Redes sociais para empresas: onde encontrar o seu público?
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Redes sociais para empresas: onde encontrar o seu público?

Apostar nas redes sociais para empresas é fundamental nos dias de hoje, já que com o avanço da tecnologia o uso dos canais digitais tem se tornando cada vez mais frequente pelos clientes que buscam adquirir um produto ou soluções para suas demandas.

É um meio efetivo para melhorar as vendas, aumentar a reputação no mercado e apostar na expansão do negócio. Mas, para que isso ocorra, é importante entender qual é o seu público, onde ele está presente e disponibilizar conteúdo de qualidade.

Quer entender melhor como atrair seu público e se diferenciar nas redes sociais? Continue sua leitura!

Qual a importância de estar presente em várias redes sociais?

Estar presente nas redes sociais é importante por diversos motivos, entre eles:

  • possibilita uma comunicação mais rápida com consumidores e clientes em potencial;
  • rapidez no compartilhamento e alcance de informações;
  • proporciona a viabilidade de mostrar a autoridade do negócio sobre determinados assuntos;
  • ultrapassa fronteiras, sendo que o usuário pode ter acesso às informações da empresa de qualquer lugar, entre outros.

Pelo fato de existirem diversas redes sociais disponíveis, é importante entender qual é o seu público-alvo e onde ele está, já que alguns canais são utilizados por pessoas mais jovens, outros têm intuitos mais profissionais e demais particularidades. Para identificá-lo você pode:

  • analisar dados demográficos;
  • observar os hábitos de consumo;
  • idade;
  • localização;
  • gênero;
  • interesses;
  • profissão, entre outros dados relevantes.

Assim, fica mais fácil elaborar conteúdos de qualidade, vender diretamente para esse público e conquistar audiência qualificada para os produtos e serviços.

Quais são as redes sociais mais utilizadas e como criar um conteúdo de sucesso?

Após identificar onde o seu público está, é importante adotar algumas estratégias para criar um conteúdo adaptado para cada uma das redes sociais.

Facebook

O Facebook é uma das redes sociais mais acessadas do mundo. Nele é possível realizar a divulgação de vários tipos de mídias, como vídeos, fotos ou textos, realizar patrocínio de campanhas por meio de anúncios e publicações de destaque, aumentando o alcance aos usuários.

O recomendável é publicar conteúdo que não esteja direcionado à marca e suas soluções, passando valor aos usuários por meio de indicações e dicas valiosas. Isso vai gerar autoridade, mostrando que a empresa é capaz de proporcionar aquilo que ele precisa.

Instagram

Outra rede social bastante popular por permitir diversas postagens de vídeos e fotografias. É preciso ter em mente que o conteúdo publicado é que vai fazer com que a marca consiga engajamento e estimule os usuários a voltarem cada vez mais no perfil.

No Instagram, a maioria dos processos de compra é baseada na aparência visual, então, aposte nas fotos, vídeos e stories de alta qualidade e com frequência. Outra oportunidade proporcionada pelo Instagram é a parceria com influenciadores digitais, podendo gerar resultados bastantes positivos.

LinkedIn

É a maior rede social corporativa do mundo. Disponibiliza interação com decisores de empresas renomadas e atualização do perfil do público-alvo, sendo bastante útil com relação a contatos corporativos, busca por candidatos, vagas de emprego etc.

Os perfis dos usuários são criados como um tipo de currículo, onde constarão informações e fotos sobre o candidato, habilidades, formação, qualificação, experiência anteriores e demais. Também apresenta grupos de discussões sobre vários assuntos, ajudando na construção de uma marca pessoal e fortalecimento da organização no mercado.

Nesse contexto, o conteúdo precisa gerar valor aos profissionais, se posicionando como especialista no seu ramo de atuação. Você pode publicar imagens, artigos, vídeos e atualizar o status com ideias, informações relevantes e opiniões sobre algo que faça parte da sua rotina.

Quando as publicações chamam a atenção dos usuários, você alcança compartilhamentos, curtidas e comentários, levando à solicitação de conexão com novos seguidores.

Twitter

Funciona como um tipo de microblog, que permite a publicação de textos com até 280 caracteres, além de imagens, vídeos, enquetes, gifs e links. É mais usada como segunda tela, já que durante o acesso ao canal os usuários consomem outros conteúdos.

Para se fazer presente na rotina dos clientes, é bom engajar com o público sobre vários temas, principalmente aqueles que estão nos Trending Topics (assuntos mais discutidos no momento).

YouTube

Plataforma de streaming de vídeo bastante usada pelos usuários da internet. O ideal é usá-lo com o fornecimento de vídeos com workshops, palestras, editais, vídeo-aulas e demais conteúdo que podem ajudar a realizar a propaganda da empresa.

Conseguiu entender a importância das redes sociais para empresas? Então, aproveite as dicas apresentadas para aproximar sua marca do consumidor e alcançar bons resultados.

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