Etus_livros para estimular as criatividades
Dicas

Livros para estimular a sua criatividade

“Pensar fora da caixa” quem já ouviu falar nessa frase, levanta a mão! ???? A criatividade é um termo utilizado com frequência no marketing digital, afinal quem atua nesse setor trabalha com ideias o tempo todo, seja para desenvolver um conteúdo de qualidade ou uma campanha arrebatadora.

No dicionário o termo criatividade corresponde a capacidade de criar ou inventar algo. Algumas pessoas acreditam que os indivíduos nascem com esse talento, outras pensam que ela pode ser desenvolvida. Mas, seja qual for a sua opinião, se você trabalha com marketing digital, será necessário aprimorar essa competência. 

E para te ajudar nessa missão, selecionamos a seguir alguns livros que podem contribuir com os momentos de bug, fique atento!

1- Roube com um artista – 10 dicas sobre criatividade – Austin Kleon

Livro roube como um artista

O livro criado pelo designer e escritor Austin Kleon apresenta com bom humor mensagens positivas para ter um olhar diferenciado, com ilustrações, exercícios e exemplos para o leitor trabalhar o seu lado criativo.

O autor defende que para ser criativo não é preciso ser um gênio, mas ser autêntico, valorizar as influências, coletar ideias, misturar e reimaginar para achar a sua própria direção. 

2- Criatividade: liberando sua força interior – Osho

Criatividade-liberando sua força interior

Esta obra ressalta a importância sobre acrescentar criatividade, jovialidade e flexibilidade para a vida cotidiana. Com dicas para os leitores pensarem fora dos padrões e ao mesmo tempo aprender a lidar com eles. 

Para quem não conhece o autor, Osho foi um líder espiritual indiano que gostava de polêmicas, era controverso mas conquistou muitos seguidores. 

3- Um TOC na cuca –  Roger von Oech

Um TOC na cuca

Considerado por muitos críticos como um manual para criatividade, esse livro possui crônicas, exercícios, jogos e exemplos instigantes para estimular os leitores. 

O autor revela também os 10 principais bloqueios mentais que impedem as pessoas de desenvolverem ideias inovadoras. 

Utilizando humor e recursos que estimulam as pessoas a errar e não cair na rotina, a obra é indicada tanto para a rotina de trabalho quanto para a vida pessoal. 

Vale lembrar que Roger von Oech possui amplo conhecimento na área, pois é consultor de criatividade da Silicon Valley, o berço da indústria de tecnologia dos Estados Unidos. 

4- A História secreta da criatividade – Kevin Ashton

A história secreta da criatividade

O livro criado pelo professor Kevin Ashton expõe os conceitos que envolvem o processo criativo, destacando a sua complexidade, falhas, frustrações e recomeços. 

Utilizando exemplos reais, o autor explora as grandes invenções da humanidade para destacar o backstage (bastidores) que envolvem o desenvolvimento destas concepções. 

Nessa análise, Kevin Ashton mostra que capacidade criativa é uma característica do ser humano, mas que para ela se desenvolver é necessário persistir, se dedicar e trabalhar duro. 

Se você gosta de história, esse livro vai te surpreender!

5- Aha! 10 Maneiras de libertar o seu espírito criativo – Jordan Ayan

Aha! 10 Maneiras de libertar o seu espírito criativo

Essa obra ensina de forma prática e bem humorada como desenvolver o pensamento criativo, criar novas ideias e gerar novos conceitos para negócios, produtos e estilo de vida. 

O autor apresenta também o conceito de criatividade e mostra como utilizar a inspiração. 

6- The Creativity Challenge – Tanner Christensen

Creativity Challenge

Com uma proposta totalmente inovadora, essa obra apresenta mais de 100 desafios e exercícios para orientar o leitor a descobrir novas possibilidades de ver o mundo e desenvolver ideias. 

A autora valoriza o desenvolvimento pessoal, deixando os padrões de lado e libertando a sua mente. 

7- O caminho do artista – Julia Cameron

O caminho do artista

Considerado como a bíblia da criatividade para muitos críticos, esse livro apresenta uma série de reflexões, ferramentas e exercícios para auxiliar o leitor a despertar a criatividade, recuperar a confiança e romper os bloqueios. 

Desenvolvidos com um programa de 12 semanas, as técnicas são apresentadas para guiá-lo como se fosse uma viagem de autoconhecimento, ajudando-o a enfrentar os medos, crenças e inseguranças. 

Esse método ajuda a evitar a procrastinação e as desculpas que impedem as pessoas de investirem nas suas ideias e transformá-las em realidade. 

Sucesso no mercado, O caminho do artista já vendeu 4 milhões de livros em todo o mundo!

8- Grande Magia – Elizabeth Gilbert

A grande magia

Essa obra reúne histórias da própria vida da autora e de amigos para refletir sobre o tema: vida criativa.

Sobre essa perspectiva, o livro apresenta insights sobre inspiração, curiosidade e entrega. Embarcar em um sonho sempre adiado, buscar novos desafios profissionais ou procurar uma paixão para a vida cotidiana, são alguns dos temas apresentados. 

9- Hit Makers, Como nascem as tendências – Derek Thompson

Hit Makers, Como nascem as tendências

O livro criado pelo escritor e jornalista americano Derek Thompson revela os conceitos psicológicos que envolvem o gosto e preferência das pessoas, através das dinâmicas econômicas que moldam a vida das pessoas.

Com uma pesquisa extensa, o autor questiona mitos que envolvem a cultura pop, propondo respostas e desconstruindo padrões. 

10 – A arte da criatividade – Rod Judkins

Através de um guia de ideias, Rod Judkins aborda temas como design thinking, processos criativos e solução de problemas, com o objetivo de fornecer ao leitor propostas mais empáticas e diferenciadas. 

Dividido em capítulos breves, a obra apresenta conselhos improváveis que mexem com o comodismo e incentivam a autorreflexão.

O autor ainda reúne as experiências adquiridas por artistas, cientistas e executivos, mencionando nomes como: Beatles, Coco Chanel, Frida Kahlo, James Joyce, Andy Warhol, entre outros. 

E aí gostou das dicas? Já leu algum destes livros, conta pra gente nos comentários abaixo! 

E para manter a criatividade em dia, que tal ver algumas formas diferentes para estimular a mente? Ficou interessado? Então, confira o artigo, clicando aqui.


Veja também esses materiais importantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *