Internet das Coisas: O que é isso?
Papo com o CEO - André Patrocínio

Internet das Coisas: O que é isso?

A “Internet das Coisas”, ou “IoT”, se refere a uma revolução tecnológica, que tem como objetivo conectar os itens usados do dia a dia à rede mundial de computadores. Esse termo que já é autoexplicativo, mas se refere, naturalmente, a quando algum objeto possui conexão com a Internet.

A internet, que para nós, usuários brasileiros, foi introduzida em nosso cotidiano por meio de computadores residenciais, e, que hoje, pode parecer normal mas um dia já nos surpreendemos em poder acessar a internet pelos nossos celulares.

Já é de nosso conhecimento, que algumas coisas no nosso cotidiano já possuem conexão, como o próprio celular, notebooks, tablets, relógios e televisões e até assistentes pessoais.

Mas, em um futuro bem próximo, teremos a integração de toda a casa, o que já temos de forma bastante promissora mas ainda cara para se popularizar. A internet chegará nas geladeiras, que permitirá uma conexão direta com aplicativos de delivery; cafeteiras que se comunicarão com outros aparelhos; ar condicionado que se conectará a previsão do tempo e deixará sua casa sempre em temperatura agradável; veículos autônomos e até aspiradores de pó.

Sem dúvida, a principal premissa da internet das coisas é a automação para realização de tarefas repetitivas que nós fazemos no dia a dia, como ir ao mercado, limpar a casa, fazer sua comida preferida e ouvir as notícias do dia.

A Internet das coisas estará presente em 2021, e devemos começar a ouvir falar muito mais dela daqui para frente, assim como a combinação entre ela e a Inteligência Artificial.

No Brasil ainda temos um certo problema com infraestrutura e acesso à internet. Estamos preparados para suportar essas conexões?

Para a grande maioria das conexões existentes hoje sim! Já conseguiríamos consumir com tranquilidade, exceto, por exemplo, os veículos autônomos, que exigem uma conexão muito mais estável e com uma largura de banda muito maior devido a velocidade de processamento de informações. Ainda assim, a Internet das coisas deve ser muito potencializada, também, com a disseminação da tecnologia 5g

Qual a segurança de ter todos os aparelhos da minha casa ligados na Internet?

A segurança desses aparelhos é muito similar dos roteadores de internet que já temos hoje em nossas casas. Ele é o responsável por distribuir a internet para a sua TV, celulares e computadores.

O que os desenvolvedores e nós, consumidores, precisamos nos atentar é com o nível de senha desses novos aparelhos. De forma padrão, hoje a grande maioria já vem com aquela famosa senha 1234 por exemplo, e se isso não for alterada, há sim grandes chances de algum tipo de invasão.

Um exemplo foi em 2017, onde uma máquina de café, conectada a Internet, serviu como porta de entrada para hackers que, por meio dela, acessaram todos os computadores de uma empresa e os criptografaram com o objetivo de pedir resgate pelos dados.

Claro que de 2017 para cá muita coisa mudou, e a tecnologia sempre aprende com seus erros.

Tudo tem evoluído muito rápido, podemos dizer que o futuro da Internet será a Internet das Coisas?

Sim, o futuro da internet será uma ligação entre a Internet das coisas e a Inteligência artificial, tendo como principal propósito a criação de automações para nos servir no dia a dia.


Veja também esses materiais importantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *