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Como usar o Twitter e melhorar os resultados da empresa?
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Como usar o Twitter e melhorar os resultados da empresa?

Saber como utilizar o Twitter para aprimorar os resultados da empresa pode se tornar uma estratégia bastante interessante. Considerando que essa é uma rede social que tem como finalidade permitir a interação com os seguidores por meio de pequenas mensagens de até 280 caracteres, tudo acontece de forma ágil, dinâmica e em tempo real.


Devido a essa instantaneidade e à capacidade de fornecer feedbacks incríveis, o Twitter se tornou uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil, tendo um crescimento constante.

Pensando nessas vantagens, elaboramos este conteúdo para oferecer algumas dicas que devem ser consideradas sobre como usar o Twitter na sua empresa. Confira!

Tenha um perfil empresarial

Antes de tudo é preciso criar uma conta da empresa no Twitter. Elabore o perfil, adicione uma bio atrativa, coloque o site, insira uma foto de perfil e capa que represente a marca, e demais informações que sejam importantes para a identificação do negócio.

Foque na linguagem apropriada para o público

Por se tratar de um canal mais leve, com mais rapidez e menos informações, o Twitter promove um diálogo mais próximo aos usuários. Por esse motivo, antes de começar as postagens, reflita sobre como a organização pretende ser vista e qual a maneira mais adequada de passar a imagem desejada.

Caso a marca seja mais jovem e moderna, é possível utilizar expressões específicas, memes e outros tipos de mensagens visuais. Se pretende passar uma imagem mais formal, utilize um tom mais tradicional, sem muita personalização.

O mais importante nessa situação é que a linguagem esteja em conformidade à marca e ao seu público-alvo. Além disso, tenha sempre em mente o limite máximo de 280 caracteres. Isso significa que tudo deve ser breve e focado na informação principal a ser passada. Dessa forma, os seguidores se sentirão familiarizados com as mensagens mais facilmente.

Interaja com as pessoas que marcarem a página

É necessário manter uma postura proativa no Twitter e não ficar apenas esperando para responder os comentários dos seguidores. Nesse caso, o recomendável é buscar por assuntos que tenham a ver com o ramo de atuação da marca e observar se há espaço para tentar uma relação mais próxima às pessoas do seu nicho.

Outra dica e conversar com especialistas do segmento e influenciadores digitais. Contudo, é preciso ter cautela nessa hora, entendendo se o momento é adequado e se a sua participação é relevante ou não naquele tema.

Produza conteúdo de qualidade

É preciso prezar pela qualidade dos conteúdos publicados. Por esse motivo, você deve se certificar de que todas as postagens sejam relevantes e úteis para os usuários, que possam realmente esclarecer alguma dúvida ou contribuir para a solução de demandas.

Como já foi dito, a rede social estabelece um número limitado de 280 caracteres, por isso, evite conteúdos longos — um texto mais direto pode causar muito mais impacto, desde que bem-elaborado. Para isso, é preciso focar em uma mensagem específica por vez a cada publicação que realizar.

Conquistar seguidores no Twitter também é essencial nesse processo, então, o recomendável é elaborar um calendário editorial adequado ao público, interagir com potenciais seguidores, seguir perfis que se comunicam com sua área de atuação e fazer boas parcerias.

Não tente replicar conteúdos publicados nas outras redes sociais. O Twitter tem um microuniverso bastante específico e o reaproveitamento de temas sem nenhuma edição pode ser fatal.

Monitore o que as pessoas mencionam

Entender como utilizar o Twitter de maneira inteligente é estabelecer uma comunicação ágil e sólida com os seguidores. Por isso, esteja sempre atento ao que eles dizem e demonstre uma preocupação real com o que eles estão pensando. Ser uma marca que se importa em ouvir as necessidades dos usuários podem ser um grande diferencial, proporcionando mais engajamento e resultados.

Busque palavras-chave

É muito importante para a empresa encontrar um público interessado nos produtos e serviços oferecidos, além de identificar exatamente o que as pessoas estão falando sobre a marca. A boa notícia é que as buscas avançadas no Twitter podem viabilizar isso.

Então, em vez de encaminhar tuítes promocionais ou escrever para os clientes, encontre potenciais consumidores por intermédio de termos específicos do mercado. Por exemplo, caso a marca seja uma agência de comunicação, expressões como “identidade visual”, “propaganda” e “marketing” surtirão bons efeitos.

Utilize hashtags

Também é possível usar hashtags no Twitter a fim de facilitar a indexação e busca de publicações mais relevantes. Além disso, mantenha uma frequência dos seus posts e, claro, faça o possível para interagir com os comentários que se destacam mais.

Esteja atento ao trending topics

O trending topics permite a visualização de quais são os temas do momento dentro da rede social — ele funciona como um índice sobre o que os usuários mais estão falando por lá. Dessa forma, você poderá falar sobre os assuntos que estão em alta e que tiverem uma ligação com a sua marca, gerando engajamento com a sua página.

Outra opção é tentar entrar no trending topics lançando uma hashtag que esteja em alta naquele momento. Vale ressaltar que não deve ser algo explícito, como o nome da empresa, alguma campanha ou conceito. Seja sutil e baseie sua estratégia no comportamento de outros usuários da rede.

Tuíte em horários de pico

Existem certos dias e horários em que as pessoas estão mais ativas na rede social, o que significa mais oportunidades de elas se engajarem com suas publicações.

Identificar esses períodos e publicar seus conteúdos dentro dessa janela gera mais impressões, eleva o engajamento e promove diversos cliques. Compreenda que o horário de pico para postagens vai depender do seu público-alvo, por isso, teste a performance dos seus posts em horários diferentes para identificar quais dias e horários funcionam melhor para sua companhia.

Não fale somente dos seus produtos e serviços

Ficar mencionando somente os produtos e serviços da marca pode cansar os usuários e aumentar as chances de eles pararem de seguir o perfil. A dica é utilizar a rede social de maneira criativa e agradável, procurando desenvolver materiais que agreguem valor. Isso passará uma imagem de pertencimento natural daquelas pessoas à comunidade digital que sua marca desenvolveu.

Agora que você já sabe como usar o Twitter para atingir os melhores resultados para a empresa, aproveite para aplicar as dicas apresentadas e usufruir dos ganhos dessa estratégia eficiente.

Quer saber como podemos auxiliar nesse processo? Então, entre em contato com a gente para conhecer um pouco mais sobre a plataforma de gestão e acompanhamento de métricas em redes sociais.

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