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O que é CTA?

O Call-To-Action, conhecido também como CTA, significa uma “chamada para ação”, ou seja, palavras e frases que indicam ao usuário o que precisa ser feito. Seu principal objetivo é garantir conversão, aumentar audiência, melhorar o ranqueamento ou levar o internauta para um próximo passo do funil de vendas.

Aplicado na legenda de redes sociais, em anúncios, sites ou e-mails, ele explora termos no imperativo e geralmente são apresentados por botões, imagens e hiperlinks. Trata-se de uma ferramenta fundamental de marketing digital para aproveitar oportunidades.

O CTA pode ser utilizado em diversas situações, tais como:

  • Estimular o engajamento de usuários nas redes sociais para promover um determinado tema;
  • Pedir o cadastro em uma newsletter após a leitura de algum artigo em um Blog;
  • Fazer o download de um e-book;
  • Estimular o acesso a outros links em um blog ou site;
  • Incentivar a compra de um produto ou serviço;
  • Garantir a inscrição do internauta em um webinar;
  • Oferecer algum benefício para as pessoas que acessarem uma determinada página do seu site, entre outros;

Mas, para obter os resultados esperados é preciso escolher o termo certo, construí-lo através de elementos importantes e ter uma estratégia bem desenvolvida. 

Para você entender melhor como aplicá-lo, é necessário primeiramente conhecer os seus diferentes formatos, veja no tópico a seguir quais são eles!

Formatos de CTA 

Para atender aos diferentes objetivos, o Call-to-Action pode ser aplicado de várias formas,, confira a seguir quais são elas:

Texto – Você pode utilizar termos para estimular a ação do internauta dentro da ferramenta em que está trabalhando, como em um blog ou rede social. 

CTA rede social

Hiperlinks – Para incentivar a pessoa a clicar em um link específico, é possível adicionar CTAs direcionando-as a um local de conversão, como uma página de captura, vendas ou até Checkout. 

Vale ressaltar que é possível usar o Call-To-Action em forma de link em diversas ferramentas, como e-mail marketing e e-books. 

CTA blog
Sidebar – Representado pela barra lateral de um blog, no lado esquerdo ou direito da página, esse elemento pode ser uma forma interessante para atrair leads, utilizando um CTA criativo e objetivo. 

CTA Sidebar

Botão – Os CTAs aplicados em botões tem como principal objetivo ajudar o internauta a iniciar concluir uma determinada ação, como por exemplo: “baixe aqui” ou “concluir compra”.

Eles são utilizados com frequência em sites, formulários de campanha, e-commerce, entre outros. 

cta botão
Banner – Nesse tipo de recurso o Call-To-Action é apresentado dentro de uma imagem para estimular o internauta a concluir a ação. Expostos, geralmente, na área lateral ou central de um site ou blog, ele tem um visual mais atraente e convincente.  

Lembre-se que como em qualquer estratégia de marketing é necessário fazer testes a/b com os mais diferentes formatos, de acordo com os objetivos pretendidos. E após a veiculação, analisar os resultados de cada um deles e se necessário manter ou mudar o plano de ação. 

Para te ajudar a criar Call-To-Actions irresistíveis, veja nossas dicas a seguir! 

Como criar um CTA que converta?

Uma das principais razões pelas quais a maioria dos textos de redes sociais, anúncios e páginas de vendas não converta, está relacionada a um Call-To-Action fraco. 

Por isso, para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas, acompanhe! 

1- Contextualização

Um bom CTA deve apresentar em poucas palavras a proposta de valor da oferta e dizer o que vai acontecer depois da ação. Não adianta nada colocar uma frase como incentivo sem relacioná-la ao conteúdo e linguagem apresentados.

2- Especificidade

Seja específico no discurso, procure termos diretos que mostrem exatamente qual ação você deseja que o usuário desenvolva. Esse recurso promove credibilidade, ativa a curiosidade e constrói autoridade. 

3- Utilize o princípio de urgência e escassez 

Estes conceitos são usados com frequência em vários contextos. E no marketing digital ele tem como papel estimular as pessoas a desenvolverem uma determinada ação movidas pela possível perda. Mas, como assim?

Os princípios de escassez e urgência impulsionam as pessoas de uma forma muito mais eficaz, levando-a a tomar uma decisão que provavelmente seria adiada e assim ela acabaria perdendo a oportunidade de transformação provocada pelo produto ou serviço oferecido. 

Você pode trabalhar esse conceito aplicado a tempo, lote, bônus ou vagas. 

4- Conheça a sua persona

Analise qual a proximidade e o nível de conhecimento que o seu público-alvo tem em relação ao que você quer divulgar.

Se a sua estratégia pretende atingir diversos públicos procure desenvolver CTAs que impactam iniciantes e experientes no assunto. Use o seu conhecimento sobre os interesses, necessidades e “dores” que essa audiência apresenta. Dessa forma, você irá atingi-la de uma forma muito mais direcionada. 

No entanto, todos os métodos adotados precisam estar alinhados e atingir o objetivo final. 

5- Avalie o funil de vendas 

Para criar um CTA assertivo é necessário também entender qual estágio do funil de vendas, esse internauta está quando visualizar a sua mensagem. 

Ofertas de teste grátis e descontos são excelentes alternativas para um público que está conhecendo a sua empresa, mas não são interessantes para quem já se relaciona com a marca e deseja obter outros benefícios. 

Por isso, analise continuamente quem é essa persona que você quer atingir com o CTA e onde ela estará no funil de vendas, no momento do acesso. 

6- Determine um objetivo para o CTA

Como já mencionamos anteriormente, o Call-To-Action pode ser aplicado em diferentes situações de acordo com o objetivo da empresa. Por isso, selecionamos a seguir os mais utilizados no marketing digital, acompanhe:

  • Gerar tráfego para outro artigo no Blog;
  • Participar de um evento;
  • Preencher um formulário;
  • Assistir a algum vídeo;
  • Incentivar um donwload;
  • Direcionar para uma página de conversão;
  • Promover a inscrição em uma newsletter;
  • Influenciar no engajamento e crescimento das redes sociais. 

7- Crie conteúdos relevantes

O conteúdo influencia e muito na jornada de compra das pessoas, quanto mais valor ele agrega para as pessoas mais interesse pelo assunto, produto ou serviço a sua audiência vai ter.

Por isso, apresente temas relevantes, crie materiais ricos para download e fale das tendências do momento relacionadas com o segmento em que você atua. 

8- Ative os leads 

Procure incentivar antigos clientes ou pessoas que desistiram de comprar o seu produto ou serviço. Faça isso de forma muito sútil, com um discurso menos comercial e com apelo sentimental, mostrando os benefícios do que você oferece. Isso pode auxiliar a colocá-las no fluxo de vendas novamente. 

Essa estratégia é muito eficaz principalmente para quem trabalha com e-commerce. E para obter resultados mais assertivos, utilize uma ferramenta de automação para enviar ofertas especiais para essa base.

9- Pesquise

Procure analisar as páginas de concorrentes, as redes sociais da empresa, os e-mails enviados para a base de clientes e veja quais estratégias e CTAs estão obtendo sucesso.

Atente-se a olhar estes conteúdos de forma crítica, pensando na proposta de valor e nos elementos fundamentais para a conversão de clientes. 

10 – Teste sempre! 

E como já mencionamos anteriormente, os testes A/B são um recurso importantíssimo para avaliar os resultados. 

Avalie diferentes formas de apresentar os elementos de uma landing page, o layout de anúncios, os formatos utilizados, o posicionamento na página e até os termos aplicados na CTA que levaram aos cliques. 

Conheça alguns CTAs de sucesso

Agora que você já sabe tudo sobre Call-To-Action, chegou a hora de colocar a mão na massa! E para te dar uma colher de chá, reunimos abaixo alguns exemplos que sempre garantem bons resultados, confira:

  • “Faça sua inscrição agora mesmo”
  • “Garanta aqui o seu e-book”
  • “Receba um orçamento por e-mail”
  • “Só existe X número de vagas e quando acabar, você perdeu”
  • “Marque aqui nos comentários alguém que…”
  • “Salve para consultar sempre que precisar”
  • “Qual você prefere, comenta aqui”
  • “Cancele a qualquer momento”
  • “Manda esse post para alguém que precisa ver” 
  • “Me conta, qual…”
  • “Comente aqui”
  • “Deixe um like”
  • “Link na BIO”
  • “Arraste para cima”
  • “Toque duas vezes para …”
  • “Preço exclusivo para os 100 primeiros convites”
  • “ Interessado? Envie-nos uma mensagem para começar”
  •  “Quando foi a última vez que você fez isso…”
  •  “Qual é o seu favorito?”
  •  “Você já sabia disso? Então, me conta aqui”

Os CTAs estão sendo utilizados com frequência nas mais diversas estratégias e segmentos. Por isso, comece a utilizar esse recurso o quanto antes e conte para gente quais foram os resultados!

Qual seu próximo desafio? Escolher as hashtags perfeitas? Para te ajudar nessa missão, veja o artigo com uma seleção de ferramentas indispensáveis para essa atividade!


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