Como funciona o Twitter?
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Como funciona o Twitter?

O Twitter é uma rede social onde você pode publicar textos com até 280 caracteres, com conteúdos variados, desde o que você está fazendo até opiniões sobre um determinado assunto, divulgando eventos, produtos, locais, entre outros.

A plataforma oferece ainda a possibilidade de publicar fotos, vídeos, GIFs e links externos.

Mas, ao contrário do que alguns acreditam, o Twitter continua com uma audiência crescente e ativa. Só no Brasil, atualmente, são 14,1 milhões de usuários. 

Os termos mais utilizados nesta plataforma, são: “Followers” que corresponde às pessoas que seguem o seu perfil e “Following”, que se refere a quantidade de pessoas que você está seguindo. 

No entanto, vale ressaltar que não é porque você segue um perfil de alguém, que necessariamente esta pessoa ou empresa irá te seguir de volta. 

E quem resolver seguir o seu perfil, receberá todo o conteúdo que você posta, assim como no Facebook e Instagram, promovendo a possibilidade de interação e engajamento. 

Hoje em dia, vemos com muita frequência, assuntos noticiados em primeira mão no Twitter, o que torna a ferramenta uma rede de informação instantânea.

Dessa forma, quando um usuário decide seguir um amigo, um artista, um jornal, uma loja de marca ou qualquer outro perfil, tudo o que esta conta publicar, o internauta irá visualizar no seu feed. 

Atualmente 67% dos negócios B2B usam o Twitter como ferramenta de marketing digital. 

E você vai ficar de fora dessa? ????

Para que serve o Twitter?

Freepik

O Twitter é uma rede social que funciona como uma espécie de microblog, onde usuários e empresas podem divulgar informações que sejam interessantes para sua estratégia de marketing digital. 

Assim, quanto mais conteúdo relevante você postar, maior são as chances de conseguir adquirir uma nova audiência e promover interação. Dessa forma, o Twitter torna-se uma ferramenta eficaz para atrair potenciais parceiros e clientes. 

Aumentando, consequentemente, a visibilidade da marca e gerando credibilidade no mercado em que você atua.

Vale ressaltar que o algoritmo do Twitter não usa como requisito a interação para fazer a entrega do conteúdo na plataforma, ou seja, não importa se os seus seguidores se relacionam frequentemente ou não, pois todos vão receber 100% das suas publicações no feed. 

No entanto, o volume de mensagens na ferramenta é grande e o seu tweet pode ficar perdido na timeline. 

Por isso, é necessário entender que os usuários do Twitter preferem conteúdos inéditos, atuais, engraçados e criativos. E a maioria deles ainda se inspira nestas publicações para gerar outros conteúdos relevantes. 

Outra informação superinteressante em relação a essa ferramenta é que, segundo pesquisas, ela tem grande poder de influência nos hábitos de consumo das pessoas, onde 40% dos usuários costumam fazer uma compra, depois de visualizarem um produto na plataforma. 

E aí, ficou interessado em utilizar o Twitter como ferramenta no marketing digital? Então, veja o tópico a seguir ????????

Como usar o Twitter? 

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Depois de aprender como funciona e para o que serve o Twitter, chegou a hora de colocar a “mão na massa”. Por isso, preparamos um tutorial a seguir para quem está iniciando nesta ferramenta, acompanhe!

1 – Entre no site ou baixe o aplicativo

Entre no site do Twitter ou baixe o aplicativo no seu celular. O app está disponível para Android e iOS. 

2- Crie a conta

Clique no botão “Inscreva-se” e faça seu cadastro com nome completo, e-mail ou celular. Fique tranquilo que é bem rápido.

Em seguida, o twitter vai te enviar um código de verificação para o número de telefone ou e-mail informado, como política de segurança.

Depois, basta inserir os números que você recebeu no campo solicitado, definir a senha e seguir para o próximo passo. 

3- Defina seu nome de usuário (@)

No Twitter, os nomes dos usuários são representados pelo sinal @. Ele geralmente é utilizado quando as pessoas desejam mencionar o seu perfil em alguma publicação, quando precisam enviar uma mensagem direta ou ainda quando querem criar um link para o seu perfil, ou seja, é a forma como os internautas vão te encontrar na rede social.

Para isto, você tem disponível 15 caracteres. Procure utilizar o nome como você ou sua empresa é conhecida, para auxiliar na divulgação e busca orgânica. 

Em todos os tweets publicados pelo perfil, o nome do usuário irá aparecer acompanhado com o seu @ e estará destacado em negrito. 

4. Edite o perfil

Agora chegou a hora de soltar a criatividade e deixar o perfil com o marketing visual que corresponde a sua marca pessoal ou empresa.

Adicione uma imagem de perfil e capa que represente o negócio. Em seguida, coloque uma descrição com até 160 caracteres sobre o mercado que atua, o produto ou serviço que comercializa, ou qualquer outra frase que exponha sobre o nicho de interesse. Para entender melhor veja o perfil da Etus a seguir:

Como funciona o Twitter?

Depois, marque quais são os assuntos que sua empresa tem interesse em se relacionar. Assim, o próprio Twitter irá mostrar sugestões para você potencializar o perfil e ainda sugerir seguidores relevantes.

Se necessário, informe a localização e o website da sua empresa. 

Por fim, vale ressaltar que será necessário fazer alguns ajustes de privacidade e segurança, na aba configurações da sua conta.

Se você preferir, é possível ainda deixar essa edição de perfil para criá-la em um outro momento. 

5- Configure a sua conta

Para visualizar as configurações da sua conta, clique no ícone Mais (…), localizado no menu à esquerda, conforme ilustra a imagem abaixo  ????????

Como funciona o Twitter?

Depois, acesse a aba > Configurações e privacidade

Como funciona o Twitter?

Acesse cada uma destas opções, e veja se todas as atividades estão selecionadas conforme a sua necessidade. 

Como funciona o Twitter?

Neste local, você consegue:

  • Trocar o nome do usuário;
  • Configurar a linguagem e país;
  • Alterar a senha;
  • Visualizar aplicativos conectados;
  • Filtrar as notificações que você deseja visualizar;
  • Verificar a política de cookies e privacidade e muito mais.

Contudo, se você fizer algum tipo de alteração nas configurações, lembre-se de salvá-la. 

6- Publique um tweet

Agora chegou a hora de fazer a primeira publicação de conteúdo. Para fazer isso, clique no botão > Tweetar, localizado no menu do canto esquerdo.

Como funciona o Twitter?

Adicione imagens, vídeos, enquetes, emojis, gifs, entre outros. Quanto mais criativo e atual o seu conteúdo for, melhor serão os seus resultados. 

7- Siga os usuários

Para gerar interações e engajamento no perfil é necessário adotar uma estratégia específica para seguir as pessoas. Você pode fazer isso de diversas formas, tais como:

  • Adicionar pessoas que já tenham mencionado o nome da sua empresa;
  • Incluir pessoas que se interessam pelo setor que você atua, pesquisando através de hashtags específicas;
  • Seguir parceiros e marcas que você se relaciona direta ou indiretamente, entre outros. 
8. Retweets

O Retweet ou RT como também é conhecido, é uma forma eficaz de divulgar um conteúdo a partir de um tweet publicado por outra pessoa, que você achou importante compartilhar com a sua audiência. Representado pelas setas que formam uma espécie de quadrado, esse recurso é muito útil. 

Como funciona o Twitter?

É possível “retweetar” de duas formas: com ou sem comentários. Na primeira opção, o usuário poderá adicionar um texto de até 280 caracteres para expor o conteúdo que você está divulgando. 

Se você tem um perfil empresarial, recomendamos utilizar essa opção sempre que possível. No entanto, quando for necessário o usuário ainda pode compartilhar esse conteúdo apresentando apenas a mensagem original do outro perfil.

9- Envie mensagens

Assim como no Instagram, o Twitter também possui DM, ou seja, as famosas mensagens diretas. Elas podem ser utilizadas para promover conversas particulares com um usuário ou grupo de pessoas.

Dessa forma, apenas o perfil que envia e que recebe a mensagem, podem visualizá-la.

Esse recurso pode ser utilizado por uma empresa para solucionar dúvidas, resolver problemas, gerar interação, e muito mais. 

Para visualizar as mensagens, basta clicar no ícone do envelope, localizado no canto inferior direito. 

10 – Fique atento as hashtags

Ferramenta indispensável na estratégia de marketing digital, as hashtags do Twitter podem ser representadas por qualquer termo ou frase, precedida do símbolo #.

As hashtags são indispensáveis para atingir uma nova audiência, gerando tráfego orgânico. 

Quanto mais atual for o termo, melhor poderá ser o seu alcance. Por isso, “pense fora da caixinha”, aproveite as oportunidades para destacar o seu conteúdo perante os concorrentes. 

Contudo, vale lembrar que no Twitter a descrição precisa ter apenas 280 caracteres, por isso, invista em no máximo duas hashtags por publicação, para não prejudicar na qualidade do conteúdo que será divulgado.

Gostou desse artigo? Para saber como usar o Twitter para melhorar os resultados da sua empresa, clique aqui. 


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