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Social Media: passo a passo para iniciar nessa carreira!
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Social Media: passo a passo para iniciar nessa carreira!

Atualmente vemos um crescimento exponencial do marketing digital e para atender essa demanda, o social media, tornou- se um profissional muito procurado por empresas e agências especializadas.

Diante disso, surgiram pessoas interessadas em embarcar nessa carreira, mas muitas delas, não sabem por onde começar! 

E nas nossas redes sociais e nos comentários do Blog, sempre temos pessoas pedindo direcionamento para iniciar nessa atividade. Pensando nisso, preparamos um passo a passo bem completo, confira: 

1- Estude

“Investir em conhecimento rende sempre os melhores juros”,  essa expressão de Benjamin Franklin, ilustra muito bem sobre a importância de se estudar antes de começar a trabalhar como social media.

Dito isso, a primeira coisa que você precisa fazer é dedicar um tempo para aprender, pois, ao contrário do que muitos “gurus” do marketing digital dizem por aí, para obter sucesso nessa carreira é preciso estudar!

Mas como fazer isso, por onde começar? Abaixo listamos algumas dicas para te ajudar neste momento:

  • Estude sobre criação de conteúdo, técnicas de conversão e persuasão, storytelling, humanização, tom de voz, entre outros. 
  • Aprenda sobre estratégia de marketing digital. Perguntas como: qual o propósito dessa atividade, quais são as metas a curto, médio e longo prazo, precisam ser respondidas.
  • Escolha 3 ou 4 grandes players de mercado para seguir e acompanhar sobre tendências e dicas de sucesso!
  • Estude sobre as redes sociais mais ativas do momento. Comece pelo Facebook e Instagram, que são as mais conhecidas pelo público e, atualmente, são as ferramentas em que empresas utilizam com mais frequência para mostrar o seu produto ou serviço. Agora dependendo do nicho de mercado em que você deseja atuar, vale muito a pena estudar sobre o TikTok e o Youtube, visto que estas ferramentas estão ganhando novos usuários a cada dia mais, buscando atualizações e novos recursos para engajar a audiência.
  • Busque conhecimento sobre marketing digital, tais como: conceitos, estratégias, termos utilizados, técnicas e até processos. 
  • Procure aprender sobre tráfego pago, pois, os seus clientes irão precisar desse tipo de auxílio para alcançar os seus objetivos nas redes sociais, principalmente, quando falamos de empresas pequenas que não podem investir em um gestor de tráfego especializado. 
  • Aprenda noções básicas de design. Uso de cores, fontes e ferramentas para criação e edição de imagens e vídeos. Com o tempo, você pode firmar parcerias com colegas de trabalho para executar essa função. 

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Busque conhecimento sobre marketing digital, tais como: conceitos, estratégias, termos utilizados, técnicas e até processos. 

2- Defina um nicho de mercado ou Não!!

Social Media: passo a passo para iniciar nessa carreira!

Freepik

Aviso de polêmica no AR! 😱 Alguns especialistas indicam definir um nicho de mercado logo de cara, antes de começar a investir nessa carreira. Mas, aqui vai um ponto importante, isso DEPENDE muito da sua trajetória profissional e conhecimento adquirido.

Se você já atuou no mercado da beleza, por exemplo, vendendo cosméticos ou em um salão, fica muito mais fácil para você atuar nessa área, tanto para adquirir clientes pelo network adquirido, quanto pelo entendimento do setor, como jargões, produtos, “dores” e até público-alvo.

Agora, se a sua carreira está começando do 0, mesmo. Não vale a pena definir um nicho nesse momento. Isso porque para “pagar os primeiros boletos” 😅 e APRENDER, será necessário adquirir clientes de todos os setores e tamanhos, e aos poucos você vai entendendo qual nicho de mercado te trouxe mais negócios vantajosos e qual se identificou mais.

3- Treine

Depois de adquirir conhecimento chegou a hora de praticar. Você pode fazer isso criando perfil específico para a sua “eugência” ou até no seu perfil pessoal que pode ser adaptado para ser o seu portfólio digital.

Mas, você pode estar se perguntando, por que fazer isso?

“Quem estuda e não pratica o que aprendeu, é como o homem que lavra e não semeia” – Provérbio Árabe. E, vamos de mais uma expressão para ilustrar essa resposta!

Ou seja, não adianta nada você obter conhecimento e sair procurando por clientes sem antes praticar. Por isso, crie conteúdo para as redes sociais que você pretende trabalhar e leve isso a sério! Faça como se você fosse o seu cliente, elaborando copys, imagens e vídeos de qualidade, pois, esse conteúdo vai se tornar o seu portfólio futuramente.

4- Divulgue o seu trabalho 

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Freepik

Agora chegou a hora de difundir o trabalho para conquistar os primeiros clientes. 

Você pode fazer isso de diversas formas:

1- Criando anúncios segmentados para alcançar leads qualificados.

2- Apresentando o seu trabalho em grupos do Facebook.

3- Buscando parcerias com empresas, amigos ou até pequenos influenciadores digitais.

4- Procurando Jobs em sites especializados como GetNinjas, Crowd e Trampos.Co.

5- Usando o LinkedIn. 

Se você quiser ver mais dicas para conseguir trabalho no marketing digital, clique aqui! 

6- Estruture os processos administrativos

Agora, chegou a hora de organizar o método administrativo. Essa etapa apesar de ser muito importante, geralmente é esquecida pelos profissionais que estão começando.

A  dica de ouro aqui,é  assim que o 1º cliente fechar a prospecção, encaminhe um contrato para que ele possa assinar, seja presencialmente, ou digitalmente. 

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O segundo passo, é verificar como vai funcionar a emissão de nota fiscal. No início, provavelmente, não será necessário emitir esse comprovante, visto que você poderá atuar com pequenas empresas.  

Agora com o tempo e aquisição de parcerias com negócios maiores, isso se fará necessário. Por isso, quanto antes isso estiver definido melhor para o seu plano de crescimento.

Depois, será necessário definir como será a precificação do seu trabalho, ou seja, qual valor será cobrado para o cliente e o que será oferecido para ele. Uma dica aqui é estabelecer pacotes com opções de atividades e valores pré-estabelecidos.

Para se diferenciar do mercado, você pode oferecer atividades e benefícios adicionais, como tirar fotos, gravar vídeos, criar materiais gráficos. Mas, lembre-se que tudo isso deve ser cobrado de forma individual ou acrescido no valor dos pacotes. 

Por fim, defina uma rotina de trabalho, ou seja, um horário para cuidar das rotinas administrativas, para prospectar clientes, criar conteúdo para os clientes atuais, produzir materiais para a sua agência, atender solicitações, enfim ORGANIZAÇÃO aqui é tudo!

É claro, que isso pode ser flexível e adaptado de acordo com a sua necessidade e disponibilidade, mas quanto mais focado você estiver dentro desse projeto melhor será a sua execução!

7- Planeje os processos de trabalho

Agora chegou a hora de colocar a mão na massa! Mas, não adianta sair fazendo diversas atividades sem organização e principalmente PROCESSO nenhum.

Dessa forma, planeje desde a contratação de um cliente até a execução das atividades. Isso inclui definir como será um plano de “onboard” para o cliente, ou seja, como será a sua recepção. E isso pode ser feito de várias formas, vai depender do seu estilo, necessidade e até da disponibilidade desta pessoa ou empresa que te contratou. 

Reflita nesse momento questões como:

  • Você vai fazer uma reunião para colher as primeiras informações de briefing?
  • Como as fotos pessoais serão enviadas?
  • Como será explicado a logística de trabalho?
  • Vai ter vídeos? Como serão gravados?
  • Como será apresentado o calendário editorial?
  • Como os posts serão aprovados? E os resultados?
  • Haverá investimento em tráfego pago? Qual será a quantia determinada?

Se possível, deixe bem claro para o seu cliente como funciona cada etapa desse processo, para que ele não crie expectativas desnecessárias.

Depois, será preciso pensar na rotina mensal que este cliente vai ter com você, ou seja, com qual frequência será apresentado os materiais de trabalho. A seguir, elaboramos um fluxograma de um planejamento mensal, veja o exemplo:

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Na situação acima, o cliente irá receber um calendário de conteúdo mensal, que após aprovação será encaminhado para criação. 

As publicações serão enviadas quinzenalmente para análise e uma vez por mês será apresentado um relatório com os resultados e um planejamento estratégico para o próximo período.

Vale ressaltar que este é apenas um exemplo e que conforme a necessidade do cliente ou da sua logística de trabalho, é possível criar processos dentro desse modelo.

8- Escolha ferramentas que possam te ajudar

E para produzir o conteúdo e gerir todo esse trabalho, será necessário selecionar algumas ferramentas para te ajudar nesse processo. Separamos a seguir algumas opções:

  • Edição de vídeos – Inshot -Disponível para Android e iOS
  • Gerenciamento de redes sociais – Etus – Acesso mobile e Desktop
  • Referências – Pocket – Disponível para Android e iOS 
  • Ubersuggest – Ideias de conteúdo 
  • Finanças – QuickBooks Zero Paper – Disponível para Android 

E, se você quiser ver mais ferramentas que podem ajudar no seu dia a dia não deixe de conferir o artigo: Social media: 10 aplicativos para facilitar a vida


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