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Dicas

Comportamento do consumidor digital

A era digital provocou uma mudança no comportamento de muitos consumidores. A polarização da internet, o crescimento do e-commerce, as novas formas de pagamentos online, o acesso mobile predominante, foram alguns dos fatores que potencializaram essa transformação.

Antigamente, as vendas funcionavam através de uma comunicação unidirecional, ou seja, pautada em um única direção, onde as empresas lançavam seus produtos e ações e os clientes eram impactados por essa atitude. 

Nas últimas décadas, houve uma mudança nessa estratégia. Hoje, a comunicação entre marca e clientes passou a ser bidirecional, ou melhor, uma via de mão dupla. Onde as relações, negociações e planejamentos, são pautadas através do comportamento do público-alvo. 

Por isso, as empresas que adaptam as suas soluções para esse consumidor mais crítico e exigente, alcança mais destaque no mercado, obtendo excelentes resultados. 

Quer aprender mais sobre esse tipo de cliente? Nesse artigo vamos explicar quem são eles, quais são as suas principais características e como conquistar esse novo consumidor. Fique atento!  

Quem são os consumidores virtuais? 

Os clientes virtuais, ou consumidores 4.0, são as pessoas que costumam consumir produtos e serviços nas redes sociais e lojas virtuais, através de uma análise criteriosa sobre a marca e seu posicionamento.

Estas pessoas são mais antenadas, informadas e com um poder de argumentação super desenvolvido. Elas têm consciência do mercado competitivo e ficam mais atentas às suas escolhas em relação a isso.

O consumidor digital não compra nada sem pesquisar e descobrir o valor das marcas, a qualidade dos produtos, o feedback de seus principais clientes e o prazo de entrega. 

Além disso, ele conta com uma rede de seguidores, conectados a ele ou não, que fornecem diversas informações sobre as marcas. Dessa forma, opiniões, sentimentos, gostos, preferências e afinidades, servem como elemento de proximidade entre as pessoas e provocam uma interação entre grupos.

Conquistar esse cliente digital representa um desafio para as marcas, pois, as estratégias precisam ser precisas e direcionadas. No entanto, quando bem planejada e executada, as ações são muito mais assertivas tendo em vista que as oportunidades de negócio são mais eficientes e as chances de sucesso são muito maiores. 

Quais são as principais características dos consumidores virtuais? 

Como já mencionamos anteriormente, esse consumidor, nascido ou criado na era digital, faz pesquisas, colabora com soluções, influencia pessoas e é hiperconectado.

Nesse contexto, é preciso entender melhor quais são as suas principais características. Veja a seguir algumas delas: 

  • Exigente com atendimento

O consumidor digital sabe da sua importância, por isso, ele gosta de ser bem tratado e é super criterioso com um bom atendimento. 

  • Não gosta de burocracias

Se os processos de compra da sua empresa são muito longos ou burocráticos, reveja! Esse cliente moderno prefere efetuar as suas ações de forma rápida e eficaz. 

  • Compara marcas

Para obter as melhores vantagens na compra de produtos ou serviços, estes indivíduos procuram comparar as empresas nas mais variadas plataformas, como: Google, Reclame Aqui, mídias sociais, entre outros. 

  • Valoriza a segurança da informação

Atento ao ambiente digital e suas transformações, estas pessoas costumam elogiar empresas que prezam pela segurança da informação, e investem para que os dados de seus compradores estejam protegidos. 

  • Procura por inovações

Moderno e antenado, esse cliente gosta de tecnologia! Por isso, ele está sempre em busca de novidades, com produtos diferentes e atrativos. 

  • Possui um perfil omnichannel

O consumidor 4.0 usa diversos dispositivos ao longo do dia (laptops, celulares, smart TVs, entre outros). Por isso, invista em plataformas que sejam capazes de se integrar a todos esses dispositivos de maneira eficiente. 

  • Respeita a responsabilidade social 

Empresas que possuem programas que valorizam a responsabilidade social, o meio ambiente e a diversidade cultural, costumam ser bem avaliadas por esse tipo de público. 

Para te ajudar a conquistar esse público mais criterioso, separamos algumas dicas práticas no tópico, a seguir, confira! 

 

Dicas para atrair o cliente virtual

Não é novidade que o consumidor 4.0 está moldando as estruturas de muitas empresas. Para conquistá-lo é preciso estar atento em todas as ações que incluem planejamento, execução e atendimento.

Separamos a seguir algumas dicas para atrair esse público, veja:

  • Construa a sua persona

Conhecer o seu cliente ideal nunca foi tão importante para as empresas, por isso, crie a sua persona, antes de desenvolver qualquer tipo de estratégia.

Ela deve conter os hábitos, desejos, dores e valores desse consumidor. Se você tiver dúvidas em relação a esse tema, clique aqui. 

  • Invista na empatia 

Tendo em vista, que a relação das marcas e clientes estão cada vez mais próximas, invista na empatia e no tom de voz próximo com esse público.

  • Desenvolva uma estratégia de conteúdo

Esse consumidor é hiperconectado, dessa forma, ele está acostumado a ver diferentes tipos de informação, por isso, é necessário desenvolver um planejamento de textos e imagens que possam surpreendê-lo e atender as expectativas da marca, gerando engajamento e vendas. 

  • Promova a interação direta

Os clientes digitais gostam de se relacionar com as empresas, por isso, invista nesse tipo de ação. Através de profissionais treinados ou chatbot é possível tirar dúvidas, responder sobre pedidos, ou até mesmo realizar uma venda.

  •  Proporcione boas experiências

Estes consumidores gostam de vivenciar bons momentos na hora de comprar. Lojas online com um conteúdo bem explicativo, como um carregamento rápido, costumam agradar esse tipo de cliente. 

  •  Invista na geolocalização 

Modernos, rápidos e ágeis, o consumidor digital não gosta de perder tempo com nada. 

Para atender essa necessidade, mantenha todas as informações sobre a sua empresa atualizadas nos mais variados canais. Estudos recentes do Google apontaram que pesquisas como “perto de mim”, “aberto”, “funcionando” estão crescendo no buscador. 

Para aproveitar ainda mais esse cenário, invista em campanhas direcionadas de geolocalização. Se você tiver dúvidas sobre esse tema, acesse aqui

E para potencializar ainda mais as suas vendas, separamos um guia para investir no marketing digital, confira! 

 

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