-se ter em mente que algumas práticas são úteis e essenciais para estabelecer contato com públicos externos.

A seguir, listamos cinco boas práticas que devem ser levadas em consideração quando falamos em gestão de redes sociais. Veja só!

1. Interaja com o público

As redes sociais possuem uma função interessante inserida no marketing digital. É através delas que são formadas a interação e a aproximação com o público-alvo. Dessa forma, as pessoas que possuem interesse pelo nicho de mercado disposto se tornam mais unidas. Com isso, as redes sociais promovem o relacionamento, fornecem uma interação entre pessoas, além de ser uma forma de terceiros deixarem uma avaliação sobre a marca.

2. Crie relacionamentos com o público online

As redes sociais têm a finalidade de criar vínculos, seja no contexto B2C, como também no B2B. Por meio do estreitamento de relações, torna-se rápido e personalizado o contato com o público.

Criar relacionamentos quer dizer estar mais próximo do seu público. Isso não quer dizer fazer apenas um contato, mas, sim, ter um espaço para um diálogo aberto e interativo.

Uma dica é responder cada pessoa de modo individual, com o intuito de oferecer mais atenção e proporcionar um contato mais intimista. Chamar pelo nome do usuário, evitar respostas prontas e montar um diálogo leve e descontraído são algumas opções.

3. Automatize processos

Uma das grandes vantagens do ambiente digital é poder agendar publicações, escalar anúncios a serem patrocinados, otimizar e automatizar processos de vendas, além de facilitar diversos procedimentos de um modo geral.

4. Elabore conteúdos diferentes

Uma boa estratégia de gestão de redes sociais deve apontar quais são os formatos de conteúdos mais cabíveis à determinado público de uma empresa.

Uma dica para deixar esse espaço digital mais interativo e dinâmico é apostar em formatos diversos, se for de acordo com o perfil da organização, tais como: vídeos, textos, imagens, GIFs, carrossel, entre outros.

Lembre-se de que a novidade, quando relacionada às redes sociais, nunca sai de moda. Por isso, inove!

5. Faça testes

É importante ter em mente que as redes sociais não são 100% assertivas e rápidas em questões de resultados. Por conta disso, o trabalho deve ser contínuo. Além disso, devem ser feitos inúmeros testes para saber o que mais funciona para a sua empresa.

Uma dica é fazer campanhas com objetivos diversos, segmentar públicos diferentes em anúncios, provar novos formatos de conteúdos e investir custos diferenciados em tipos de campanhas diferentes.

Dessa forma, é possível analisar o que traz resultados positivos e o que não serve em relação às estratégias aplicadas e os resultados encontrados.

Em suma, a gestão de redes sociais está enquadrada no contexto sobre como saber gerir todos os conteúdos e estratégias aplicadas no meio online. Podemos dizer que uma boa estratégia digital permite que diversos setores dentro de uma companhia sejam beneficiados e automatizados, como, por exemplo, alavancar as vendas, por meio da conversão, e criar relacionamento com o público-alvo.

Dessa forma, a gestão de redes sociais ideal deve permitir que resultados positivos sejam adquiridos.

Agora que você já sabe por onde começar, é a sua vez de avaliar como está a gestão das redes sociais de sua empresa. Para saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco!

Veja também esses materiais importantes