Tudo o que você precisa saber sobre marketing digital para sua empresa
Performance

Tudo o que você precisa saber sobre marketing digital para sua empresa

Com o avanço da tecnologia, o marketing digital se tornou uma excelente estratégia para gerar notoriedade à empresa, melhorar o alcance do público-alvo e trazer resultados mais satisfatórios. Isso porque se trata de um conjunto de medidas relacionadas à comunicação no ambiente virtual, com o objetivo de proporcionar novos negócios, criar e manter relacionamentos mais próximos entre organizações e clientes, divulgar a identidade da marca e demais ações de forma mais rápida e acertada.

Pensando na sua importância, elaboramos este conteúdo para apresentar os principais pontos que envolvem o marketing digital. Acompanhe!

Importância do marketing digital

Com o passar do tempo, a internet e as redes sociais proporcionaram mais autonomia aos clientes para que eles pudessem encontrar informações sobre companhias, marcas, além de compartilharem opiniões e experiências a respeito de um determinado produto ou serviço.

Dessa forma, o marketing digital pode ser visto como a principal estratégia para proporcionar que os usuários conheçam esses detalhes de forma mais simples. Além disso, é possível aplicar ferramentas adequadas para obter informações sobre o perfil dos consumidores, criar canais de vendas, atrair clientes, gerar visibilidade, mensurar resultados e demais fatores importantes para o desenvolvimento de qualquer negócio.

Vantagens de investir em marketing digital

O marketing digital pode oferecer diversos benefícios para o negócio que o aplica, conheça alguns deles.

Garantia de uma presença forte na internet

Uma boa aplicação em marketing digital pode colaborar para que a marca apareça nos resultados de busca e seja encontrada, principalmente no Google, que é o maior buscador online existente, diminuindo o custo de aquisição de consumidores (CAC). Ter essa presença digital nos dias atuais é essencial, afinal, se o consumidor buscar por um produto ou serviço na internet e não encontrar sua empresa, as chances dele não entrar em contato com você são bem altas.

Comunicação adequada com o público

O marketing digital permite não só construir uma relação com o público certo, mas também comunicar-se com ele no momento certo, já que possibilita um nível de segmentação mais preciso. Portanto, com os recursos certos, ficou muito mais fácil acompanhar as atividades e perfis dos usuários.

Assim, dá para segmentar, de maneira específica, as pessoas para quem a empresa deseja anunciar o produto ou serviço, o que gera a personalização das ações e campanhas de marketing. Como consequência disso, o seu público vai se identificar bastante com as estratégias aplicadas, gerando resultados muito melhores.

Criação de uma audiência qualificada

É preciso entender quem são seus clientes, hábitos de consumo, comportamentos, entre outros. O marketing digital colabora para entender esses pontos e conversar com quem realmente pretende consumir suas soluções, até fidelizá-los. Além disso, você pode estruturar esses contatos, seja por meio da assinatura de newsletter, e-mails cadastrados, e demais, fazendo com que essa audiência se torne ativa e primordial para a empresa.

Destaque entre a concorrência

Como não são todas as organizações que apostam no marketing digital, realizar esse investimento vai fazer com que você se diferencie dos seus concorrentes, já que é uma das melhores opções para as empresas que buscam por crescimento, independentemente do porte. Essa diferenciação pode ser adquirida por meio do fornecimento de bons conteúdos que auxiliem o público na identificação e solução de suas demandas, estabelecendo uma relação de confiança.

Boas práticas de marketing digital

Existem diversas maneiras de divulgar sua marca, produtos e serviços prestados nos meios digitais, bem como conteúdos utilizados para a promoção. No entanto, existem alguns canais que podem ser mais eficientes. É sobre eles que vamos falar a seguir.

Site

Geralmente, é o primeiro canal de contato entre a organização e seus potenciais cientes. Por meio dele, é passada toda a credibilidade necessária para sua base, além de ajudar em vários aspectos, por exemplo, ser encontrada pelos usuários, vender produtos e serviços etc.

Blog

Os blogs são páginas dinâmicas com a principal finalidade de disponibilizar sempre novos conteúdos e informações relevantes. Serve para conversar com o público, repassar mensagens, opiniões, demonstrar autoridade sobre determinado assunto e manter uma presença online, por meio de publicações que podem ajudar a melhorar o ranking do negócio nos mecanismos de busca.

Redes sociais

São plataformas desenvolvidas com o intuito de conectar pessoas de diferentes lugares e compartilhar informações entre elas, sejam pessoais, comerciais ou profissionais, reunindo indivíduos que apresentam os mesmos interesses e valores.

Existem diversas redes sociais, como Facebook, Instagram, Twitter, entre muitas outras, fazendo com que a maioria da população mundial esteja conecta a uma ou mais delas. Esse é um dos principais motivos pelos quais as empresas cada vez mais usam esses canais para se comunicar com os consumidores e promover suas marcas.

E-mail marketing

A lista de e-mail é uma importante ferramenta de vendas que o negócio tem, tendo em vista ser o canal para se comunicar com seus clientes com mais usuários disponíveis. Afinal, praticamente todos na internet têm, pelo menos, uma conta de e-mail. A obtenção dessa lista de contatos pode ser realizada em troca de conteúdos do blog, e-books, infográficos e demais.

Esse instrumento pode ser empregado para enviar promoções, apresentar novos produtos e serviços, construir confiança, implementar um relacionamento mais próximo com o cliente, entre outros benefícios. Outra vantagem do e-mail marketing é a possibilidade de mensuração de métricas, proporcionando ajustes nas ações para que os objetivos sejam alcançados.

Mídia orgânica

Trata-se da audiência atingida por meio do engajamento natural dos usuários com a marca, por intermédio de compartilhamentos e comentários espontâneos. É necessário que as organizações estejam ligadas ao feedback do público para realizar melhorias e manter o interesse.

Mídia paga

Trata-se das ações pagas de uma marca com o objetivo de elevar a visibilidade e agilizar seu reconhecimento perante o seu público de interesse. Entre os principais canais para aplicar as mídias pagas, podemos citar:

  • Facebook Ads (criação de fanpages, posts patrocinados ou anúncios pagos para campanhas publicitárias);
  • Google Ads (uma campanha de links patrocinados pode ser feita para que uma página seja encontrada, conforme a palavra-chave pesquisada, em um mecanismo de busca).

Tendências de marketing digital para 2020

A tecnológica tem proporcionado novas alternativas com frequência. Por isso, vamos mostrar as principais tendências para o ano de 2020.

Conteúdo em áudio (podcast)

Essa é uma das tendências mais fortes para 2020, considerando que as pessoas estão com pouco tempo para cumprir as atividades de uma rotina complexa e também para consumir conteúdo. Por esse motivo, os podcasts são ótimas opções para atingir os usuários de forma simples.

TikTok

Trata-se de uma rede social em fase de crescimento, principalmente entre a nova geração. Além do seu grande impacto com os usuários mais jovens, foi um dos aplicativos mais baixados nos últimos meses.

São números que devem ser considerados, pois a tendência é que, apesar de ser utilizado por um público mais jovem, a expectativa é que ele consiga seu espaço entre o público mais velho, da mesma forma que aconteceu com outras redes sociais, por exemplo, o Facebook e WhatsApp.

Marketing empático

No ano de 2020, a tendência é transformar as estratégias de marketing em algo mais personalizado e empático. Dessa forma, a humanização deve ser o foco, já que é uma demanda atual do mercado. Nesse caso, o ideal é fazer menos promessas, oferecer realmente o que propor e disponibilizar o material necessário para que os consumidores realizem suas compras.

Conteúdo de vídeo

O conteúdo em vídeo tem ganhado cada vez mais espaço pela sua facilidade em conquistar a atenção dos usuários. Além disso, por meio dele, é possível transmitir a mensagem que se pretende passar para o público de maneira mais clara e prática.

Erros de marketing digital para evitar

Para garantir os resultados esperados, é necessário conhecer os principais erros cometidos no marketing digital e, dessa forma, evitá-los.

Não aplicar o inbound marketing

É comum, em algumas empresas, que os responsáveis pelo marketing insistam na estratégia de outbound, que é o investimento na publicidade tradicional, como outdoors, TV e demais. No método inbound marketing, são aplicadas ações não invasivas, por meio da produção de conteúdo que seja interessante para o consumidor, apresente informações de qualidade e outras utilidades que levarão o cliente até o negócio.

Deixar de elaborar a estratégia de marketing digital

É importante manter o foco, por isso, sem uma estratégia bem definida, é impossível atingir o objetivo. Um bom planejamento engloba metas, o público que se pretende alcançar, como isso será feito, entre outros. Então, um erro comum é não ter um plano bem traçado.

Não investir no site da organização

O site da empresa é uma das principais portas para os usuários, já que é o lugar onde eles encontrarão todas as informações que precisam. Apostar em publicações nas redes sociais e não investir no site é um erro comum entre as pessoas que buscam bons resultados no marketing digital.

É necessário ter o site como um instrumento essencial de trabalho, já que é por lá que os conteúdos completos serão publicados, chamadas para ações serão publicadas e a retenção de clientes ocorrerá. O usuário que confia no trabalho da empresa será um visitante assíduo do site.

Não criar conteúdo relevante

Na internet podem ser encontrados diversos conteúdos, sobre praticamente todos os temas. Se a marca produz um conteúdo superficial, será só mais uma no mercado. Por isso, busque ser especialista na área, tenha domínio sobre os produtos e serviços oferecidos e se torne uma referência no segmento.

Deixar de promover o conteúdo

Deixar de estar presente nas redes sociais onde o público-alvo se encontra pode ser bastante prejudicial para a sua estratégia de marketing. Então, esteja nos principais canais e promova o conteúdo por lá. Realize campanhas, aplique uma linguagem adequada e esteja à disposição para esclarecer dúvidas. A companhia que não é frequente nas redes sociais pode parecer desatualizada, e isso deve ser evitado.

Não identificar as buyers personas do negócio

Identificar que são os potenciais clientes da empresa é essencial. Afinal, só assim se pode trabalhar conforme as necessidades dos consumidores. O principal erro, nesse caso, é não realizar uma pesquisa sobre o que os usuários esperam e qual o perfil deles. Esse é o grande motivo de muitas empresas não gerarem leads.

Deixar de conhecer a jornada do consumidor

As ações de marketing digital exigem conhecimento da jornada do cliente. Não ter cuidado com esse fator é um erro de muitas empresas. Isso porque se você não compreende em qual fase o cliente está, como vai elaborar um conteúdo que faça com que ele se torne um cliente? Essa trajetória é dividida em 3 etapas:

  • atração: quando o consumidor identifica que tem um problema e busca conhecer um pouco mais sobre ele;
  • consideração: quando ele entende o problema e tem alguns dados sobre como solucioná-lo;
  • decisão: quando o cliente está no momento de decidir o que fazer para resolver sua necessidade. Decisão da compra de um produto o serviço.

Não entender essa jornada vai fazer com que você crie conteúdos errados para seus potenciais clientes.

Deixar de investir nos mecanismos de busca — SEO

No momento de utilizar palavras-chave, é preciso ter atenção ao colocá-las no conteúdo produzido. Nesse caso, o mais adequado é inseri-las de maneira útil para o leitor. Além disso, para ranquear o blog da empresa é necessário aplicar a otimização. Por esse motivo, foque em palavras-chave longtail também, pensando em algo mais específico, aumentando as chances da página aparecer nas pesquisas.

Não acompanhar os concorrentes

Muitas empresas deixam de pesquisar o mercado, observar as ações da concorrência e monitorar o novo. No entanto, ter essa atenção é essencial para medir o próprio trabalho, pois, assim, fica mais fácil identificar erros e acertos nas estratégias dos concorrentes que você pode evitar ou até mesmo aprimorar. Fique ligado a tudo o que acontece no seu segmento.

Ações e ferramentas de marketing digital

Veja algumas ferramentas que podem ser usadas para melhorar as ações de marketing digital.

Links patrocinados

São utilizados para controlar e gerenciar campanhas de mídia paga de diversos canais em um único local. Além de possibilitar o acompanhamento da prática dos concorrentes e direcionar as melhores medidas para que a campanha conquiste bons resultados.

E-mail marketing

Por meio dele, é possível enviar informações de promoções, além de manter um relacionamento mais próximo e reunir contanto de pessoas interessadas nos produtos ou serviços da empresa.

Criação de infográficos

Serve para a elaboração de um conteúdo com linguagem direta e simples, facilitando a leitura do público.

Mídias sociais

Permite a análise, gestão de relatórios e monitoramento das campanhas em diversas redes sociais em um único local.

Usabilidade

Por meio dessa ferramenta, é possível identificar no que os usuários clicam, como navegam dentro do site da organização e até onde eles rolam em uma página, entre outras ações.

Análise de sites

Por meio da análise de site é possível descobrir de onde veio um visitante e suas ações dentro do site, como links que foram clicados, tempo de permanência na página etc.

Banco de imagens

Utilizado para obter imagens profissionais para o site, conteúdos, anúncios, entre outros. Isso porque não é uma boa ideia acessar a internet e pegar a primeira figura que aparecer, por vários fatores, inclusive direitos autorais.

Landing pages

Serve para criar páginas de pouso ou de captura, com a finalidade de receber o visitante e conduzi-lo para uma ação específica, por exemplo, preenchimento de um formulário, realização de vendas e demais.

Link building

Ao elaborar uma publicação, o ideal é buscar interdisciplinaridades no próprio conteúdo, linkando assuntos semelhantes com o foco em aumentar o tráfego dentro da própria página.

Agora que você entende as principais questões que envolvem o marketing digital, como importância, vantagens, boas práticas, erros a serem evitados, tendências e ferramentas, não espere para colocá-lo em prática e alcançar os melhores resultados para sua empresa.

Quer saber como nossas soluções podem ajudar nesse processo? Então, entre em contato com a gente agora mesmo!

Veja também esses materiais importantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *