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O que é ROI?

O ROI corresponde a abreviação do termo em inglês “Return over Investment”,  que em tradução direta, significa “Retorno sobre investimento”. Esse conceito é empregado com frequência no marketing digital.

De forma prática, podemos dizer que são as métricas utilizadas para sabermos se a empresa obteve ganhos ou não, a partir de uma determinada aplicação. Essa análise inclui tudo o que foi feito em busca de lucro, desde campanhas patrocinadas, aquisição de ferramentas de gestão, treinamento de equipes, entre outros. 

No marketing digital, o ROI pode ser calculado em diversas estratégias, tais como: 

  • SEO;
  • Mídias Sociais;
  • Marketing de conteúdo;
  • Funil de vendas e e-mail marketing;
  • Google Adwords, entre outros.

O ROI é a melhor forma de avaliar se um determinado planejamento deu certo ou não, pois, é possível saber com precisão os gastos e a eficiência desse processo. Para que a partir disso, a empresa possa otimizar os caminhos que trouxeram benefícios e cancelar os que tiveram prejuízos. 

Apesar de muitos acreditarem que esse conceito é muito complicado, na prática, essa análise é mais simples do que parece. 

Mas, para te ajudar a entender melhor sobre como calcular ROI e como analisá-lo, acompanhe os tópicos a seguir!  

Como calcular o ROI?

O cálculo de ROI deve ser feito com base no valor investido na ação, comparado ao retorno obtido através das conversões, elas podem ser medidas através da quantidade de leads, vendas ou até acessos. Por isso, ele é de fundamental importância para qualquer estratégia. 

Mas se você não tem tanta intimidade com números, não se preocupe! O cálculo é super simples de fazer e analisar. Veja a seguir qual é a fórmula:

fórmula de ROI
Observe que para calcular o ROI é preciso verificar todo o valor investido na ação, e subtrair pelo custo. Em seguida, dividir esse resultado pelo custo. 

Dessa forma, esse cálculo pode ser utilizado de forma individual ou abrangente, dependendo da necessidade da empresa. Onde será possível avaliar um determinado projeto ou os investimentos como um todo. 

Você também pode usar a fórmula para avaliar separadamente canais distintos de investimento, como por exemplo no: Google Ads e Redes Sociais. Dessa forma, será possível acompanhar os resultados de forma rápida e em tempo real, e ainda realizar ajustes antes mesmo que a campanha se encerre. 

Para você entender como isso funciona na prática, veja o exemplo a seguir:

Imagine que você tenha uma loja de roupas infantis e para divulgar a nova coleção outono-inverno a empresa obteve uma receita de R$90.000, advindas das vendas pelo Google Ads. 

Sendo que para manter essa campanha ativa, o gestor investiu R$ 20.000, como ilustra o quadro abaixo:

exemplo de ROI

Observe que a loja de roupas infantis obteve um ROI de 3,5, ou seja, para cada R$ 1,00 investido, ela conseguiu um retorno de R$ 3,50, em relação a campanha de Google Ads.

Já nas redes sociais, a empresa teve uma receita de R$120.000 com um custo de R$ 32.123. Com isso, ela atingiu um ROI de 2,7, ou seja, para cada R$ 1,00 investido, ela conseguiu um retorno de R$ 2,70.

Analisando as duas campanhas simultaneamente, observa-se que o resultado foi mais positivo no Google Ads e que potencializar essa estratégia seria uma excelente alternativa para essa empresa. 

Contudo, vale ressaltar que alguns especialistas consideram um ROI satisfatório acima de 5, e taxas acima disso são classificadas como excelentes. No entanto, esse tipo de análise varia muito de acordo com o segmento. 

Outro item que precisa ser avaliado é o tempo de cada campanha vinculado a taxa de ROI, pois, se uma determinada ação teve um alto retorno, mas para isso foi necessário um tempo maior, será preciso repensar os investimentos. Por quê? 

Imagine que para realizar uma determinada campanha de sucesso a empresa solicitou um empréstimo bancário. Quanto maior o tempo de retorno desse valor para quitar a negociação, menor será o ROI. 

Agora, chegou a hora de avaliar e apresentar as métricas obtidas, veja no tópico a seguir como fazer isso!

Como avaliar e apresentar o ROI? 

Como mencionamos anteriormente, o marketing digital pode ser executado nos mais diferentes canais, desde que você avalie-os individualmente, permitindo uma análise mais detalhada para garantir resultados assertivos. 

Seja para apresentar uma campanha para um cliente de sua agência de publicidade ou para conseguir aprovação dos diretores da empresa que você trabalha, apresentar os cálculos de ROI são de extrema importância para a tomada de decisão. 

No entanto, muitas pessoas sentem dificuldades na hora de expor estes números, por isso, separamos a seguir algumas dicas práticas, confira: 

1- Apresente os dados importantes para a estratégia da empresa – Separe as informações que fazem sentido para os objetivos traçados. 

2- Seja breve na exposição – Relatórios mais enxutos auxiliam na apresentação e compreensão das outras pessoas. 

3- Analise periodicamente os resultados – Não deixe de verificar as campanhas e métricas continuamente, afinal mudanças podem ser estabelecidas durante o percurso e “chorar pelo leite derramado”, ou por resultados negativos não irá favorecer o seu trabalho.

4-  Utilize ferramentas de acompanhamento – Procure utilizar planilhas ou softwares de gestão, separando de forma organizada e detalhada quais foram os investimentos, canais, custos, etc. 

5- Apresente os próximos passos e possíveis soluções – Os resultados não devem ser utilizados apenas para garantir a eficiência de uma determinada campanha. Por isso, apresente soluções para possíveis problemas e mostre novos caminhos que a estratégia pode seguir. 

6- Tenha cuidado com as métricas de vaidade – Lembre-se que o ROI deve atender as expectativas e objetivos do negócio, portanto, trabalhar apenas com o branding pode não ser a melhor saída. 

Agora que você já sabe tudo sobre a importância e utilização do ROI, chegou a hora de conhecer um pouco mais sobre mais sobre engajamento e conversões, clicando aqui. 

 


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