youtube stories
Redes SociaisYouTube

Como funciona o Youtube Stories?

O Youtube é atualmente o segundo site mais acessado do mundo. Passando por diversas mudanças em busca de melhoria, o app possui uma gigantesca infraestrutura e hoje é acessada por mais de 2 bilhões de usuários em todo o mundo, quase um terço da internet. Dessa forma, percebendo o grande sucesso no Instagram, Facebook e até no Whatsapp, o Youtube ativou os stories na plataforma.  

O app pretende gerar mais engajamento entre os seus usuários ao lançar essa ferramenta. Ativando os internautas através das interações e influenciando ainda mais na sua estratégia de conteúdo. 

Quer inserir o Youtube Stories na divulgação dos seus vídeos, produtos ou até mesmo serviços? Então, leia esse post até o final e conta para gente como foi sua experiência. 

Como usar?

Os stories do Youtube são vídeos curtos, exclusivos para mobile com até 15 segundos de duração e no formato vertical. Esse conteúdo fica disponível para visualização por até 7 dias. 

O recurso foi lançado em 2017, mas recentemente vem ganhando a popularidade dos usuários. 

Assim como nos outros apps, a ferramenta tem como principal objetivo interagir com o público de forma casual.

Os stories estão disponíveis para todos os canais que possuem mais de 10 mil inscritos. Se você atingiu esse número recentemente, aguarde, pois, o recurso pode demorar até 7 dias para ser liberado para você.

Os seguidores do seu canal podem visualizar o conteúdo na sessão histórias ou no feed de inscrições dos usuários inscritos. 

No entanto, o público que utiliza o Youtube mais ainda não segue o seu perfil, também pode visualizar as publicações, no guia “início” e em algumas páginas de exibição. 

As métricas podem ser visualizadas no app do Youtube. As informações ficam disponíveis na aba “stories” na página inicial. Nesse local é possível acompanhar: 

  • Números total de visualizações;
  • Comentários;
  • Marcações ???? (gostei);
  • Inscritos que o canal recebeu nos últimos 14 dias.

Vale destacar que estas análises não são visíveis para os espectadores.

Os comentários ficam disponíveis para visualização de todos por 7 dias, e expira junto com as publicações. No entanto, os administradores do canal podem ver as mensagens no Youtube Studio por até 30 dias. 

Na página “conteúdo” também é possível gerenciar avisos e reivindicações de direitos autorais, fazer o download do material postado ou ainda excluir a publicação. 

Como publicar um stories no Youtube?

Se o canal atende os requisitos e já tem o recurso disponível, e hora de colocar a mão na massa, veja a seguir o passo a passo:

1- Abra o app do Youtube em um dispositivo móvel.

2- Faça o login no seu canal.

3- Clique no ícone Criar e depois em História.

storie youtube

 

A opção História não aparecerá se seu dispositivo não for compatível com esse recurso.

4- Clique no botão de captura para tirar uma foto ou mantenha pressionado para gravar um vídeo. Você também pode escolher algum arquivo salvo na galeria do dispositivo móvel. 

5- Personalize o conteúdo, colocando efeitos, filtros, adesivos e textos personalizados. Você também pode cortar um filme ou salvar a história.

6- Clique em postar. 

Os administradores do canal irão receber notificações sobre as visualizações dos stories. 

Postou algo que não gostou e precisa excluir, e agora?

Para remover esse conteúdo, basta:

1- Abrir o app do Youtube em um dispositivo móvel.

2- Fazer o login no canal.

3- Clicar no ícone histórias.

4- Localizar a publicação que deseja excluir.

5- Tocar em menu no ícone .

6- Clicar em excluir. 

Não é novidade que os stories podem auxiliar a estratégia de marketing de qualquer empresa. Em outras ferramentas, esse recurso vem ganhando cada vez mais popularidade e retornos positivos. 

O usuário do Youtube gasta pelo menos 1 hora por dia assistindo vídeos em dispositivos móveis, e você vai perder a oportunidade de atingir essa audiência? 

Fique atento no tópico a seguir que vamos apresentar algumas dicas para utilizar essa ferramenta da melhor forma, gerando interação e excelentes resultados. Confira! 

Dicas para utilizar o Youtube Stories

Para utilizar a ferramenta da melhor forma é necessário abusar da criatividade e dos recursos disponíveis. Separamos a seguir algumas instruções práticas para fazer o seu conteúdo “bombar” na rede, veja!

1- Explique sobre o recurso para os seus fãs

Faça um conteúdo esclarecendo para o seu público sobre a nova ferramenta, de preferência através de uma postagem na comunidade. Convide os seus fãs para acompanhar os stories, criando expectativa e interação.

2- Adicione adesivos 

Além de criativos e divertidos, os adesivos ajudam a expressar melhor uma ideia. A plataforma conta com excelentes opções, veja a seguir algumas delas:

Vídeo – É possível compartilhar filmes do próprio canal a cada sete dias.

Você pode também indicar conteúdos de outras páginas nesta função. Aqui torna-se um bom espaço para parcerias. Para esse tipo de adesivo não há limite de publicações.

Menção – indique outros canais que estejam relacionados diretamente a um conteúdo específico. 

Local – mencione lugares, a partir da lista disponibilizada pelo próprio app. 

3- Responda os comentários publicados nos stories

O administrador da conta deve retribuir e destacar os comentários dos espectadores na sua história. Você pode fazer isso através de um vídeo, foto, ou texto. 

4- Crie enquetes ou pesquisas

Que tal aproveitar deste recurso para entender melhor a sua persona

Assim como no Instagram, no app é possível perguntar aos espectadores o que eles pensam sobre um determinado assunto. Estas pesquisas devem ser feitas para conhecer as características e opiniões desse público-alvo e levantar novas ideias para conteúdos. 

5- Utilize os stories com consistência

Os seguidores das redes sociais gostam de saber quando um tipo de conteúdo será publicado. 

Procure fazer séries que tenham continuidade entre os temas e padrões de dia e horários. Isso ajuda a gerar expectativa e faz com que os fãs voltem continuamente. 

Você já ouviu falar de Youtube ADS? Já investiu na plataforma? Então, clique aqui, para saber mais sobre essa estratégia. 

 

Veja também esses materiais importantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *