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Confira 6 dicas de como utilizar o e-mail marketing da forma correta

Você sabia que o e-mail marketing é uma das fontes mais eficazes para atingir o seu cliente? Pois é! De acordo com o DMA, a cada R$ 1 investido na tática, a organização recebe um retorno de R$ 38 (o ROI da prática, portanto, é de 3800%!).

É claro que, assim como tudo nos negócios, o possível resultado promovido pela ferramenta necessita de muita estratégia para virar realidade na sua empresa. Pensando nisso, reunimos as melhores práticas que cercam o e-mail marketing.

Assim, você e a sua organização podem aproveitar o “SuperROI” e outras diversas vantagens vinculadas à ação do envio de e-mail marketing. Confira agora as 6 dicas!


1. Segmente a sua base

Quando o mailing da sua empresa (relação de e-mails) estiver crescendo, você vai reparar que o grupo de destinatários é composto por contatos de origens e perfis bastante distintos. Esse fato acarreta em criação de times com interesses diferentes.

Perceba: nem todo o grupo de lead vai se sentir engajado a clicar no mesmo e-mail. Dessa forma, é essencial que a sua estratégia leve em conta que o que separa um spam de uma oferta clicável é o interesse do destinatário.

Vale a pena saber que, hoje em dia, há ferramentas de gestão de e-mail marketing que automatizam tal segmentação. Como sempre, a tecnologia viabilizando resultados ainda melhores, não é mesmo?

2. Aposte na linguagem certa

Considerando a necessidade de segmentação do mailing, já foi possível notar a importância de oferecer conteúdos específicos para cada grupo. Porém, além de acertar na pauta, é essencial que a sua marca adeque o tom de voz e linguagem para atingir o público-alvo da estratégia.

Imagine, por exemplo, que a persona do seu negócio é um senhor chamado Seu Jailton. Ele tem 53 anos, é casado, mora no interior de Minas Gerais e está prestes a se aposentar. Por via de regra, não seria coerente construir um e-mail carregado de gírias modernas, concorda?

Considerar qual é a segmentação do seu público também faz diferença para o resultado da estratégia. Por isso, estude a sua persona antes de conversar com ela, mesmo que o assunto se desenrole na caixa de e-mails do seu cliente!

3. Preocupe-se com o assunto

O cenário que você deve imaginar é uma caixa de e-mails lotada: o que o seu e-mail tem, no primeiro momento, para atrair o clique do leitor? Se o texto do seu e-mail é o recheio, o assunto certamente é a embalagem do que você está ofertando.

Assim, a sua estratégia precisa considerar essa linha, afinal, o título é um dos primeiros fatores que determinam o abrir da sua mensagem. Portanto, busque um assunto alinhado com os interesses do receptor e apresente-o da maneira mais convidativa à abertura possível.

Vale lembrar também que os e-mails mais utilizados (Outlook, Gmail, Yahoo! etc.) mostram apenas 30 caracteres dessa linha. Por isso, não utilize subjects muito grandes: elas não serão lidas no primeiro momento e não é isso que você quer, certo?

4. Planeje o conteúdo a ser enviado

Sabendo com quem você vai falar e como deve apresentar os assuntos, o próximo passo é planejar as pautas, considerando a relevância dos assuntos e determinando características para que a mensagem seja compreendida rápida e facilmente. Veja algumas estratégias que dão certo:

  • o seu conteúdo precisa informar, por isso, mesmo que você esteja escrevendo uma oferta, aposte em descrições completas, definição de benefícios, imagens ilustrativas etc.;
  • mantenha o interesse do leitor apostando em interatividade, inclua sugestões, truques, dicas práticas e relevantes, além de adicionar perguntas ao longo da mensagem;
  • aposte na exclusividade do conteúdo, afinal, o assinante da newsletter da sua marca é um contato VIP e precisa se sentir assim! Leituras exclusivas e que não serão encontradas em qualquer lugar são muito mais chamativas;
  • preze pela relevância do e-mail, não importa muito se o texto será curto ou o título simples, o assunto precisa interessar o contato.

Para finalizar as dicas de construção, entenda: de nada adianta que o seu e-mail carregue todas essas características se não for fácil de ser lido. Textos com frases muito longas ou blocos de textos gigantes, geralmente, são dispensados pelo leitor.

Assim, você deve apostar em uma construção rica em subtítulos, palavras-chave, negrito e marcadores nas partes mais relevantes.

5. Tenha um bom balanço entre texto e imagem

O design do seu e-mail marketing também precisa ser estrategicamente pensado. Evite, portanto, peças de e-mail que não tenham imagens ou que só sejam construídas por fotos. É essencial que busque um equilíbrio entre esses dois formatos de comunicação, assim você só tem a ganhar! Veja:

  • conteúdos construídos apenas por texto não chamam tanto a atenção do contato;
  • e-mails que são baseados apenas em fotos têm grandes chances de caírem na caixa de Spam;
  • equilíbrio nas duas partes gera impressão positiva sobre o layout, interação com o leitor e diminuição da contagem Spam.

6. Preze pelo layout do seu e-mail marketing

O ser humano é visual e todo mundo sabe disso. Já comentamos sobre a necessidade de não apresentar blocos longos (e chatos) de texto, além de citar a necessidade de equilíbrio entre foto e texto.

Há outras questões que devem ser consideradas de forma estratégica para acertar o alvo das suas mensagens, como a cor. A tonalidade presente ao longo da sua mensagem auxilia na definição do tom do texto, além de obter maior resposta emocional e senso de aproximação e familiaridade.

Lembre-se de que o comportamento do seu cliente em função da tecnologia e comunicação não para de mudar, mas as questões-chave, como as citadas no texto, se mantêm. Portanto, a sua jornada de conhecimento deve contar com o equilíbrio entre as atualizações e conhecimentos essenciais (como os apresentados aqui).

Chegamos ao fim do nosso post sobre dicas para o seu e-mail marketing! Nós, da equipe Etus, esperamos que a sua empresa tenha acesso a todas as vantagens possíveis relacionadas ao e-mail marketing. Para isso, aposte nas dicas do material!

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