Dicas para conseguir trabalho na área de Marketing Digital
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Dicas para conseguir trabalho na área de Marketing Digital

O mercado para quem trabalha com marketing digital está super aquecido! O comércio eletrônico e a comunicação empresarial mudaram devido à aceleração da transformação digital provocada pela pandemia.

E para acompanhar todo esse movimento, as companhias precisaram se adaptar, contratando empresas ou profissionais especializados para desenvolver estratégias e não perder as oportunidades de crescimento.

Segundo uma pesquisa realizada pelo LinkedIn em 2021, dentre as 15 profissões consideradas “em alta” no país, 5 estão relacionadas a marketing digital. Analista de e-commerce, especialista em tráfego pago e criadores de conteúdo, aparecem com destaque no estudo.

Mas, se você está começando nesse setor, e não sabe onde procurar oportunidades, veja as dicas que separamos a seguir! 

1- Invista em Branding pessoal

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Para se destacar no marketing digital, a primeira dica é investir no “branding pessoal”, ou seja, na sua “marca profissional”.

Diante disso, crie estratégias para criar presença e autoridade na área em que você atua, para que assim influencie um determinado grupo de pessoas, através da sua experiência, conhecimento e propósitos.

Dentre os principais benefícios do branding pessoal, podemos citar:

  • Maior visibilidade para o seu trabalho
  • Gera credibilidade
  • Apresenta seus diferenciais perante a concorrência
  • Cria uma rede de relacionamento
  • Aumenta as chances de indicações, promoções, convites para entrevistas de emprego e palestras, entre outros. 

Mas como fazer isso?

1º – Encontre o seu nicho de atuação

Para alcançar as pessoas certas com a mensagem certa, é necessário definir um nicho de atuação e conhecer muito bem a persona que se deseja atingir. 

Por isso, o processo de seleção do nicho é muito importante. Afinal, tempo é dinheiro, não é verdade? E ninguém quer gastá-lo criando conteúdos que não conectam com pessoas que vão contribuir para aumentar a sua autoridade ou lhe oferecer oportunidades.  

Para fazer isso, faça uma lista com temas que você domina, depois avalie a oferta e procura sobre estes temas, pesquise sobre as principais tendências e analise os concorrentes.

2º – Invista em conhecimento o tempo todo!

Faça cursos de atualização, acompanhe especialistas do mercado em diferentes áreas, assista a vídeos sobre os temas relacionados ao seu trabalho, participe de eventos, leia livros. Enfim, mergulhe nesse mundo! 

3º – Produza conteúdo de valor

Elabore conteúdos consistentes e relevantes para a sua persona. Afinal, quando falamos de marketing digital, a consistência é TUDO!

Diante disso, faça um cronograma de publicações, aborde os temas que são mais importantes sobre o seu nicho de atuação, invista em formatos diferentes, fale sobre as tendências e não esqueça se soltar a criatividade. 

4º – Interaja

Crie relacionamento com os seus seguidores, interaja com eles, faça enquetes, responda aos comentários, enfim, incentive o engajamento!

Você pode inclusive, oferecer infoprodutos ou descontos para quem quiser contratar os seus serviços. 

5º – Faça parcerias

Procure colegas ou empresas que possam te ajudar a trazer novas oportunidades e faça parcerias. Se a sua estratégia for adquirir clientes para trabalhar de forma autônoma, busque fazer combinações com empresas que possuem características semelhantes com as quais você deseja trabalhar.

Agora, se você pretende aumentar o seu alcance através das parcerias, busque colegas de trabalho que atuam em áreas distintas ou até aquele amigo que tem um bom alcance nas redes sociais, mas não atua diretamente com marketing digital.

2- Crie um portfólio digital

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O portfólio digital é basicamente um “cartão de visita” digital para conquistar novas oportunidades. Ele deve reunir uma coleção de todo o trabalho que você já desenvolveu relacionado a área.

Para criá-lo o mais aconselhável é usar alguma plataforma digital. Atualmente, existem diversas no mercado, entre elas: Wix, Behance ou Cargo Collective.

Se você é designer, por exemplo, reúna os materiais mais importantes que você desenvolveu e coloque-os em pasta de acordo com uma categoria específica. Crie um mini perfil falando sobre as suas principais habilidades, cursos e formações técnicas.

