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Você conhece os diferentes tipos de personas?

A persona tem um papel fundamental na estratégia de marketing digital de qualquer empresa. Ela ajuda, basicamente, na representação de perfis psicológicos e emocionais que você deve abordar na comunicação e linguagem com o seu público. 

Quando se conhece quem quer comprar fica muito mais fácil elaborar um conteúdo que o convença. Sem esquecer da economia de tempo e recurso, pois, a estratégia estará direcionada apenas para quem realmente interessa. 

Por esse motivo, é necessário descobrir quem é o seu cliente, entender o que ele busca e principalmente conhecer as suas “dores”. Ignorar esse estudo pode comprometer os resultados. 

Mas, se você costuma trabalhar com diferentes produtos, serviços ou até público-alvo é necessário criar mais de uma persona para atender a todas as expectativas e objetivos. Afinal, cada uma delas apresenta demandas, metas individuais e métricas de sucesso diferentes.

Se você quiser saber mais informações sobre a importância das personas e como desenvolvê-las, clique aqui.

Nesse artigo, vamos te apresentar os diferentes tipos e como eles podem te ajudar na sua estratégia de marketing digital, confira! 

Por que preciso conhecer os diferentes tipos de persona?

Em uma estratégia de marketing digital existem diferentes objetivos que podem ser buscados por uma empresa e para cada necessidade há tipos de personas mais adequados do que outros.

Em alguns casos, dependendo do tipo do lead e suas “dores” será necessário mudar a abordagem, o conteúdo e até mesmo a “call-to-action” para atingi-lo e conseguir a conversão. Dessa forma, conhecê-los irá direcioná-lo sobre qual caminho seguir.

Além disso, quando existe uma pesquisa inicial para entender o público-alvo e seus diferenciais, é possível tomar decisões mais assertivas, que em muitos casos evita o desperdício de recursos e tempo.  

Entender sobre os diferentes tipos de personas também irá contribuir para a escolha do canal (redes sociais, sites, blogs). Afinal, a empresa precisa estar onde o seu lead frequenta. Não adianta nada criar uma campanha criativa para um determinado público e divulgá-la no Facebook, por exemplo, mas perceber depois que os internautas são mais ativos no Instagram. 

Dessa forma, esse estudo irá contribuir para uma maior compreensão e aproximação entre marca e clientes, influenciando diretamente nos resultados, desde no lançamento de produtos, até na reestruturação de um site ou alteração na identidade visual da marca.  

Contudo, vale ressaltar que as empresas podem utilizar diferentes tipos de personas em sua estratégia simultaneamente, sendo que cada uma deve ser aplicada com um objetivo específico. 

Dessa forma, veja no tópico a seguir quais são eles e suas principais características, acompanhe! 

????️Buyer Persona

Personagem fictício criado a partir de dados e comportamentos, que representa um cliente ideal de uma empresa. Utilizado com frequência, ele é desenvolvido a partir de pesquisas com consumidores ativos e potenciais leads. 

O seu processo de desenvolvimento procura entender os gostos e hábitos desse público que influenciam direta ou indiretamente na hora da compra. 

Para atribuir mais características a essa persona, costuma-se dar a ela um nome e imagens (fictícios), descrever suas necessidades, e verificar seus interesses. Dessa forma, elas sintetizam o perfil e comportamento de um público que tem maior chance de adquirir o seu produto ou serviço. Com essas informações documentadas, fica muito mais assertivo a tomada de decisões!

Sabe aquele momento que uma campanha não deu certo e você fica sem saber o que fazer? Estudar a persona e os seus desejos, torna-se uma excelente alternativa para buscar um novo caminho!

Um erro que muitas vezes as empresas cometem é criar um modelo de buyer persona a partir de dados demográficos, características genéricas e possíveis desejos. No entanto, isso pode prejudicar a sua estratégia, pois, sem fazer entrevistas com pessoas reais fica muito complicado entender realmente quem é essa persona. 

Ouvir questões como: “quando comprou o produto?”, “por que você adquiriu?”, “quais são as suas necessidades?”, são de suma importância para compreender a jornada e a decisão de compra, e a partir disso criar estratégias para influenciar na conversão. 

????????‍???? Brand Persona

Essa persona tem como principal objetivo representar a personalidade da sua marca. Ela personifica o tom de voz e os valores de uma determinada empresa, a partir dos conteúdos divulgados. 

Atualmente, os consumidores estão cada vez mais conectados e exigentes, e a identificação com a marca tem se tornado um fator decisivo na hora da compra. Como assim?

