O que faz uma agência de Marketing Digital?
Papo com o CEO - André Patrocínio

O que faz uma agência de Marketing Digital?

É muito importante saber contratar uma agência de marketing digital e comunicação para ajudar no processo de posicionamento de marcas e produtos, com a aplicação de estratégias e outras atividades que visam melhorar a percepção da empresa no mercado em relação ao cliente potencial.

O que faz uma agência de Marketing Digital?

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Um dos principais motivos é aumentar a visibilidade da empresa no mercado e, sobretudo, alcançar maior nível de relevância num mercado cada vez mais competitivo.

Mas, geralmente, antes de contratar uma agência desse segmento de serviços, a maioria das empresas contratantes não fazem ideia da complexidade de tarefas que a agência assume para se dedicar ao desenvolvimento de aplicação de estratégias.

Neste artigo, falaremos mais sobre o trabalho das agências que atuam, principalmente, no desenvolvimento de soluções para plataformas digitais.

O que é uma agência de marketing digital?

Atualmente, as ações nos meios digitais deixou de ser uma alternativa para negócios nascentes e inovadores. Diferentes empresas, tradicionais ou novas, pequenas ou grandes precisam investir em campanhas digitais.

Dessa forma, nos dias atuais, uma agência de marketing e comunicação atua em plataformas analógicas e digitais sempre buscando a melhor solução para os seus clientes.

Mas, especificamente, nas áreas de atuação digital, esse tipo de agência oferece diferentes tipos de serviços que visam alcançar resultados melhores para os seus contratantes (clientes).

O que as agências fazem?

As agências digitais trabalham com a criação de conteúdos, captação de clientes, análise de mercado, análise de dados, criação de estratégia de marketing, geração de leads, entre outros esforços.

O mercado de agências

Nos últimos vinte anos, o mercado de agências de publicidade, comunicação e marketing mudou bastante. Nos anos 1950, por exemplo, essas agências dependiam muito do setor de atendimento. Entre os anos 1970 e 1980, reinou o setor de criação e entre os anos 1990 e 2000, o departamento de planejamento ditava o ritmo das agências.

Desde 2010, o setor de dados e tecnologia tem sido um dos principais departamentos de uma agência. Pois, é a partir dos dados e do comportamento do potencial consumidor que novas iniciativas podem ser tomadas.

Conceito existencial

Em seu conceito existencial, uma agência de marketing digital e comunicação é uma empresa que visa prestar serviços para outras empresas que precisam de apoio, suporte e soluções para o desenvolvimento de campanhas e projetos de mídia.

Podem ser agências pequenas com menos de dez funcionários ou agências grandes com mais de vinte funcionários e até mesmo filiais em outros estados do país.

Independente do tamanho da agência, o cliente (empresa contratante) busca por soluções, confiança e proximidade na hora de elaborar soluções de mercado para seus produtos e clientes finais.

As principais tarefas

São agências que podem desenvolver sites, e-mail marketing, conteúdo para redes sociais, campanhas online, projete de e-commerce e projetos de relacionamento virtual com os consumidores finais do contratante.

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Dessa forma, essas agências assumem compromissos amplos de tarefas complexas focadas em gerar mais público e reconhecimento para as marcas do cliente.

Cada projeto pode ter uma direção diferenciada, utilizando diferentes estratégias que sejam oportunas para diferentes tipos de negócios. São agências que trabalham com internet e que exigem muita especialização profissional com aspectos técnicos e criativos.

Lembrando que, apesar de ser um ambiente bastante democrático, trabalhar com a internet requer um alto nível de especialização profissional, o que envolve aspectos técnicos e criativos amplamente oferecido pelas agências digitais.

Os setores de uma agência

Quando falamos em marketing digital devemos lembrar que existem diferentes áreas de atuação e de desenvolvimento de projetos projetados e aplicados pela agência.

A seguir apresentamos os diferentes setores de uma agência que tem sido muito exigidos no mercado.

Desenvolvimento de sistemas

O setor de desenvolvimento de sistemas e aplicações é muito utilizado para o desenvolvimento de estruturas e soluções visando a web, de acordo com a necessidade de cada perfil de empresa.

Podemos exemplificar, por exemplo, os sistemas de gerenciamento de lojas virtuais, de envio de e-mails contendo mala direta e pagamentos virtuais.

Comunicação digital

Boa parte das agências pode prestar serviços de comunicação focados em mídias on-line, nessa área temos agências que se dedicam à produção de conteúdo, gerenciamento de perfis nas redes sociais, a criação e o monitoramento de campanhas de relacionamento junto ao cliente.

Essas agências também se esforçam para a geração de leads para e-commerce e o posicionamento da marca nos meios digitais.

Gestão

O setor de gestão cuida do gerenciamento de diferentes produtos digitais e serviços como e-commerce, blogs, perfis nas redes sociais, aplicativos (app), dentre muitos outros.

Esse setor pode exigir elevado grau de gerenciamento em uma área digital devidamente especializada.

Atualmente, a maioria das agências que atuam no marketing digital, porém existem agências mais especializadas em pacotes de web completos ou em soluções mais específicas como o de conteúdo para redes sociais.

Planejamento

Outro setor muito valorizado numa agência é o de planejamento estratégico. O planejamento digital também é uma área muito importante e que já se consolidou dentro das agências.

A partir desse setor, a agência pode elaborar estratégias que podem aproveitar as melhores oportunidades a favor dos objetivos da empresa contratante.

Ajuda a identificar os objetivos da marcas e definir os meios para alcançá-los.

Setor de conteúdo

No setor de conteúdo, a agência busca gerar bons resultados de marketing visando o conteúdo de qualidade.

O conteúdo pode ser textual, imagem, vídeo, som (trilha), narração, dentre outros que visam gerar atração de público e meio de informação para o público em geral.

As melhores ferramentas

Depois de conhecer os principais setores de uma agência de marketing digital, é importante pensar nas melhores ferramentas que ela pode utilizar para melhorar seus projetos.

Sabemos que as agências podem usar as melhores tecnologias para otimizar os resultados de seus projetos aplicados para seus clientes. Dessa forma, o uso de ferramentas certas ajuda a marca a atingir os objetivos de forma eficiente e veloz.

Tendência de mercado

As melhores agências ficam atentas às melhores tendências de mercado, tendo a consciência que o mercado está em constante mudança, a agência precisa ter a capacidade de identificar tendências e oportunidades para seus clientes.

Geralmente, o indicado é conseguir antecipar movimentos, opiniões e pensamentos que possam ser detectados em diferentes grupos de pessoas.

Avaliando resultados

A agência também deve ter a capacidade de avaliar resultados, principalmente, em relação aos esforços estratégicos mensurando os resultados através de dados e números.

Oportunidade para o contratante

A empresa contratante precisa estar consciente a respeito das vantagens de contratar os serviços de uma agência de marketing e comunicação.

No caso de uma agência digital, ela pode ajudar a empresa a posicionar melhor os seus produtos, serviços e marcas no mercado e nas plataformas digitais.

Objetivos essenciais

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Dentre os objetivos essenciais, podemos citar o estudo de mercado, seja no campo comercial presencial ou digital. Uma agência que oferece serviços mais abrangentes pode realizar estudos completos com informações relevantes para os seus clientes.

 

Conhecer o mercado pode ajudar a gerar melhores fases de planejamento e compreender em qual etapa a empresa contratante está em relação ao seu mercado.

Outro fator importante, é a projeção de mercado, no qual a agência de marketing digital pode mostrar uma previsão de comportamento do mercado nos meses seguintes.

Outro objetivo essencial que já foi mencionado no artigo é o de planejamento estratégico, mesmo que este seja mais específico para as ações dedicadas aos espaços digitais de atuação da marca.

Consequências

Dessa forma, a contratação dos serviços de uma agência digital pode gerar resultados positivos ou negativos para o negócio, dependendo do perfil da empresa contratante, do seu mercado e do perfil da agência contratada.

O planejamento e a execução de estratégias de marketing devem ser adequados, sendo essas tarefas consequências de reuniões, pesquisas, análises e avaliações junto com o cliente.

Conclusão

Portanto, considerando o desenvolvimento das novas tecnologias, o avanço de novos canais de mídia e a abertura de novos mercados, os investimentos em marketing digital tornam-se obrigatórios.

Mesmo assim, percebemos que muitas empresas ainda não valorizam agências desse tipo de segmento, o que é um grande erro. Todo tipo de marca precisa de posicionamento de marcas e produtos, seja nos ambientes presenciais ou digitais.

Numa visão prática, a agência de marketing e comunicação pode gerar planejamento estratégico de mídia, dentre outras atribuições, a criação de cronogramas de criação, publicações e campanhas.

Sendo assim, podemos considerar que vale a pena contratar os serviços de uma agência desse setor como forma de profissionalizar os conteúdos e a entrega do conteúdo para o público certo.

O planejamento, a pesquisa de mercado, a identificação de oportunidades, a identificação de público, entre outros aspectos são tarefas essenciais a serem postas em prática pela agência em diferentes mercados e diferentes segmentos de mídia.

Lembramos que os esforços são para gerar resultados para as empresas contratantes e melhor retorno para de mercado, focando, principalmente, no melhor relacionamento entre marcas e clientes.

Além dos aspecto tecnológico, o fator humano de criar conteúdo relevantes também pode ser um diferencial no momento de contratar uma empresa de comunicação e de marketing estratégico.

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