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Redes sociais e Clientes
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Redes sociais e Clientes: é vantajoso esse recurso?

Muitas pessoas acreditam que as redes sociais são apenas uma forma de entretenimento e diversão. Contudo, elas podem ser uma grande oportunidade de negócios. 

A cada dia que passa, elas têm se mostrado como as principais ferramentas para as empresas conseguirem melhorar a sua relação com o público. 

Pensando nisso, preparamos este conteúdo com as principais vantagens de usar as redes sociais em sua estratégia e te ajudar a escolher a melhor plataforma para o seu negócio. Vamos lá? 

Vantagens em investir em redes sociais

Confira nos tópicos a seguir as principais vantagens de recorrer ao uso dessa estratégia:

1. Estar mais próximo do público 

Uma das grandes vantagens das redes sociais é a possibilidade de criar uma comunicação direta com o seu cliente. 

Por se tratar de uma página gerida pela empresa, é possível ter interações próximas e pessoais. Assim, o seu cliente irá se sentir íntimo de sua marca e, com certeza, dará mais abertura para as suas comunicações. 

Um consultório odontológico que deseja se aproximar de pacientes que se interessam por lente de contato dental pode, por exemplo, criar uma publicação pedindo para que as pessoas enviem suas principais dúvidas sobre o tema. 

Dessa forma, é possível aumentar a sua interação com os seus clientes e atraí-los de forma efetiva, porém, natural. 

2. Fortalecimento da marca

Outra vantagem de utilizar as redes sociais é o fato de que a imagem de sua marca ficará muito mais forte. Isso porque é possível criar campanhas de comunicação visando o fortalecimento.

Ao se mostrar ativa no mercado, sua empresa pode se tornar mais relevante e bem posicionada. 

Seja por vídeos, comentários, reações e publicações, a rede social pode ser utilizada com o objetivo de afirmar e consolidar a identidade de uma marca.

Imagine que você admire muito a página de uma clínica odontológica por conta das publicações, a cultura e todos os posicionamentos que eles têm nas redes sociais. 

Certamente, quando você tiver que fazer algum procedimento e se perguntar “quanto custa um implante dentário?”, esta clínica, bem posicionada, será a que você irá pensar em primeiro lugar. 

Isso pode acontecer em qualquer segmento, basta ter consistência e ser estratégico em suas comunicações. 

3. Aumento nos lucros

Sabemos que para toda e qualquer empresa, os lucros são essenciais para permanecer aberta. 

Felizmente, é possível aumentar o número de vendas por meio das redes sociais. 

A partir dessas plataformas, é possível aumentar o número de leads e fazer com que a sua empresa tenha mais chances de conversão. 

É possível formular uma postagem que auxilie na jornada de compra como dicas, avaliações, comentários e até mesmo resenhas. 

Vamos supor que você possui uma clínica de odontologia: uma ótima maneira de captar mais clientes e aumentar as suas vendas seria um post explicando os benefícios de um procedimento como a aplicação de lente nos dentes.

Antes de colocar em prática, realize esses passos

Para que tudo ocorra da melhor forma possível, antes de colocar a mão na massa é preciso realizar alguns processos. 

Afinal, não há estratégia que se firme sem uma boa base. 

Descubra o interesse do seu público-alvo

Assim como uma boa estratégia de Marketing Digital, é preciso primeiro entender de fato quem é o seu consumidor e quais são os seus interesses. 

Saber quem são as pessoas que estão ativas nas redes sociais é essencial para que você consiga projetar conteúdos que tenham conexão com o seu cliente.

Por exemplo, uma clínica odontológica possui o objetivo de atrair mais pacientes que pesquisam por clareamento dental preço. Para isso, é preciso entender qual é o tipo de postagem que ele tem mais interesse. 

Afinal, não dá para atrair um possível cliente se você não tem uma estratégia de adaptar a sua abordagem. 

Analise sua concorrência

Saber o que a sua concorrência pratica é uma das maneiras mais fáceis e inteligentes de descobrir o que pode dar certo ou não para o seu negócio. 

Veja bem, não estamos pedindo para que você reproduza exatamente o que eles fazem, mas para observar qual é o relacionamento da marca com o público, como as ações são interpretadas. 

Contudo, é importante ressaltar que às vezes o que deu errado para o seu concorrente, vai dar certo em sua estratégia. Logo, não leve o desempenho do outro como verdade absoluta. 

Dessa forma, é possível ter um balanço do que pode ser viável ou não para a sua empresa e será possível desenvolver uma grande vantagem competitiva no mercado. Ou seja, realize testes.

Invista em redes sociais!

Neste texto você pôde aprender as vantagens do uso das redes sociais e como elas podem te auxiliar no relacionamento com o cliente. 

Aposte nessa estratégia e pouco a pouco, você poderá colher os resultados destas plataformas digitais.

Este conteúdo foi produzido por Mayara Santos
Redatora na empresa Vue Odonto

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