compra online
E-commerce

Dia do consumidor: dicas para aproveitar a data

Com o isolamento social provocado pela pandemia de Covid-19, o comportamento de compra dos brasileiros mudou. A migração do comércio para o ambiente online (que antes era feito de forma lenta e gradual) acabou sendo impulsionada pela necessidade de chegar a esse público de forma rápida, promovendo uma mudança significativa na maneira de se comprar produtos e serviços no Brasil.

Os setores de alimentos e bebidas, saúde, pet shop, beleza e perfumaria observaram as suas vendas aumentarem significativamente em todo esse processo. Outros mercados, porém, se tornaram ainda mais fortes, como o de eletrônicos e brinquedos. 

Diante desse cenário, as empresas precisaram se reinventar e aproveitar as oportunidades que apareceram e continuam a surgir todos os dias. E o dia do consumidor é um excelente momento. 

Comemorado no dia 15 de março, essa data passou a ser considerada umas das mais importantes para o varejo, conhecida no mercado como a Black Friday do primeiro semestre, marcada por ofertas e condições especiais de compra. 

Quer aproveitar a oportunidade para impulsionar suas vendas? Veja nesse artigo tudo o que você precisa saber sobre o dia do consumidor com dicas práticas para implementar agora mesmo! 

Como surgiu o dia do consumidor?

Essa comemoração foi criada em homenagem ao discurso de John Kennedy, presidente dos Estados Unidos, em 15 de março de 1962. Na época, o político defendeu os quatro pilares básicos de proteção aos consumidores, como: direito à segurança, informação, escolha e direito de ser ouvido. 

Após alguns anos, na Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), a data foi adotada como o dia mundial do consumidor. Posteriormente, o  evento começou a ser comemorado em diversos países para reforçar a importância dos direitos conquistados.

No Brasil, as primeiras ações iniciaram-se timidamente em 2010, apenas nas lojas físicas. Mas, foi a partir de uma campanha do site Buscapé em 2014, que a data sazonal começou a ganhar destaque nas lojas virtuais brasileiras. 

Com o tempo e as mudanças de comportamento, o dia do consumidor ganhou força no ambiente digital, devido ao grande volume de buscas, vendas e intenções de compra. 

Para aproveitar ainda mais o momento, as empresas de varejo observaram uma oportunidade de expandir a data para a semana do consumidor. E as lojas, tanto físicas como online, passaram a oferecer uma semana inteira de descontos, condições exclusivas e brindes, incentivando a compra e movimentando o setor. 

Como aproveitar o momento?

Com todas estas ações, o dia do consumidor passou a se tornar uma ocasião muito importante para o comércio brasileiro, principalmente quando falamos de vendas online

As marcas devem aproveitar o momento para oferecer benefícios e condições exclusivas, criando um senso de urgência no público, impulsionando as vendas. Pensando em te ajudar, separamos aqui dicas práticas, veja:

1- Invista em uma estratégia para vender mais no período, de preferência, em canais que incentivem a visita no seu site;

2- Ofereça promoções atrativas. Escolha produtos em tendência e que tenham um fluxo de giro significativo. Faça isso com muito cuidado, pois as ofertas não podem prejudicar o seu negócio. Calcule o percentual de desconto que pode ser aplicado em cada item, para não dar um tiro no pé, e prejudicar a sua margem de lucro. 

3- Analise a concorrência, veja as ações que estão sendo desenvolvidas ou que já foram praticadas em outros momentos, para verificar se as suas promoções estão competitivas diante desse cenário. 

4- Ofereça um benefício que também pode te ajudar em outros meses. Crie um cupom de desconto para ser utilizado em um outro momento como: vale de 25% de desconto para compras feitas até julho, por exemplo. 

5- Você também pode oferecer diversas outras vantagens para o seu consumidor, como: frete grátis, brindes, kit de produtos, condições especiais de pagamento e até cashback.

6- Se você possui um monitoramento de inteligência que acompanhe o seu e-commerce, procure desenvolver ações para os diversos leads da sua base. Faça ofertas personalizadas baseadas no que cada cliente está buscando ou deseja. 

7- Valorize o sentimento de urgência. Essa estratégia é muito importante para influenciar consumidores indecisos e gerar compras imediatas. 

8- Verifique qual a melhor forma de expor os seus produtos e ofertas especiais. No site você pode investir em banners, janelas de pop up e até em landing pages especiais se você puder. 

9- Divulgue as suas ações para o maior número de pessoas possíveis. Monte uma estratégia para veicular posts no Instagram, Facebook e TikTok. Pense em criativos diferentes, humanizados e que chamem a atenção. Nada de produto com fundo branco, hein? Abuse dos cenários e depoimentos. 

Você pode investir também em estratégias de engajamento ao longo da semana, com caixa de perguntas, enquetes, cupons de desconto exclusivos, dentre outros. Tudo isso vai reforçar a sua presença online e atrair novas oportunidades.

10- Faça anúncios específicos para a ocasião, seja no Google ADS ou Facebook ADS. Invista em vídeos e imagens criativas e defina um valor máximo para essas ações. 

Agora que você já viu algumas dicas para aproveitar esse momento, chegou a hora de colocar a mão na massa. Conta para a gente como foi essa experiência! 

E se você quiser aprender mais algumas estratégias de marketing para potencializar as suas vendas, clique aqui! 

 

Veja também esses materiais importantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *