Dicas

Design Thinking: você sabe o que é?

Não se deixe enganar pelo nome, o design thinking vai muito além de técnicas para criação de artes. Ele é considerado um método inovador para tomada de decisões e soluções de problemas e está presente em cada vez mais empresas.

O que é design thinking?

Podemos defini-lo como um método que alia criatividade e pensamento crítico para a solução de problemas e potencialização de resultados. Ele propõe uma abordagem coletiva pautada na colaboração entre perspectivas distintas para aumentar as chances de sucesso de uma decisão.

Neste método, o trabalho interdisciplinar é indispensável e junta diversos setores e funções de uma empresa para pensarem juntos nas ideias que, quando colocadas em prática, trarão êxito.

O design thinking é utilizado no processo de criação de novos serviços e produtos e está cada vez mais presente nas empresas como uma ferramenta inovadora para solução de problemas.

Quais são as etapas deste processo?

Design Thinking: você sabe o que é

Freepik

Para colocar o design thinking em prática, você precisa entender a estrutura primária e básica que o compõem. 

Imersão

Esta primeira etapa é dedicada à análise dos pontos que impactam sua empresa. Um exemplo do que pode ser feito é o desenvolvimento de uma análise SWOT para identificar quais são as forças, as fraquezas, as ameaças e as oportunidades do seu negócio.

Ideação

Depois de ter definido bem quais são os pontos de atenção para a sua empresa, é hora de começar a formar as ideias. O objetivo a que se quer chegar depende de quais são as necessidades da sua marca e o que você quer atingir.

Reúna sua equipe, troquem ideias relevantes, analisem dados e pensem ações que podem solucionar um problema (quando este for o caso), ou potencializar o lançamento de um novo produto, por exemplo.

Prototipação

Chegando a esta etapa, você e sua equipe devem selecionar as ideias mais relevantes e promissoras para que sejam tiradas do papel. Se o seu objetivo for o lançamento de um novo produto, por exemplo, esta é a etapa em que você deve propor um protótipo, uma primeira versão que será colocada em teste.

Desenvolvimento

É aqui que a sua ideia sai do papel! É hora de implementar todos os insights levantados nas etapas anteriores. A meta é pensar em todos os passos que precisam ser dados.

Por exemplo, se o objetivo for o lançamento de um produto, você deve planejar e executar as estratégias de divulgação, logística de produção e entrega para que tudo esteja pronto dentro do prazo estipulado.

O que achou desta técnica? Você pode acompanhar mais dicas e novidades sobre marketing e empreendedorismo em nossas redes sociais!


Veja também esses materiais importantes

2

Comments
  1. Adorei o artigo, não conhecia a técnica vou me aprofundar no assunto.
    Obrigada por compartilhar. Sucesso!

  2. Muito interessante, parabéns pelo artigo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *