Logotipos do instagram
DestaqueDicas

5 Formas de Usar Links Clicáveis no Instagram

Você sabe como colocar links no Instagram? Tem dúvidas de como fazer seu link se tornar clicável dentro da rede social? Saiba que você não está sozinho, afinal, mesmo sendo uma tarefa simples, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o assunto.

Não pode ler agora? Ouça a matéria clicando no player:

É importante esclarecer que a inserção de links é um recurso muito útil para expandir os seus conteúdos e ter melhores resultados em suas campanhas. Afinal, permite divulgar informações relevantes e que contribuem para o processo de conhecimento da sua marca, produtos e serviços oferecidos.

Nem todo mundo sabe, mas atualmente existem diversas maneiras de inserir seus links clicáveis na ferramenta.

Pensando nisso, separamos 5 formas de usar links clicáveis no Instagram e como aplicá-las. Continue lendo esse artigo!

Quais são as vantagens de usar o link no Instagram?

Antes de aprendermos como colocar links no Instagram, é essencial destacar que essa rede social tem bilhões de usuários ativos, sendo assim, é um grande canal para divulgação da marca/empresa, aproximação e melhora do relacionamento com os clientes. Ela é importante na estratégia de atração de um novo público e entre outros benefícios importantes para o negócio que busca se destacar no mercado.

Como colocar links no Instagram?

Existem várias maneiras de inserir links clicáveis no Instagram. A seguir, veja as principais!

1. LINK NA BIO

Pelo fato do Instagram não permitir a inserção de links clicáveis nas publicações e comentários, é possível utilizar a biografia do perfil (mais conhecida como BIO), que se trata do espaço destinado às informações pessoais e de contatos do usuário. Essa é uma das maneiras mais simples de adicionar um link no Instagram, já que não é exigido que o perfil tenha um número mínimo de seguidores e qualquer link inserido ali é clicável.

O processo é fácil: ao editar o perfil, basta colocar o link desejado no campo “SITE” e salvar as alterações. É importante ter em mente que, sempre que divulgar algo novo, é preciso trocar o link pela URL nova. Uma estratégia bem interessante é colocar um link que leve para uma página com diversos links clicáveis. A Etus oferece esse serviço, no qual você consegue inserir links ilimitados e até um formulário para capturar seus leads. Conheça essa ferramenta aqui!

2. IGTV

O Instagram TV tem tomado forma e sendo mais utilizado pelos usuários. Nele, é possível subir vídeos de até 10 minutos, mas a melhor notícia é que no IGTV é possível inserir links clicáveis na legenda, portanto, aproveite essa ferramenta. Nesse caso, basta clicar nos três pontos na parte inferior do vídeo e selecionar o item “Copiar Link”. Com a URL na área de transferência, copie e cole onde achar melhor. Você também pode inserir seu IGTV no FEED.

3. STORIES

O link clicável nos Stories é habilitado apenas para quem tem mais de 10 mil seguidores, o famoso “arraste pra cima”. Contudo, se você já tem alguns vídeos gravados no IGTV, é possível linkar qualquer um deles em qualquer story, mesmo que você não tenha 10 mil seguidores. Caso tenha essa quantidade de seguidores, basta seguir o passo abaixo:

  • Entre nos Stories do Instagram;
  • Clique no botão de âncora que se encontra ao lado do botão de figurinha, no canto superior direito;
  • Escolha o link de um vídeo do IGTV ou de uma URL de qualquer outra página;
  • Insira a URL do link do vídeo ou site. Pronto!

Basta solicitar que seus seguidores arrastem a tela para cima para acessar o link inserido.

4. DIRECT (DM)

Quer enviar links para quem interage com você? Chama no Direct e envie para eles. Dessa forma o link acaba ficando clicável! Uma estratégia que várias pessoas usam nos Stories abaixo de 10 mil seguidores é informar para a pessoa que se ela quiser o link é só pedir no DIRECT.

Muitas pessoas não sabem, mas se você copiar um link e colar dentro de uma DM, a URL ficará na cor azul e, ao ser clicada pela pessoa, fará o redirecionamento para a página desejada.

Tome cuidado para não enviar várias vezes a mesma mensagem, o Instagram poderá desabilitar o clique do seu link e classificar como SPAM, impossibilitando esse recurso pra você. Para facilitar a sua vida, a Etus oferece um INBOX (caixa de entrada única) no qual você consegue responder e enviar todos os links para seus seguidores por meio da ferramenta, é bem mais rápido e prático do que pelo celular.

5. LOJA DO INSTAGRAM

Quer levar seus seguidores para a página dos seus produtos? Habilite sua loja no Instagram e marque seus produtos nas fotos do FEED. Se por acaso ainda não habilitou, a Etus criou um manual completo de como fazer todo esse processo.

Quais cuidados devem ser tomados ao inserir links clicáveis no Instagram?

Existem alguns pontos que exigem atenção no momento de inserir links no Instagram, por exemplo:

  • Redirecione os usuários justamente para os produtos, serviços e demais divulgados a eles;
  • Procure usar a criatividade para chamar a atenção das pessoas. Nesse caso, você pode aplicar uma chamada para ação criativa;
  • Caso precise utilizar mais de um link, conte com um agregador que permita a reunião de todos os links em um único local, simplificando a divulgação.

Agora que já sabe como colocar link no Instagram, não deixe de avaliar as melhores alternativas para você. Assim, é possível aplicá-las de forma estratégica para a divulgação do seu perfil e marca, além de usufruir de todos os benefícios que essa rede social pode proporcionar.

 

Achou este conteúdo interessante? Cadastre-se em nossa newsletter e receba mais dicas sobre Instagram e Redes Sociais. Aproveite também sua visita no blog para saber por que você não deve comprar seguidores e entender mais sobre o assunto!

Veja também esses materiais importantes