Como postar um vídeo no Youtube corretamente
Redes SociaisYouTube

Como postar um vídeo no Youtube corretamente

Você quer divulgar seu conteúdo através do YouTube, mas não sabe se está fazendo certo? Você tem medo de publicar seus vídeos, mas fica perdido no meio das categorias e campos para preenchimento e teme cometer alguns erros?

O YouTube é uma grande ferramenta de mercado. As pessoas estão o tempo todo conectadas e, essa forma de divulgação, se tornou acessível para todas as pessoas. O canal no YouTube auxilia na divulgação do seu produto ou marca à alcançar cada vez mais clientes.

Se você já criou um canal no YouTube e quer começar a publicar seus vídeos, continue lendo este artigo e saiba de uma vez por todas como postar um vídeo corretamente mesmo que você não domine 100% o vídeo marketing.

Saiba porque os detalhes são importantes

Alguns pequenos detalhes podem passar despercebidos quando você vai ver como postar um vídeo no YouTube, e isto acaba prejudicando seu alcance. O YouTube é um site muito concorrido e você precisa vencer a audiência de vários canais que, provavelmente, produzem o mesmo conteúdo que o seu.

Muitas pessoas nomeiam seus vídeos de forma genérica. Produzem um ótimo conteúdo, mas este conteúdo nunca é entregue ao seu público pela falta de técnicas de otimização no YouTube.

Atente-se ao nome do arquivo do vídeo

Muitas pessoas não sabem disso, mas o nome do arquivo que você sobe para o YouTube também influencia no ranqueamento do seu vídeo dentro da plataforma.

O título do vídeo e o nome de arquivo são coisas completamente diferentes e você deve ter bastante atenção a isso. Não deixe seu arquivo com qualquer nome, o recomendado é deixar com o nome do título do vídeo separado por traços usando a palavra-chave que deseja ranquear.

Escolha bem o título do vídeo

Pense muito bem no título do seu vídeo do YouTube, ele é um dos principais fatores na otimização. O que geralmente faz a pessoa ter interesse em abrir seu conteúdo é exatamente o título junto da thumbnail.

Seu título resume do que se trata todo o vídeo. É por isso que o YouTube e outros mecanismos de pesquisa colocam tanta importância nas palavras-chave que você usa nele.

Sabemos que em alguns casos pode ser difícil definir o título do vídeo resumindo de forma completa, mas faça o possível para conseguir isso. Assim, seu vídeo terá mais chances de atingir um grande público.

Defina a descrição do seu vídeo

A descrição é onde se encontra mais erros em quem posta vídeos no YouTube. Os maiores erros na descrição é colocar centenas de vezes as palavras-chaves que deseja ranquear ou deixar em branco.

Feito da maneira certa, as descrições do YouTube podem impulsionar o SEO, as inscrições, a contagem de visualizações e o tempo de exibição. Eles também podem ajudar a classificar seus vídeos na plataforma.

Os links são extremamente importantes na descrição. Se você citou algum produto, matéria de jornal ou estudo no seu vídeo, coloque os links referentes para que seu público consiga encontrar. Adicione também links úteis das suas redes sociais, sites e tudo o que você quer que seu público acompanhe.

Descreva um pouco seu vídeo colocando tags e palavras-chave com moderação e deixe a pessoa entender exatamente do que ele se trata. Utilize 100 caracteres no mínimo para sua descrição.

Preste atenção nas tags do vídeo

As tags do YouTube são importantes porque ajudam a plataforma a entender o conteúdo e o contexto do seu vídeo. Dessa forma, ele pode entender o tópico e a categoria do seu vídeo e associá-lo a um conteúdo semelhante, o que pode ampliar o alcance.

Insira tags curtas e longas, aqui está o segredo para otimizar as buscas pelo seu vídeo. Muitos vídeos usam apenas tags curtas, porém, você também precisa adicionar tags do que as pessoas realmente pesquisam.

Exemplo: “como agendar posts no Instagram”, “como ter mais engajamento no Facebook”, “como cozinhar rápido no jantar”, “como trocar um bebê com refluxo”.

Quando a pessoa pesquisar exatamente aquelas tags, seu vídeo será um dos primeiros a ser mostrado.

Capriche nas thumbnails do seu vídeo

As thumbnails são imagens em miniatura que são utilizadas para resumir um momento do vídeo que seja relevante. Além do título, a thumbnail também é responsável pelo clique em seu vídeo, antes de ler o título, o usuário bate o olho na thumbnail.

Ela precisa ser informativa, entregar o que realmente tem no vídeo, se possível use sua foto, o título do vídeo ou alguma imagem que cause um impacto maior.

As pessoas julgam imagens e vídeos por miniaturas todos os dias, afinal elas têm a capacidade de dar uma primeira impressão, seja ela boa ou ruim.

Atente-se para a categoria do seu vídeo

Outro ponto muito importante que muitos ignoram na hora da publicação de seus vídeos no YouTube é a categoria. Seus vídeos precisam de uma categoria definida para que seja encontrado mais fácil quando buscado pelo seu público.

Muitas pessoas postam os vídeos, mas não os categorizam, o que também faz com que seu alcance seja menor.

As primeiras horas do vídeo dentro do YouTube são as mais importantes, portanto, assim que você publicar, divulgue para sua audiência em todas as suas redes sociais.

Coloque no Instagram ou Facebook uma pequena parte do vídeo convidando sua audiência para assisti-lo completo em seu canal.

Lembre-se de que na Etus é possível agendar as publicações em todas as suas redes sociais ao mesmo tempo alternando em horários diferentes, inclusive também é possível agendar a publicação. E então, entendeu direitinho como postar um vídeo no YouTube?

Agora é hora de começar a publicar os seus vídeos. Siga as dicas de otimização e comece a criar seu público no YouTube agora mesmo! Aproveite e faça um comentário aqui no blog.

 

Veja também esses materiais importantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *