Guia completo que toda agência deveria oferecer
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Guia completo dos serviços digitais que toda agência deveria oferecer

Neste material, vamos apresentar o que você precisa saber sobre os serviços digitais e vale mencionar que há muito além do gerenciamento de páginas sociais. Assim, a sua agência e os clientes dela merecem esse aumento de possibilidades. Descubra o que está por trás de posts, e-mails promocionais, entre outros, e trabalhe com o crescimento dos seus parceiros.

Trataremos, neste post, sobre a apresentação dos serviços digitais, precificação, definição de trabalhos para a sua agência e estratégias de venda. Deu pra perceber que o texto está incrível, não é mesmo? Então, continue a sua leitura e aproveite o nosso guia completo dos serviços digitais!

O que são serviços digitais?

São as atividades voltadas para o marketing online, que tem crescido muito nos últimos tempos, afinal: a maioria dos negócios está na internet e o seu cliente também precisa estar. Essas ações, portanto, servem para garantir que a presença da empresa na rede esteja alinhada com as estratégias offline, além de atingir o público-alvo da maneira certa. Observando no ponto operacional (onde a sua agência oferta tal serviço), os investimentos são mínimos, o que torna os serviços digitais bastante viáveis.

No decorrer deste texto, você descobre o que é e como oferecer esse trabalho. Contudo, já adiantamos que o marketing digital não serve apenas para atrair novos clientes, mas também para melhorar a postura digital, encantar o público e fidelizá-lo.

Preparado para encontrar diversas opções de trabalhos e saber exatamente como melhorar a postura digital dos seus clientes? Então, siga a leitura do material e abra as portas da sua empresa para a inovação.

Por que toda agência deve oferecer serviços digitais?

Já que você seguiu a leitura deste material, está comprovado que deseja levar a sua agência de marketing à frente. Então, se o que deseja é que a sua empresa cresça e se torne referência no setor, precisa investir nos serviços digitais.

Reconhecer que o ambiente digital tem crescido em disparada é o primeiro passo para compreender por que o seu negócio deve investir nisso. Depois, você deve perceber que o comportamento do consumidor mudou: a maioria tem smartphones, faz pesquisas sobre o que deseja consumir e tem qualquer informação na palma da mão.

Portanto, para atingir esse público, é necessário estar onde eles estão e ofertar o que querem (ou precisam) consumir. O seu cliente tem tomado consciência disso e está mais interessado sobre o assunto. Logo, reconhecer tudo isso só comprova que a sua empresa precisa começar agora a oferecer todas as soluções possíveis no cenário digital.

Quais tipos de serviços digitais oferecer?

A lista de serviços digitais que a sua agência pode oferecer é extensa e todas as opções garantem oportunidades incríveis para a sua empresa e para os contratantes dela. Nos próximos tópicos, você conhece alguns dos principais trabalhos vinculados ao marketing digital e confere os que mais têm a cara dos serviços ofertados pelo seu time de talentos.

Trabalhe com variedade, qualidade e, então, atinja o potencial máximo da sua empresa de marketing. Você está pronto? Então, conheça-os agora e determine os que passarão a fazer parte do cardápio de serviços da sua agência.

Marketing de conteúdo e SEO

Uma das principais apostas das empresas nesses últimos tempos, o marketing de conteúdo não oferece resultados instantâneos e, se mal planejado, corre o risco de nem fazer diferença para o cliente. É exatamente por isso que as empresas têm contratado agências especializadas para cumprir tal serviço (desde o planejamento, estratégia até a execução).

A otimização SEO do site e blog também é um ponto de extrema importância e precisa ser bem desempenhado. O serviço de considerar as palavras-chave estratégicas e tudo o que rodeia tal estratégia é uma maneira de viabilizar o tão necessário ranqueamento de conteúdos e sites (questão que oferece mais acessos e visibilidade).

Análise de métricas

Ofertar análises de métricas reais é um dos grandes diferenciais das campanhas digitais de marketing, além disso, é uma boa forma de engajar o cliente a manter os serviços contratados. É bastante chamativo quando se percebe que as estratégias, realmente, dão resultado em novos clientes e oportunidades de negócio.

Redes sociais

O gerenciamento de redes sociais é um serviço bastante forte no setor, afinal, essas plataformas ditam tendências de consumo e comportamento. Assim, é bastante útil que a empresa do seu cliente marque presença relevante nesses espaços.

Para isso, e também para conseguir lucrar por meio das redes sociais, é necessário contar com uma equipe realmente qualificada. Afinal, não é todo mundo que consegue planejar e afetar o público-alvo com conteúdos, gerar leads pelas redes sociais, monitorar plataformas e medir resultados, não é mesmo? A sua agência pode!

Personas e tom de voz

A sua agência pode auxiliar no processo de desenvolvimento da persona do seu cliente. Esse processo é de extrema importância para as campanhas digitais, afinal, se o seu cliente não conhece o alvo, fica difícil mirar para acertar em leads qualificados, não é?

O tom de voz da empresa cliente também deve ser definido e a sua agência pode ajudar a defini-lo. Como se deve conversar com a persona? Como você quer passar as mensagens necessárias? Tudo isso é um processo de construção conjunto entre você e seu cliente.

E-mail marketing

Você provavelmente conhece essa estratégia, afinal, é uma ferramenta bastante utilizada e ainda procurada pelas empresas. A sua agência pode oferecer serviços de disparo de e-mail marketing, além da criação de mailing, a fim de fortalecer o relacionamento da clientela com a empresa contratante.

Automação de marketing focada em qualificação de leads

A sua agência pode oferecer o serviço de nutrição e qualificação de leads, por meio de e-mails com conteúdos relevantes à persona. Esse processo auxilia, automaticamente, o avanço das etapas de funil do cliente. Além disso, mesmo que a empresa tenha uma base de leads bem construída, é de responsabilidade da sua agência qualificá-los. Quando há uma grande base, é possível ofertar o trabalho de identificação e filtro de leads ao cliente.

Landing pages

A criação de landing page também é uma boa oportunidade para a sua agência, afinal, ao oferecer esse trabalho, você oferece conversão de leads para potenciais clientes da empresa contratante. Para isso, é importante executar o serviço de marketing de conteúdo, pois é necessário oferecer algo “em troca” dos dados do visitante (e-books, infográficos, materiais exclusivos etc.).

Produção de mídia digital

Você imagina quantas opções de materiais a sua agência pode ofertar à sua clientela? Há uma infinidade delas e todas garantem a atenção e encantamento do público (quando feitas da maneira certa). Investir em novos formatos e apresentar designs incríveis também pode ser um serviço digital.

Trabalhe com a sua equipe na produção de vídeos, gifs, infográficos, imagens e podcasts. Tudo isso pode levar ao sucesso do posicionamento da marca do seu cliente e merece ser testado nas páginas dele.

Inbound marketing

É correto afirmar que a maior parte dos objetivos de trabalho da agência de marketing é atrair potenciais clientes, certo? Pois bem, a estratégia principal do inbound marketing tem a ver com isso também. Portanto, esse serviço atrai, encanta e conquista o consumidor e o direciona para a venda.

Um grande ponto, que pode auxiliar no processo de negociação com o cliente, é que esse serviço permite a mensuração clara de resultados. É possível notar qual foi o resultado real da aplicação da estratégia, além de integrá-la à equipe de vendas da empresa cliente para gerar ainda mais resultados positivos.

Links patrocinados

Além de todos os serviços de tráfego orgânico, o seu cliente pode precisar de um suporte maior para conquistar leads qualificados. Uma campanha com links patrocinados serve para isso. Essa estratégia auxilia um retorno mais acelerado, o que aumenta, consequentemente, a atratividade e interesse sobre o marketing digital para os clientes.

O que considerar ao escolher os serviços oferecidos?

Definir o que será oferecido pela sua empresa pode ser uma tarefa um pouco complicada, mas vale a pena. Afinal, não há sentido em ofertar um serviço que ninguém precisa. Eis, então, a sua primeira lição para tornar essa escolha coerente: estude o que o mercado necessita.

Depois disso, você deve considerar as qualidades e proficiências da sua equipe, além do que o seu público-alvo precisa nesse momento. Principalmente, garanta que o seu “cardápio de trabalho” esteja dentro das possibilidades da sua agência.

Como vender serviços digitais para os clientes?

Agora que você já conhece quais são os serviços essenciais e definiu o que vai oferecer aos seus futuros clientes na agência de marketing digital, fica mais fácil definir uma estratégia de vendas chamativa e viável aos seus fregueses. Prezando, portanto, pela viabilidade do contrato e garantia dos melhores resultados digitais, o ideal é oferecer pacotes de serviços. Dessa maneira, a estratégia montada e as possibilidades de resultados se tornam claras ao contratante.

Se você quer saber como garantir as melhores vendas para a sua agência, dá uma olhada nos pontos que devem receber mais atenção.

Time perfeito

Para garantir que os serviços prometidos sejam cumpridos da melhor forma possível, é imprescindível contar com um bom e completo time de talentos. A equipe deve ser construída com integrantes de perfis e especialidades diversas, a fim de conquistar uma execução alinhada com a estratégia de serviços digitais.

Para garantir todas as funções necessárias, o seu time de colaboradores deve ser composto pelas seguintes responsabilidades:

  • atendimento ao cliente;
  • planejamento de estratégia;
  • produção de material;
  • redes sociais e design.

Não se esqueça de que todos os setores devem se comunicar harmoniosamente para construir um bom trabalho de marketing digital.

Ferramentas úteis

A execução de serviços de marketing digital não é tão simples quanto parece. São diversas ações integradas e que precisam ser bem orquestradas para resultarem em satisfação da clientela. Dessa forma, é necessário implementar ferramentas que beneficiem o trabalho da equipe e auxiliem a administração das redes sociais dos clientes.

Uma grande possibilidade é a plataforma da Etus, que viabiliza o agendamento de postagens e auxilia o gerenciamento das redes sociais de todos os clientes da agência. Tudo isso por meio de um app acessível e de template intuitiva, o melhor de tudo é que o custo dos planos são bastante econômicos. Vale a pena conhecer!

Propostas ideais

Para definir uma proposta matadora e irresistível aos seus clientes, é necessário construí-la com as seguintes etapas:

  • apresente uma comparação de cenário (atual X ideal);
  • qualifique as oportunidades ofertadas;
  • defina um briefing de sucesso;
  • precifique os serviços (aprenda logo a seguir!);
  • negocie até encontrar o melhor caminho para ambas as partes.

Ao definir as suas propostas com esses pontos, é praticamente garantido que o seu futuro cliente torne-se fiel à sua agência de marketing.

Como calcular o preço dos serviços?

Chegando até aqui, você pode se perguntar sobre como precificar esses serviços digitais e a gente deve avisar: não há uma fórmula mágica que possa colocar preço em tudo. Considere que os seus clientes têm necessidades distintas e, obviamente, cabe à sua equipe determinar quais são e como fazer o trabalho.

Nesse sentido, o preço dos serviços deve variar de acordo com a estratégia determinada, custos das operações utilizadas e, claro, quanto você deseja ser remunerado pelo trabalho. A fórmula que considera esses principais pontos, portanto, torna-se mágica. Justificando as cobranças e garantido que o trabalho seja bem recompensado.

Sabendo disso, é válido considerar que não há necessidade de insegurança no momento de colocar valores. Fique sabendo que não há nada caro no marketing digital, apenas o que não oferta resultados eficientes para o seu cliente. A oportunidade de “fazer acontecer” no marketing digital atual é grande e a sua agência precisa aproveitar essa chance de crescimento. Atualize-se sobre os serviços que mais se identificou e mãos à obra!

Agora você pode dar início à sua jornada nos serviços digitais. Como pôde ter percebido, há diversas possibilidades de atuação no marketing digital e a sua agência deve apostar no que os seus clientes procuram e no que mais tiver a cara da empresa. Afinal, os seus serviços também precisam estar alinhados com a expertise da equipe.

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