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Marketing local
Dicas

Marketing local: quando é uma boa estratégia e como fazer?

Estar à frente da concorrência, captar clientes e fidelizá-los é importante para qualquer empresa que busca manter um lugar de destaque no mercado. No entanto, essa tarefa não é tão simples assim, tendo em vista que é preciso investir nas ferramentas adequadas para ajudar nesse processo, por exemplo, o marketing local.

Trata-se de um conjunto de medidas aplicadas com a finalidade de promover o negócio por meio da segmentação geográfica. Ou seja, com o objetivo de atingir o público de uma região específica e manter um relacionamento próximo com ele, sendo bastante utilizadas por estabelecimentos físicos.

Quer saber como aplicar o marketing local na sua empresa com eficácia e atingir bons resultados? Então, continue a sua leitura!

Conheça a sua persona

Antes de qualquer coisa, é necessário entender para quem você direciona o seu marketing. Apesar de a localização geográfica simplificar a segmentação, é preciso identificar pontos importantes de seus potenciais clientes para facilitar a criação do seu consumidor ideal.

Para isso, estude hábitos, comportamentos e tente reunir o máximo de dados possíveis sobre o perfil desse público. Com essas informações em mãos, separe os consumidores em grupos e classifique os principais atributos em personas.

Estabeleça os objetivos

Será que é melhor captar novos clientes ou fidelizar os antigos? Para tomar essa decisão, é necessário entender para onde se pretende chegar. Compartilhe as metas e objetivos com toda equipe de colaboradores e defina um propósito realista para ser atingido dentro de um período determinado.

Invista nas ferramentas certas

Quando o assunto é marketing local, é normal pensar em várias ações locais, como estratégias no ponto de vendas, eventos e demais. No entanto, essa prática consegue melhorar os resultados com mecanismo como:

  • anúncios bem segmentados;
  • otimização de postagens orgânicas por meio da seleção do público;
  • utilização do Google Meu Negócio, entre outros;

Basta averiguar qual é o mais adequado de acordo com o plano de marketing do seu negócio e fazer bom uso deles.

Trabalhe o SEO local

Não adianta nada você ter um negócio em Belo Horizonte e fazer a sua divulgação no Rio de Janeiro. Por isso, a ideia é inserir o nome do bairro ou cidade como palavra-chave, a qual deverá ser empregada em todos os meios de comunicação usados, sejam eles:

  • sites;
  • blogs;
  • publicidade etc.

Utilizar o marketing de conteúdo local também é uma ótima alternativa, considerando que a produção de artigos de qualidade, que gere a atenção dos usuários e com foco nas etapas de funil de vendas, pode ser um grande aliado.

Conte com a ajuda do marketing digital

Mesmo que você seja dono de um micro ou pequeno negócio, pode ter certeza que uma divulgação certeira, por meio do marketing digital, vai contribuir bastante para o seu desenvolvimento. Com o avanço tecnológico, muitos clientes pesquisam na internet antes de comprar um produto ou contratar serviços, principalmente por meio de sites de avaliações e redes sociais, como o Facebook e Instagram. Então, por que não usá-las?

Como cada uma tem suas especificidades, vamos explicar um pouco melhor sobre elas a seguir.

Facebook MarketPlace

Além da página inicial, é possível encontrar o recurso do MarketPlace, que é nada mais que um canal de compra e venda de produtos novos e usados, na qual a localização do usuário é analisada antes de apresentar o inventário. Dessa forma, os resultados são segmentados, sendo possível utilizar os filtros para classificar itens por distância e valor. Então, se cadastrar no Facebook MarketPlace, e colocar todas as informações relevantes sobre os itens pode ser parte do seu marketing local.

Anúncios geolocalizados no Instagram

O Instagram também atua por meio da geolocalização. Entre os principais benefícios dessa rede social está simplificar a aquisição, tendo em vista que um simples clique apresenta o valor do item e mostra o link da página de compras. Ao realizar o anúncio, você pode optar por:

  • todos os usuários que residem perto do local escolhido;
  • quem esteve no local recentemente;
  • indivíduos que visitaram lojas na delimitação geográfica, entre outros.

O anúncio pode ser utilizado de diversas formas, seja para a divulgação de inaugurações, promoções etc.

E-mail marketing

Esse também é um canal interessante, já que permite uma comunicação mais personalizada e objetiva, podendo aumentar o engajamento e facilitar o direcionamento da jornada de compras. Além disso, a ferramenta apresenta métricas importantes, como a avaliação da proporção de mensagens lidas e recebidas, permitindo a inclusão de melhorias para alcançar as projeções.

Seja criativo

No marketing local, sai na frente quem consegue mostrar o seu diferencial, para isso, é importante ousar na criatividade. Por exemplo, que tal reservar um espaço para as crianças se distraírem enquanto os adultos fazem as compras? Toda boa ideia com o intuito de simplificar o dia a dia das pessoas pode ser bastante positiva.

Foque no bom atendimento

Oferecer um atendimento personalizado e uma experiência incrível ao cliente é a chave para o sucesso do seu negócio. Por isso, demonstre que está atento às demandas dos consumidores e que se preocupa em oferecer o melhor para eles.

Faça testes

Em diversas ações não é possível ter resultados precisos, por esse motivo, é necessário testar e se atentar às métricas. Os dados necessários podem ser recolhidos pelas redes sociais, Google Analytics e outros recursos capazes de disponibilizar informações relevantes para a elaboração de estratégias. Além disso, outras práticas podem ser aplicadas, como mostraremos a seguir.

Dados de geomarketing

Por meio de sistemas, como GPS do celular ou endereço de IP, é possível obter informações valiosas a respeito dos consumidores, como hábitos, perfil de compras, interesses e muito mais, permitindo a aplicação de ações mais direcionadas, de forma a atrair o público com produtos que possam ser a solução para o que eles precisam.

Avaliação dos clientes

A opinião dos clientes deve ser considerada. Então, a partir de feedbacks positivos, eles sentem confiança e segurança na marca, fazendo com que avancem nas etapas de funil até realizar a compra. Já os pontos negativos devem ser utilizados para o planejamento de soluções e pontos de melhoria.

Entre os principais benefícios do marketing local, está o destaque da empresa no mercado, direcionamento das estratégias à audiência adequada, disponibilização de informações importantes para o público, percepção da autoridade da marca, melhora da relação com o público etc. Então, não deixe de aplicar as dicas apresentadas em prática e aprimorar os resultados do negócio.

Gostou deste post? Então, aproveite a visita para ler “Gestão de redes sociais: o que devo saber?” e aprenda um pouco mais sobre o tema!

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