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Dia dos pais: dicas para aumentar as vendas
Marketing Digital

Dia dos pais: dicas para aumentar as vendas

Você sabia que o dia dos pais é uma das cinco principais datas para o varejo no país? 🤔

E saber aproveitar as datas comemorativas para alavancar os seus negócios, podem fazer muita diferença nos resultados. 

Mas, como aproveitar essa oportunidade? 🤩

Veja a seguir as 10 dicas infalíveis que preparamos para te ajudar a aumentar as vendas. Prepare-se! 

1- Planeje suas ações

Dia dos pais: dicas para aumentar as vendas

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O planejamento das atividades de uma empresa já é um fator indispensável para alcançar os resultados, no entanto, quando falamos de datas sazonais, essa necessidade se torna ainda mais importante. 

Para evitar imprevistos e ações de última hora, é necessário criar uma estratégia para aproveitar todas as oportunidades que a data oferece. 

Lembre-se que os seus concorrentes também vão utilizar o tema como apelo de venda, por isso, é necessário ficar atento aos detalhes que vão desde o conceito da campanha até a qualidade de atendimento e agilidade da entrega.

Um planejamento construído de forma eficaz pode contribuir para a fidelização do cliente e construção de autoridade da marca. Fique atento!

2- Invista nos produtos de sucesso! 

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Veja quais produtos podem ser oferecidos para esse público-alvo de acordo com o seu nicho de mercado. Procure selecionar os campeões de venda, mas se possível, prepare pelo menos um lançamento exclusivo para a data. 

Recentes pesquisas apontam que os presentes mais escolhidos para os pais estão relacionados ao setor de equipamentos eletrônicos e informática. Roupas, calçados, ferramentas, cosméticos e acessórios também estão na lista dos filhos. 

Mas, não se apegue a isso! Usando de criatividade é possível elaborar gatilhos de venda para aproveitar o momento em diversos tipos de comércio, de petshop a reserva de restaurante. 

3- Ofereça kits especiais 

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Para impulsionar ainda mais as vendas, você pode promover kits especiais para o dia dos pais. Utilize embalagens diferentes, personalize alguma etiqueta, deixe o produto o mais individualizado possível.

Como gatilho de venda, use a economia! Deixe bem claro para o cliente quanto ele irá poupar ao adquirir estes produtos em conjunto. 

As datas comemorativas também podem ser aproveitadas para aumentar o ticket médio das vendas. E isso pode ser feito através destes kits promocionais, onde você consegue girar o estoque e até lançar novos produtos ou serviços da empresa.

Mas, para que isso dê certo, é necessário oferecer preços atrativos para o consumidor e que ao mesmo tempo traga uma margem de lucro interessante para a marca. 

4- Prepare ofertas e promoções exclusivas 

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Nas datas comemorativas temos pelo menos uma certeza, o comprador está disposto a adquirir algo quando procura a sua empresa. Mas, diante da concorrência e até do período de crise que estamos passando, oferecer ofertas e promoções especiais, pode se tornar um fator decisivo na hora da compra.

Por isso, analise com cuidado quais produtos você pode oferecer com preços especiais. E lembre-se, não é necessário aplicar isso para todas as mercadorias do catálogo, faça essa seleção estrategicamente. 

Uma boa dica é oferecer esses benefícios para os produtos que estão “parados” no estoque ou que possuem margem segura de lucro, para que a estratégia não vá “por água abaixo”. 

Dentre as vantagens que você pode oferecer para o consumidor, estão:

  • Cupons de desconto;
  • Condições exclusivas de pagamento, como por exemplo, pagamento em mais parcelas;
  • Frete grátis ou desconto no frete;
  • Brindes ou vale presentes;

5- Seja criativo 

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Como já comentamos anteriormente, os seus concorrentes também vão trabalhar o dia dos pais como estratégia de venda. Por isso, “pense fora caixinha”, deixe a criatividade rolar e crie uma campanha totalmente personalizada e exclusiva.

Você pode fazer isso, realizando reuniões antecipadas para colher ideias dos membros da equipe. Pesquisar sobre campanhas de sucesso aplicadas por grandes empresas em oportunidades anteriores, buscando referências no Pinterest e em sites internacionais. Enfim, aqui o céu é o limite.

Mas, lembre-se de ficar atento a sua persona! Afinal a campanha precisa exibir a mensagem certa para a pessoa certa!

Outra dica importante é personalizar a experiência do consumidor, você pode fazer isso através de ferramentas online enviando um e-mail marketing ou uma mensagem no Whatsapp, agradecendo a escolha.

Na hora da entrega, pense em embalagens e cartões personalizados para valorizar ainda mais a experiência. 

6- Prepare o seu estoque 

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Não importa o tamanho da sua empresa, aproveitar o dia dos pais para aumentar as vendas, pode ser uma excelente alternativa.

No entanto, é necessário estar preparado para fazer isso. E observar os produtos do estoque ou até os recursos que você tem disponível para aplicar nesse quesito, é de fundamental importância para que tudo dê certo. 

Dos produtos que você vai oferecer veja quais itens precisam de reposição e quais estão mais relacionados a data. Negocie com os seus fornecedores e veja criteriosamente, sobre esse item.

Já pensou se sua campanha arrasar nas vendas, e na hora da entrega você descobrir que não tinha estoque disponível? 😫

Seria um tiro no pé, não é verdade!

Por isso, prepare o seu estoque!

7- Divulgue sua campanha nas redes sociais

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De nada adianta criar uma campanha incrível, deixar o estoque preparado, montar kits e promoções especiais se o consumidor não souber de tudo isso.

Portanto, DIVULGUE! Crie conteúdos para as redes sociais promovendo a sua campanha. Faça publicações com apelo direto, colocando os produtos disponíveis, valorizando as suas vantagens. 

Mas, procure também criar materiais diversificados sobre o tema, desde memes engraçados até mensagens mais reflexivas. 

As redes sociais podem se tornar uma vitrine para sua empresa, seja ela física ou online. Se possível, invista em pequenos vídeos para compartilhar no reels ou nos stories, faça um catálogo virtual, enfim, busque todas as alternativas possíveis para divulgar a sua campanha e atingir uma grande audiência. 

8- Anuncie

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Não importa se o seu perfil nas redes sociais é pequeno ou grande, para a campanha de dia dos pais é necessário definir uma verba, para se destacar entre os concorrentes.

Afinal, os anúncios pagos vão movimentar de forma muita rápida as mídias, e podem trazer resultados incríveis. 

Crie algumas imagens com forte apelo de venda e gatilhos que incentivem o internauta a consumir. Anuncie para a sua persona estes conteúdos e acompanhe os resultados, de preferência, diariamente.

Na elaboração das campanhas nas redes sociais você consegue ter uma estimativa dos resultados, e o custo é bem baixo, você pode anunciar gastando pelo menos R$6 por dia, em ferramentas como Facebook e Instagram.

9- Pense na entrega

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Para fidelizar os seus clientes e obter resultados ainda melhores, é preciso cuidar da sua persona desde a hora que ela faz o primeiro contato contigo, até a entrega final.

Por isso, entre em contato com as empresas de logística que você costuma trabalhar, e alinhe a melhor forma de despachar estes produtos. Visto que nestas datas comemorativas, a demanda por entregas costuma aumentar muito.

10- Evite estereótipos 

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Procure criar conteúdos que chamem atenção da persona que você quer atingir e que a represente. 

Lembre-se que hoje temos famílias de todos os tamanhos e formatos, e que todas estas pessoas podem se tornar clientes da sua marca, dependendo do seu nicho de atuação. Aproveite as oportunidades! 

E, se você quiser estimular a criatividade, não deixe de conferir o artigo: Livros para estimular a sua criatividade


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