Quando um consumidor está em dúvida se adquire um determinado produto em relação a preço e características importantes, ele procura analisar a personalidade e os interesses das marcas, e dessa forma escolher a partir de uma identificação e proximidade. Um exemplo são as pessoas veganas que costumam não adquirir cosméticos testados em animais. 

Para criar essa persona, será preciso escolher um líder ou representante que demonstre esses posicionamentos de forma natural e ainda gere aproximação com o público-alvo. 

De forma prática, pode-se enviar e-mails para os clientes e leads, assinados pelo diretor da empresa de uma forma que a linguagem e a sua personalidade estejam expostos nesse conteúdo. 

Mostrar essa persona em vídeos e transmissões ao vivo também podem ser uma excelente alternativa para gerar confiança e até intimidade, em alguns casos. 

Empresas que levam o nome do fundador podem utilizar esse tipo de persona sem receios, pois, essa associação torna-se um recurso muito importante para gerar conversão. 

Você já reparou que as marcas de cosméticos ou produtos de higiene pessoal que são assinadas por celebridades, tornam-se sucesso de vendas em pouco tempo? Isso ocorre porque a estratégia de marketing aproveita a linguagem e personalidade dessas pessoas para criar as suas ações transformando a relação com os clientes muito próxima.

Mas, em alguns casos é preciso tomar alguns cuidados. O brand persona precisa ser o porta-voz e refletir os objetivos e posicionamentos da marca. Por isso, se a sua empresa quer transmitir uma visão descolada e descontraída, colocar um líder com um postura mais conservadora ou um executivo mais tradicional para representar essa mensagem não trará benefícios, muito pelo contrário poderá refletir uma imagem negativa que ao invés de trazer vantagens só irá prejudicar as estratégias de marketing. 

Mas, você pode estar se perguntando, por que devo utilizar esse tipo de persona?

E a resposta é bem simples, para trazer humanização e proximidade entre empresa e consumidores. 

Dessa forma, essa persona torna-se de extrema importância para quem divulga conteúdos em redes sociais, blogs e funil de vendas. 

????️ User persona

Criado a partir do perfil de pessoas que estão consumindo os seus conteúdos no ambiente digital, o user persona representa os hábitos dos internautas que estão acessando o seu blog, site ou redes sociais. 

Divulgado também por alguns especialistas como audience persona, esse tipo de análise auxilia na melhoria da visibilidade da marca e fornece insights relevantes para adequar o conteúdo ou até mesmo a estratégia. 

Vale destacar que nem sempre eles são usuários do seu produto ou decisores finais da compra, mas podem influenciar ativamente na opinião de outros consumidores.

Através do user persona é possível acompanhar quais temas são os preferidos, quais sessões estão sendo mais visitadas e ainda identificar o que estes leads esperam da sua marca no ambiente digital. 

Para criá-lo, você pode usar a ferramenta do Google Analytics. Com ela é possível identificar o que o internauta pesquisou, como ele chegou no seu site (se foi por e-mail marketing, tráfego orgânico, SEO, anúncios, redes sociais ou qualquer outro canal). 

O user persona é utilizado principalmente no setor de tecnologia, onde a experiência e a opinião dos usuários exercem papel fundamental na ativação e desenvolvimento de produtos, como no caso de aplicativos e plataformas online. 

Outro recurso que pode te ajudar é o Audience Insights do Facebook. Utilizando essa ferramenta é possível verificar quem são as pessoas que estão procurando os produtos ou serviços que a sua empresa ou algum concorrente oferece. 

????Proto Personas

Criada a partir de suposições, informações e pesquisas entre os clientes, a proto persona é considerada por muitos especialistas como a versão inicial da buyer persona. 

Desenvolvida como uma solução rápida e menos custosa, ela serve para complementar as análises dos outros tipos de persona e avaliar a visibilidade da marca perante os seus consumidores. 

A proto persona pode ser elaborada com o auxílio de funcionários da empresa, de preferência nos mais variados departamentos. 

No entanto, para que ela seja assertiva e eficaz na estratégia é necessário tomar um cuidado fundamental, ou seja, validar todos os dados que você documentou através de uma entrevista com clientes reais. 

Dessa forma, será possível analisar o comportamento dos consumidores e verificar as possíveis estratégias que poderão ser adotadas. 

Contudo, vale ressaltar que antes da equipe de marketing desenvolver uma ação específica é necessário avaliar os diferentes tipos de personas e como elas podem te ajudar no planejamento e execução das atividades.

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