E, não se esqueça da prova social! Peça para algum cliente ou gestor escrever um pequeno texto sobre o seu trabalho e o que considera mais relevante. 

Crie um layout limpo e de fácil compreensão, para que os seus trabalhos sejam valorizados e atrativos para o recrutador. Isso pode ser decisivo para alcançar o sucesso profissional. 

3- Participe de grupos do Facebook

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Atualmente, existem diversos grupos de discussão no Facebook que permitem que seus seguidores postem oportunidades de trabalho fixos ou Freelancers, principalmente voltados para o marketing digital.

Faça uma pesquisa e rastreie quais comunidades podem ser interessantes para você. Existem grupos que são mais genéricos e voltados para todo o Brasil, como no caso do: Social Media Brasil, Freelancer de Comunicação, Social Media Influencer Group, entre outros.

Há também outros que são mais segmentados por função ou localização.

Vale ressaltar que cada grupo possui regras específicas de utilização, por isso, leia as instruções e fique atento!

E na hora de fechar jobs, procure conhecer um pouco da empresa com que você vai trabalhar, providencie um contrato, e veja se é o caso de pedir um adiantamento ou não. Estes detalhes devem ser tratados com muito cuidado e responsabilidade tanto pelo contratante quanto pelo profissional. 

4- Use o LinkedIn

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O LinkedIn está crescendo cada dia mais e tem se tornado uma importante ferramenta para trabalhar seu networking, ampliar a rede de contatos, conseguir indicações, encontrar emprego ou até parcerias de trabalho. 

Os usuários da rede publicam geralmente conteúdos sobre sua carreira profissional, desafios do mercado, notícias e tendências sobre as áreas que atuam, entre outros.

No entanto, o LinkedIn também pode ser uma excelente alternativa para buscar oportunidades, separamos a seguir algumas dicas para te ajudar nessa procura dentro da plataforma, confira:

  • Mantenha seu perfil completo e atualizado;
  • Siga empresas nas quais você tem interesse;
  • Publique artigos com palavras-chave e assuntos que sejam relevantes para a sua área de atuação;
  • Conecte-se com profissionais de recursos humanos;
  • Siga top influencers e comente em algumas publicações;
  • Faça o plano premium, se puder, existem diversas funcionalidades que estão disponíveis apenas para quem tem esse tipo de conta na rede;
  • Mantenha contato com conexões já existentes, que tal dar os parabéns pelo aniversário de algum ex-colega de faculdade ou comentar alguma nova conquista de algum conhecido seu?
  • Participe de grupos que estejam relacionados a seu nicho de interesse;
  • Produza conteúdos com frequência;
  • Crie o seu perfil em outro idioma, se tiver familiaridade com outras línguas, nada de blefar aqui, pois, o resultado pode ser catastrófico;
  • Inclua trabalhos voluntários no seu perfil;
  • Peça para colegas ou gestores compartilharem depoimentos sobre a sua trajetória profissional com eles;
  • Dê uma atenção especial no título e resumo do perfil;
  • Utilize as próprias ferramentas de busca de emprego da plataforma.

5- Teste o Google Alerts

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Você já ouviu falar no Google Alert? 

Esta ferramenta tem como principal objetivo detectar conteúdos relacionados a palavras-chaves cadastradas. 

As pessoas costumam utilizá-la para acompanhar assuntos que sejam de grande interesse, monitorando conteúdos de forma simples.

Mas, você sabia que dá para usar a ferramenta para buscas oportunidades no marketing digital?

Para isto, você deve cadastrar palavras-chaves que sejam do seu interesse. Assim, a ferramenta irá encaminhar um aviso imediatamente para você assim que uma nova vaga que você deseja aparecer. 

Outra alternativa, é cadastrar os nomes das empresas que deseja fazer parcerias ou jobs.

6- Crie perfis em sites especializados

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Uma excelente opção para quem está em busca de oportunidades de trabalho no marketing são os sites direcionados para este objetivo.

Existem várias opções no mercado, com planos de assinatura gratuitos e pagos, separamos a seguir alguns deles, confira:

Saiba mais dicas sobre marketing digital, clicando aqui! 

 


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