Face Ads Baixo investimento
Dicas

Como otimizar anúncios do Facebook Ads com baixo investimento

O Facebook é uma das plataformas de mídia social mais populares entre pessoas e marcas. Ela possui, em dados do último ano, 2,38 bilhões de usuários ativos mensais – o que significa que tem muito potencial para promover sua marca.

Com os anúncios do Facebook, que não são caros, as marcas podem postar conteúdo para promover seus serviços ou produtos, o que os ajuda a ampliar seu alcance, direcionar tráfego de alta qualidade ao site e aumentar as taxas de conversão.

Você gasta muito tempo e dinheiro criando anúncios no Facebook; portanto, obviamente, deseja obter o máximo benefício possível do seu orçamento de anúncios.

Mas se você está lutando para alcançar o público-alvo certo por meio de anúncios no Facebook, provavelmente precisará otimizar seus anúncios no Facebook com uma segmentação de público muito precisa e com estratégias avançadas de Mídias Sociais.

Continue lendo para descobrir 7 maneiras eficazes de otimizar seus anúncios do Facebook para melhorar seu desempenho.

1) Otimize compartilhamentos e curtidas nos seus anúncios do Facebook

Os compartilhamentos e curtidas que você recebe em seus anúncios e postagens no Facebook são apenas uma forma de prova social.

Se você obtiver um número maior de curtidas e compartilhamentos, isso indica que o público gosta de seus produtos e serviços.

Quando você configura uma campanha de anúncios no Facebook, existem duas opções: criar novos anúncios para cada campanha e conjunto de anúncios ou usar uma postagem existente.

A maioria das marcas geralmente perde a opção “Usar postagem existente”, mas essa é uma maneira incrivelmente eficaz de otimizar seus compartilhamentos e curtidas de anúncios no Facebook.

Dá a você a oportunidade de coletar todos os compromissos pós-campanha em um único anúncio.

Se você está se perguntando como seus concorrentes têm centenas de curtidas em suas campanhas no Facebook, provavelmente estão usando esse truque de otimização.

Mas como você faz isso?

É fácil e simples: tudo o que você precisa fazer é usar a mesma postagem para configurar várias campanhas de anúncios e publicar a postagem promocional na página do Facebook da sua empresa.

Em seguida, selecione esta postagem sempre que estiver configurando uma nova campanha de anúncios.

2) Teste A / B de suas ideias

Antes de otimizar seus anúncios no Facebook, você precisa descobrir o que funciona melhor para sua marca.

Mas como você vai descobrir isso? A maneira ideal de descobrir os anúncios ou mensagens criativas com melhor desempenho é executar um teste rápido A / B do Facebook.

Dito isto, você não precisa testar tudo. Você só precisa descobrir quais elementos do seu anúncio podem ter o maior impacto no seu público-alvo.

Além disso, quaisquer alterações que você fizer precisam gerar as mais altas taxas de cliques e conversões.

Para começar, você pode iniciar seu teste A / B com os seguintes elementos de anúncio:

  • Design de anúncio (criativos)
  • Objetivos da campanha
  • Copy do anúncio (especialmente o título)
  • Posicionamento do anúncio
  • Sua oferta de valor exclusivo
  • Métodos de licitação
  • Botões de apelo à ação

A melhor maneira de testar diferentes versões do seu anúncio é atribuindo um parâmetro UTM (tags que você pode adicionar ao final dos seus URLs para rastrear a eficácia de suas campanhas de marketing nas fontes de tráfego e na mídia de publicação) para cada versão.

Dessa forma, você pode ter uma ideia clara de quanto tráfego de referência cada versão conseguiu enviar e quais tiveram mais impacto.

O UTM.io pode ajudá-lo a criar links UTM apenas inserindo detalhes importantes, como nome da campanha, mídia e origem.

Ele monitora todos os links marcados que você criou, quando foram criados e quem os criou para que você possa organizar seus links UTM.

3) Otimize sua preferência de segmentação

É importante que você identifique o público-alvo rentável, que inclui o gênero e a faixa etária certos.

Nem todos os sexos e faixas etárias respondem da mesma maneira; portanto, você deve evitar desperdiçar seu dinheiro nas categorias incorretas e não lucrativas.

Invista o suficiente para atingir o (s) público (s) certo (s) para gerar mais vendas, o que significa que você precisa analisar o desempenho de gênero e faixa etária.

Para fazer isso, faça login no Facebook Ads Manager e clique em “Relatórios”:

Depois que a página do relatório aparecer, você precisará selecionar o período que deseja analisar.

Em seguida, clique em “Personalizar colunas” e decida sobre os valores para o relatório. Na lista suspensa, selecione “Idade”, “Sexo” ou “Idade e sexo”:

Depois de obter o relatório, os insights ajudarão você a tomar decisões estratégicas e permitirão refinar suas preferências de segmentação para atingir o público certo.

4) Aproveite os influenciadores para otimizar seus anúncios no Facebook

Outra ótima maneira de otimizar seu anúncio no Facebook é redirecionar o conteúdo gerado pelo influenciador.

O conteúdo criado pelos influenciadores geralmente é mais relevante, autêntico e relacionável do que o conteúdo de uma empresa, que pode tender a ser promocional ou comercial.

Esse conteúdo ajudará você a chamar a atenção de clientes em potencial e a se conectar a eles com mais facilidade.

Você pode usar o conteúdo gerado pelo influenciador para aumentar o impacto e a eficácia de seus anúncios no Facebook, ajudando a gerar mais tráfego de alta qualidade, a aumentar sua taxa de engajamento e a aumentar seus seguidores nas mídias sociais.

Em vez de usar imagens genéricas, você pode usar imagens autênticas criadas por influenciadores.

Vamos dar uma olhada em algumas das maneiras mais eficazes de usar o conteúdo de influenciadores para otimizar seu anúncio no Facebook:

Amplificar o conteúdo do influenciador reaproveitado

O conteúdo gerado por seus influenciadores o ajudará a conquistar a confiança do seu público-alvo. Isso ocorre porque o conteúdo não é spam e parece mais relacionável e realista.

74% dos profissionais de marketing disseram que reformulam o conteúdo gerado por influenciadores e o publicam em seus canais de mídia social:

No entanto, garanta que você tenha permissão de seus influenciadores para usar o conteúdo deles!

Agora que você reformulou o conteúdo gerado pelo influenciador para sua postagem no Facebook, você pode pagar para ampliá-la.

Isso ajudará você a ampliar seu alcance e encontrar um público-alvo que não seja usuários que já são seus seguidores.

Postagens e imagens relacionadas e de alta qualidade atrairão seu público-alvo para sua página do Facebook e ajudarão a convertê-los em seguidores.

Use o conteúdo da campanha gerada por influenciadores em seus anúncios do Facebook

Os influenciadores tendem a ter uma ideia muito melhor do que seus públicos-alvo desejam ver, de modo que o conteúdo criado por eles atrai seu público.

Além disso, os influenciadores sabem exatamente como exibir seus produtos de maneira envolvente e natural.

Como resultado, essa tática pode ajudá-lo a converter seus clientes em potencial em clientes reais.

Você pode pular a etapa adicional de compartilhar o conteúdo gerado pelo influenciador em seus canais de mídia social e apenas usá-lo para o seu anúncio no Facebook.

Você pode criar anúncios para promover um determinado produto ou serviço, o que incentivará as pessoas a clicar no anúncio, visitar a página do produto e fazer uma compra.

Mas, para que essa estratégia funcione, você precisa encontrar e colaborar com os influenciadores certos.

5) Use pixels do Facebook e alcance novos mercados

O pixel do Facebook – código que você coloca no seu site para rastrear conversões de anúncios do Facebook – permite que as marcas criem um público semelhante para seus produtos ou serviços e encontrem novas pessoas com características semelhantes às do público-alvo do seu influenciador.

Em outras palavras, é uma ferramenta fácil de usar e eficaz.

O uso do Facebook Pixels permite que você chegue facilmente a novos mercados que podem ampliar o alcance da sua marca.

Esse recurso permite identificar e direcionar públicos-alvo com interesses, comportamentos e hábitos semelhantes.

Depois de identificar um público parecido, você pode usar o conteúdo criado pelo influenciador com melhor desempenho e segmentar com facilidade novos clientes em potencial.

Siga estas etapas fáceis para instalar os Pixels do Facebook:

Etapa 1 – Você precisa abrir a página Pixel . Você pode abri-lo diretamente ou acessar o Gerenciador de anúncios do Facebook, abri-lo e clicar no botão de menu na parte superior;

Etapa 2 – Quando uma nova janela for aberta, clique no botão “Criar um pixel” para iniciar o processo;

Etapa 3 – Nomeie sua conta de pixel e clique em “Criar”;

Etapa 4 – Agora você está pronto para instalar a página de pixels. Lembre-se de usar o código base fornecido;

Etapa 5 – Hora de instalar o pixel do Facebook usando o código do evento! Clique em “Avançar” e teste seu status de pixel (é necessário selecionar “Pixels” retornando à sua página do Gerenciador de anúncios).

Se você vir o status do seu Pixel como “ativo”, significa que você o instalou corretamente.

Normalmente, leva cerca de 20 minutos para atualizar o status do Pixel.

Depois de criar com êxito uma página Pixel para sua marca, você poderá criar um público parecido.

Isso ajudará você a aumentar o alcance da sua marca e chamar a atenção do seu público-alvo.

6) Pense na lista de permissões

Quando as marcas têm acesso total à conta de seus influenciadores e veiculam anúncios nos nomes de seus influenciadores, isso se chama lista de permissões.

Com a estratégia anterior, as marcas usam conteúdo criado por influenciadores e veiculam anúncios em sua própria página no Facebook.

Mas com essa estratégia, as marcas podem exibir anúncios na página do Facebook de seus influenciadores.

Quando você exibe anúncios na página do Facebook da sua marca, isso pode ser eficaz.

No entanto, a exibição do mesmo anúncio na página do Facebook de seu influenciador pode ser duplamente eficaz e gerar melhores resultados.

Por quê? Como os influenciadores são populares, têm muitos seguidores e, mais importante, são confiáveis ​​e autênticos. No entanto, esse não é o único motivo para você fazer a lista de permissões.

A lista de permissões também permite que as marcas fiquem de olho no desempenho do conteúdo orgânico e pago do influenciador.

Essa estratégia também permite que as marcas filtrem qualquer tipo de conteúdo que possa prejudicar a reputação de sua marca. Assim, permite proteger sua marca de qualquer tipo de conteúdo controverso.

Apenas garanta uma parceria com influenciadores que são do seu nicho e são relevantes para a sua marca.

Eles também precisam criar conteúdo atraente, atraente e, é claro, seguro para sua marca.

Se você colabora ou confia nos influenciadores errados, isso pode causar muitos danos à reputação da sua marca.

A lista de permissões ajuda você a colaborar com influenciadores de marca segura, mas você deve garantir que não silencie as vozes autênticas de seus influenciadores.

Foram suas vozes e estilos únicos que os ajudaram a se tornar influentes em primeiro lugar.

Essa estratégia não é apenas benéfica para as marcas, mas também tem algumas vantagens para os influenciadores.

Isso ajudará os influenciadores a expandir seu alcance e conquistar novos seguidores relevantes. Tudo sem nenhum custo para eles, porque você estará pagando pelos anúncios!

7) Selecione a opção de lance certa

Em linguagem simples, o Facebook realiza leilões e seleciona os melhores anúncios com base no desempenho e nos lances.

Isso significa que você precisa selecionar a opção de lance mais adequada para sua empresa.

Nos últimos anos, o modelo de tipo de lance do Facebook mudou e se tornou mais complicado.

Você precisa decidir em que tipo de resultado deseja otimizar seus anúncios do Facebook. Cada objetivo da campanha oferece várias opções para você escolher.

Por exemplo, se você estiver executando uma campanha de anúncios de conversão, poderá selecionar entre visualizações da página de destino, cliques no link e conversões. Idealmente, a conversão é a opção mais eficaz para selecionar.

Mas e se você estiver executando uma campanha com um orçamento apertado? Nesse caso, é melhor optar por otimizar os cliques até o Facebook ter dados de conversão suficientes.

No entanto, se você deseja aumentar o número de visitantes do seu blog, pode otimizar o engajamento.

Recentemente, o Facebook alterou suas opções de lance automático e manual para conversões. Você pode selecionar entre duas novas estratégias de lances:

Custo-alvo – concentra-se em manter um custo médio constante (anteriormente chamado de lance manual).

Custo mais baixo – é com ou sem um limite de lance (anteriormente chamado de lance automático com um lance máximo).

Se esta é sua primeira vez com anúncios do Facebook ou se você está em um setor super competitivo, considere selecionar a última opção, “Menor custo”. Isso ajudará você a sobreviver a quaisquer flutuações de lance.

Você pode selecionar “Menor custo” e “Definir um limite de lance” se seu objetivo é gerar resultados satisfatórios com o menor custo possível.

Mas se você selecionar “Custo-alvo”, ele ajudará a fornecer leads de alta qualidade a custos médios.

No entanto, você pode acabar pagando mais do que poderia esperar. Além disso, pode exigir otimização e gerenciamento adicionais.

Conclusão

Quando usado corretamente, há muitas vantagens em usar os Anúncios do Facebook em sua estratégia de marketing, como ajudá-lo a gerar tráfego de alta qualidade e mais lucro.

Mas, para gerar lucro máximo, você precisa otimizar seus anúncios do Facebook – e as maneiras fáceis de implementar e eficazes mencionadas acima podem ajudá-lo a fazer isso.

Texto de Adriano Luz – Fundador da Agência Webtrends (https://webtrends.net.br)

 

Veja também esses materiais importantes