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O que é Marketing Visual e qual a sua importância?

“Uma imagem vale mais que mil palavras”, você já deve ter ouvido essa expressão alguma vez, não é verdade? Criada pelo filósofo chinês Confúcio, esse termo traduz a ideia sobre o poder da comunicação através das imagens. E quando falamos de marketing visual não é diferente! 😉

Uma empresa pode desenvolver uma estratégia legal, estudar a sua persona, desenvolver produtos, ter bons canais de distribuição, mas se ela não tiver um bom marketing visual, tudo isso pode “ir para o buraco”.

Como assim? 😯

Você já deve ter reconhecido uma marca em uma publicidade ou produto, a partir das cores ou símbolos utilizados na embalagem, identidade ou até logotipo. Dessa forma, para uma marca ser forte ela precisa ter uma estratégia de marketing visual bem definida. 

Mas, como fazer isso? Qual a sua importância? Veja a seguir estas e outras dúvidas sobre esse assunto. Confira! 

O que é marketing visual?

 

O que é marketing visual

Freepik

O marketing visual é qualquer forma de comunicação criada a partir de elementos visuais, como fotos, vídeos, imagens, ícones, símbolos, entre outros. Eles podem ser utilizados nas mais diversas formas, tanto no ambiente online como no offline.

Dessa forma, esta publicidade é o primeiro contato entre a sua marca e o consumidor, é uma espécie de vitrine ou cartão de visitas. Por isso, ela é uma ferramenta importante para a construção do seu branding, sendo uma das formas mais eficientes de transmitir uma mensagem e consolidar um posicionamento. 

Isso ocorre porque o processo de assimilação e retenção de uma imagem acontece de forma emocional e subliminar e, por isso, é bem mais simples do que de uma palavra. Inúmeros estudos confirmam que o olho humano gosta de imagens.

Vale lembrar que a sua interpretação, muitas vezes, independe da cultura, idioma ou até grau de instrução. Em materiais criados com línguas estrangeiras, por exemplo, o público pode não decifrar o que dizem os textos, mas pode ser capaz de compreender o contexto da mensagem através de fotografias ou ilustrações.

Qual a importância do marketing visual?

O que é marketing visual

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O marketing visual assume o papel de facilitar a compreensão de uma determinada mensagem a partir do uso de recursos visuais. Este tipo de estratégia é de extrema importância para se destacar entre os concorrentes e crescer no ambiente digital. 

Algumas pessoas acreditam que escolher uma cor para um título, passar horas tratando uma fotografia ou discutir sobre qual a melhor posição de um botão em um site, são detalhes supérfluos no marketing, mas elas estão enganadas!

Estas decisões são FUNDAMENTAIS para criar uma conexão com a persona, transmitir a mensagem que a marca deseja e ainda alcançar os resultados pretendidos.

E não estamos falando aqui que o conteúdo textual não é importante, mas uma imagem quando bem elaborada, pode ajudar na identificação da ideia de forma rápida, objetiva e direta. Sendo capaz de ser recordada por um longo período de tempo. 

Para entender melhor, faça um pequeno exercício! Imagine que você está navegando nas redes sociais e encontra um anúncio simples, com uma imagem e uma frase que quase não aparece. E depois, acaba visualizando uma peça com a mesma temática, mas com um visual impactante com elementos em destaque e cores que chamem a atenção. Qual deles você iria clicar no botão para ver mais? 

Provavelmente seria aquele que se destacou pela apresentação. É por isso que o marketing visual e o texto precisam trabalhar juntos. Onde a imagem atrai o público e o conteúdo faz ele permanecer consumindo. 

No entanto, é necessário destacar que não existe um único tipo de marketing visual que seja agradável a todas marcas. Pois, se trata de uma questão muito individual e que precisa estar alinhada com o ramo de atuação, persona e posicionamento da empresa. 

Uma empresa que deseja atingir um público mais jovem, moderno e tecnológico, deve utilizar em seu marketing visual cores fortes, com elementos mais simples e com movimento que transmitam a mensagem de forma rápida e clara. 

Outro exemplo prático, uma organização que comercializa produtos de limpeza precisa se apresentar visualmente totalmente diferente do que uma empresa de cosméticos. 

Perceba que a relação dos setores e objetivos dos exemplos acima, são diferentes! Diante disso, tome muito cuidado ao criar a sua estratégia de marketing visual. Lembre-se que ela deve ser aplicada em todos os canais e métodos de comunicação da empresa, desde posts nas redes sociais até a criação de seu site.

Mas, é bom lembrar que não é porque você capta a atenção por uma imagem que você consegue manter o seu leitor engajado. Há um grande volume de estímulos visuais transitando por aí, principalmente, no ambiente digital. Por isso, veja a seguir as dicas de ouro que separamos para você! 

Dicas para ter um marketing visual de sucesso

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Agora que você já entendeu sobre a importância do marketing visual, chegou a hora de colocar em prática. Veja a seguir algumas dicas práticas que separamos para auxiliar na sua estratégia:

Logotipo

O logotipo deve ser a representação gráfica da sua marca para o consumidor, por isso, ele deve ser simples e facilmente identificável.

Procure utilizar estratégias específicas de design na hora da criação, levando sempre em conta seu posicionamento como marca, as características do produto ou serviço que você oferece, analise os concorrentes e faça uma pesquisa sobre o público-alvo que você pretende atingir.

Uma dica de ouro! Fique atento às cores pois elas podem induzir ao pensamento, estimular sensações e ainda influenciar o comportamento do cliente. 

Você pode buscar inspirações em diversos locais, como no: Pinterest, Logospire e Logofaves.

Identidade visual

O manual de identidade visual, conhecido também como manual de marca, é um documento que reúne um conjunto de elementos e propriedades visuais que representam uma determinada marca visualmente.

Para desenvolver esse material procure elaborar um bom briefing para levantar pontos importantes. Questões como: “Por que a empresa precisa de uma identidade visual?”, “Como descreveria os seus produtos/serviços?”, “Quais são os seus principais concorrentes?” podem te ajudar.  

Crie uma identidade visual que seja coerente com o posicionamento e conceito da marca, mas que possam ser adaptados para diversos tipos de materiais, seja online ou offline. 

Pense em um elemento marcante para os clientes. Todo mundo conhece a maçã da Apple ou F do Facebook, não é verdade?

Redes sociais

Publicações que contém imagens impactantes geram quase o dobro de alcance e engajamento. Por isso, procure criar conteúdos com imagens do produto em ação, mostrando aplicações ou ainda em formato galeria.

Isso não significa que você deve usar apenas layouts com muitos elementos, imagens e pouco texto. Um recurso que possui bons resultados é destacar algumas informações ou até mesmo transformar dados em infográficos.

Lembre-se que acima de tudo, as publicações precisam se destacar da maioria. E isso pode ser feito utilizando fotos reais e elementos gráficos diferentes e criativos. 

Site

A navegação de um site não deve ser complicada, ela precisa ser intuitiva. E o uso de cores, imagens e fontes tem importante papel nessa usabilidade. Por isso, o site de uma empresa precisa seguir a identidade visual escolhida e ao mesmo tempo ser “user friendly”.

Vale lembrar que atualmente o ambiente digital é um ambiente fértil e concorrido. Dessa forma, adicione imagens, ilustrações, gifs e até vídeos de qualidade na sua página para atrair os internautas, aumentar os acessos e o tempo de visualização.

Afinal, é muito mais atrativo consumir um conteúdo com recursos visuais, do que apenas um grande bloco de texto, não é verdade? 

Sem esquecer, que as imagens auxiliam na interpretação de temas mais complexos. E ainda podem ajudar a gerar compartilhamentos e conversões. 

Agora, leia também sobre – O que é SEO e para que serve? – o que tem tudo a ver com esse conceito! 


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