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O que é Briefing? Conceitos e Exemplos!
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O que é Briefing? Conceitos e Exemplos! 

Imagine trabalhar em um projeto onde as informações estão desorganizadas, confusas e são passadas sem formalidade e padronização? Esse cenário torturante reflete as dores de quem tem que desenvolver projetos sem um briefing.

Mas você sabe o que é um briefing e como ele auxilia na rotina e organização da equipe?

O que é Briefing? Conceitos e Exemplos!

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O que é briefing?

Briefing é o momento inicial de um projeto, onde o responsável coleta informações importantes que norteiam a equipe no desenvolvimento e execução das demandas. Ele é usado em diferentes situações, como a criação de campanhas, identidades visuais, social media, enfim, abrange uma infinidade de projetos que exigem organização. 

São muitos os pontos em que o briefing auxilia, dentre eles:

Organização e Planejamento

Por reunir todas as informações essenciais para a execução dos projetos, o briefing orienta as equipes sobre qual o melhor caminho a ser seguido, ajuda a tomar decisões mais objetivas. Assim, a equipe sabe onde e como procurar as referências certeiras para dar início ao planejamento do novo projeto.

Produção assertiva

Quando as informações já estão organizadas corretamente, os colaboradores sabem qual é o resultado esperado pelo cliente . Sendo assim, a produção ocorre de maneira mais simples e com menos refação, que convenhamos, é o terror de todo criador de conteúdo. Além de menos alterações, o projeto pode alcançar melhores resultados pois foi bem estruturado e desenvolvido de forma adequada, atingindo as expectativas. 

Agora que você já sabe para que serve um briefing, é importante saber quais informações precisam ter para nortear a equipe no projeto, vamos lá?

Quais informações devem ter no briefing?

Dados importantes da empresa

Reúna informações que vão agregar na hora de criar, como:

  • Posicionamento da marca;
  • Grandes trabalhos de sucesso;
  • Faturamento;
  • Orçamento disponível para desenvolvimento do trabalho;
  • Políticas, missão, visão e valores;
  • Potencial de crescimento.
Informações

Descreva as informações mais importantes sobre o produto ou serviço a ser divulgado:

  • Nome;
  • Características;
  • Diferenciais;
  • Capacidade de produção ou atendimento;
  • Como é realizado ou entregue;
  • Percepção e receptividade do mercado;
  • Portfólio do cliente;
  • Despesas e rendas da produção.
Público alvo

É importante saber com quem a marca se comunica, então descreva:

  • Idade;
  • Escolaridade;
  • Profissão;
  • Classe social e renda;
  • Período de compra;
  • Preferências;
  • Motivações e hábitos de consumo.
Dados sobre o mercado

É importante saber o mercado de atuação e os desafios que virão. Descreva:

  • Qual o tamanho atual do mercado;
  • Se o mercado está em expansão;
  • Quais evoluções ocorreram com o passar dos anos
  • Quais as influências externas, como ambientais, políticas, demográficas, dentre outras;
  • Quais as sazonalidades existentes. 
Analise a concorrência

Anote os concorrentes para que a equipe entenda o trabalho deles e saiba criar campanhas que possam competir. Então defina:

  • Quem são os principais concorrentes diretos;
  • Quem são os concorrentes indiretos;
  • Quais as estratégias eles utilizam para vender;
  • Qual o posicionamento de mercado;
  • Quais os preços dos produtos que competem com o da marca. 
Alinhe os objetivos e orçamento

Nem sempre o objetivo do cliente é compatível com a verba disponível, então anote todas as informações necessárias para criar a campanha perfeita, como:

  • Finalidade da campanha, sendo de atração, retenção, vendas reforço de marca;
  • Qual o valor o cliente possui para investir;
  • Quais as ações previstas para serem feitas.
Cronograma de entregas

Com todos os pontos acima já alinhados, crie um cronograma com as entregas que precisarão ser feitas durante o período da campanha, entre elas:

  • Etapas mais urgentes e menos urgentes;
  • Tempo de execução de cada tarefa;
  • Prazo final do projeto, a data de entrega;
  • Prazo de entrega de resultados. 

Agora que você já colheu todas as informações do cliente, mercado e concorrentes, reúna a melhor equipe para desenvolver o projeto e agende a reunião de brainstorming, para pegar todas as ideias mais legais e criar aquela campanha que vai deixar o cliente orgulhoso e o concorrente mais perdido do que nunca.


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