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Algoritmos do Instagram: como isso funciona, afinal?

Por que o conteúdo que eu publico no Instagram não tem mais o mesmo alcance de antigamente? 🤔 Para responder essa pergunta, que assombra a vida de todo social media é necessário entender como funciona os algoritmos da plataforma.

Antigamente, os usuários do Instagram ficavam sem visualizar em média 70% dos conteúdos dos perfis que seguiam. E os posts eram organizados apenas com base na data em que foram publicados. No entanto, desde 2016 o app tem realizado mudanças para exibir o que é de interesse para cada pessoa.

Hoje em dia, o Instagram utiliza não apenas um recurso, mas uma variedade de algoritmos, métricas e processos para priorizar e expor conteúdos na plataforma. 

Sendo assim, o aplicativo tem buscado sinais de engajamento profundo e intencional, onde o like não é o suficiente!

E se você não está contente com os resultados das suas publicações atuais, entender como os algoritmos funcionam atualmente podem te ajudar a melhorar o alcance e o engajamento do seu conteúdo.

Por isso, preparamos este artigo. Acompanhe! 👇🏼

Como funcionam os algoritmos do Instagram?

Algoritmos do Instagram: como isso funciona, afinal

Freepik

Desde as primeiras mudanças em 2016, a plataforma começou a priorizar o que é mais importante para o usuário. Baseado nas interações e assuntos que elas têm em comum. 

E para fazer isso, a ferramenta leva em conta centenas de critérios, tais como: 

  • Número de curtidas;
  • Interações;
  • Horário em que foi publicado;
  • Frequência de interação entre os perfis;
  • Comentários;
  • Assuntos de interesse;
  • Constância;
  • Atividades recentes;
  • Frequência de uso;
  • Tempo online na plataforma;
  • Localização, entre outros.

A partir destes fatores, os algoritmos trabalham para prever a possibilidade de uma determinada pessoa se interessar por um conteúdo específico. Diante disso, o Instagram organiza os conteúdos que podem chamar a atenção desse usuário tanto no feed, como nos stories, na aba Explorar, nos Reels e até nos anúncios. 

Vale ressaltar que a aba Explorar e os vídeos curtos dos Reels tem como principal objetivo apresentar contas que o usuário não segue. No entanto, a ferramenta não recomenda conteúdos sensíveis e o Reels não destaca vídeos com baixa resolução, marcas d’água, ou temas políticos. 

Por que os algoritmos existem?

Algoritmos do Instagram: como isso funciona, afinal?

Freepik

Segundo o Instagram, a intenção dos algoritmos não é limitar o alcance dos conteúdos, mas trazer a melhor experiência possível aos usuários. É muito mais fácil uma pessoa usar um aplicativo quando tem afinidade com o que está consumindo, não é verdade?

E pesquisas comprovam também que internautas satisfeitos costumam ficar muito mais tempo navegando do que o contrário. O que influencia também na visibilidade e potencial dos anúncios.

O que fazer para ter bons resultados?

Algoritmos do Instagram: como isso funciona, afinal

1- Humanize o seu perfil no Instagram

Pesquisas recentes mostram que as pessoas gostam de interagir e criar relacionamentos. Por isso, não trate o cliente ou seguidor como apenas um número ou contrato, mas como um indivíduo que possui desejos e sentimentos.

Em momentos de crise, coloque-se no lugar do outro, trate a situação com cuidado e mantenha a empatia sempre. 

2- Publique Stories com frequência 

Quanto mais você puder mostrar o dia a dia da sua empresa melhor! Apresente dicas e soluções rápidas. Os usuários vão lembrar ainda mais de você e vão gostar de continuar te acompanhando. 

3- Crie conteúdos relevantes

E na hora de criar os posts, procure usar menos EU e mais Você. Como? 

Analise se aquela publicação realmente vai interessar a sua audiência. Veja quais são as suas dores e medos. Observe se a linguagem está próxima e adequada para esta persona e principalmente qual transformação esse conteúdo vai gerar na vida/ trabalho desse seguidor.

Perguntas como: Será que vou ficar conhecida? Quantas curtidas esse post vai levar? Devem ser riscadas da sua mente nesse momento. 

4- Utilize posts em formato carrossel 

Esse tipo de conteúdo costuma gerar mais engajamento e alcance. Desde que foi lançado, esse formato tem sido cada vez mais utilizado, e isso não acontece por acaso!

As publicações em carrossel geram o dobro de exposição no feed. Dessa forma, para continuar a ver aquela informação, o usuário precisará utilizar uma segunda rolagem, ficando mais tempo visualizando as imagens. Isso já deve ter acontecido com você não é verdade?

Isso ocorre principalmente pelo gatilho da curiosidade, que incentiva o internauta a observar mais. 

Diante disso, o algoritmo da plataforma acredita que o seu conteúdo está tendo mais interação pelo tempo que a audiência visualiza a publicação. 

Se você adicionar setas, imagens diferentes, perguntas, ou a frase “arraste para o lado”, essa estratégia será ainda mais eficaz!

Mas, tome cuidado com os exageros! Ninguém gosta de consumir “mais do mesmo” nas redes sociais. 

5- Promova a interação

Para criar um relacionamento com a persona é necessário investir na interação, inclusive para dar mais credibilidade para o perfil. Como fazer isso?

Crie publicações com perguntas para incentivar os usuários a compartilhar ou indicar os seus conteúdos para outras pessoas. 

Outra alternativa é elaborar legendas com CTAs (call to actions) que estimule os seguidores a marcar amigos ou fazer comentários.

6- Publique vídeos 

Recentemente, o chefe do Instagram Adam Mosseri divulgou uma frase que provocou burburinhos no mercado. “O Instagram não é mais [apenas] um aplicativo de compartilhamento de fotos”. 

Dessa forma, nota-se que a plataforma irá potencializar os conteúdos em vídeos publicados no Reels e no IGTV. Por isso, não deixe de usar esse tipo de formato.

7- Faça bom uso da prévia do seu vídeo

Mas, de nada adianta criar um vídeo super legal se nos primeiros segundos você não fizer um bom uso. 

Lembre-se que a prévia do IGTV fica disponível no feed do Instagram, e as primeiras pessoas que serão impactadas por este conteúdo costumam assistir esse primeiro minuto do vídeo.

Crie chamadas com perguntas, faça edições criativas, e seja autêntico, isso irá te ajudar a conquistar a persona!

8- Comente publicações de autoridades e marcas relevantes

Procure criar relacionamentos com marcas e empresas que possam se tornar parceiras em algum momento. Como fazer isso?

Você pode elaborar comentários interessantes em algumas publicações destes perfis. Dessa forma, será possível gerar mais visibilidade do seu público-alvo. Faça isso de forma cuidadosa, genuína e que agregue valor.

Caso contrário, essa estratégia pode se tornar um verdadeiro tiro no pé! 

E selecione com cuidado quais perfis realmente podem contribuir com seus objetivos de forma significativa. 

9- Publique quando seus usuários estiverem mais ativos

Como mencionamos anteriormente, a frequência continua sendo um fator importante para a avaliação dos algoritmos, por isso, os horários de publicação são tão importantes.

Avalie constantemente as suas métricas, para ver quando o seu público está online. Isso irá contribuir para melhorar o engajamento nos primeiros minutos em que o seu conteúdo será postado. 

Lembre-se que com a Etus é possível emitir relatórios detalhados sobre todas as redes sociais. 

10 – Use hashtags específicas

Atualmente, observamos alguns perfis conseguirem bons resultados utilizando de 8 a 10 hashtags por post. No entanto, os termos precisam ser específicos e direcionados. 

E agora, qual o seu próximo desafio? E se você quiser ver algumas dicas para melhorar o desempenho do Instagram Business, acesse aqui.

 

 


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Comments
  1. Bem explicado a matéria, parabéns ao redator, vou seguir algumas das suas dicas!!

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