Maturidade digital da empresa: você sabe o que é?
DestaqueTecnologia

Maturidade digital da empresa: você sabe o que é?

Você já ouviu falar sobre maturidade digital?

Esse termo foi criado para referir ao nível de compreensão e inclusão de tecnologia na rotina e processos de uma empresa. Composto por ferramentas, procedimentos automatizados, integração e uso de dados. 

As corporações que trabalham com produtos ou serviços digitais, geralmente apresentam mais facilidade nesse tipo de implementação, mas isso não significa que negócios tradicionais não possam se desenvolver nesse quesito.  

Durante o isolamento social provocado pela pandemia, as corporações precisaram se adaptar, mas aquelas que já estavam com um nível de maturidade mais avançado, com certeza obtiveram os melhores resultados. 

E isso ocorreu por um motivo simples, elas estavam mais preparadas para trabalhar remotamente e dependiam muito menos das interações presenciais. 

Mas, como a maturidade digital funciona na prática? Veja o exemplo abaixo para entender melhor.

Imagine que você trocou de celular e agora precisa conectar os aplicativos dos bancos da empresa (conta jurídica) no novo aparelho.

No BANCO 1, 100% digital, foi necessário apenas colocar o rosto no aplicativo, aguardar alguns segundos, e em seguida foi enviada um email com a confirmação da identidade e um código de acesso para utilizar no App.

No BANCO 2, ½ digital e ½ presencial, não existe possibilidade de integrar o aplicativo digitalmente, será necessário ir até a agência presencialmente. 

Repare que mesmo atuando no mesmo setor, comparando as duas instituições financeiras, uma está mais desenvolvida em relação a maturidade digital do que a outra. 

Isso não significa que o BANCO 2 não incorporou tecnologias nos seus processos, mas comprova que algumas ferramentas e canais ainda estão limitados. 

Vantagens da maturidade digital para uma empresa

Maturidade digital da empresa: você sabe o que é?

Freepik

Para você compreender ainda mais sobre a importância da maturidade digital para uma empresa, selecionamos a seguir as principais vantagens deste conceito:

  • Satisfação de clientes;
  • Adaptação às necessidades do mercado;
  • Vantagem competitiva;
  • Melhor experiência do cliente;
  • Armazenamento de dados mais seguro e centralizado;
  • Compreensão mais adequada de problemas e necessidades;
  • Soluções mais rápidas e assertivas. 

4 estágios da maturidade digital 

Maturidade digital da empresa: você sabe o que é?

Freepik

De acordo com um modelo desenvolvido pelo Google em parceria com o Boston Consulting Group  (BCG), a maturidade digital pode ser divida em quatro estágios. Confira a seguir quais são eles:

Nascentes 

Este é o nível mais básico do processo. Nesse estágio as empresas utilizam dados mantidos por terceiros, onde alguma solução digital foi implantada, como um agendamento online, por exemplo, mas isso não gera uma mudança estrutural significativa, apenas uma alteração de processo com objetivo de gerar ganhos de produtividade. 

Emergentes

Nessa categoria, estão as empresas que já tem um processo de armazenamento e tratamento de dados, ou seja, já possuem um modelo tecnológico de gestão e inovação.

Diante disso, há uma mudança nas características dos sistemas do negócio, mas não há um cruzamento de resultados.

Isso significa que estas empresas perceberam a necessidade e implementação da digitalização dos processos, mas há uma necessidade de investir no seu amadurecimento. 

Conectadas

Esse nível compreende as empresas que já conseguem interligar os dados e informações através de multicanais, cruzando resultados e analisando métricas específicas. 

As companhias que estão nesse momento, geralmente já trabalham com a tecnologia de forma mais natural, estratégica e próxima. 

Multimomento

Aqui, completa-se o ciclo de maturação digital, onde além dos ganhos de produção, gestão e operação, as empresas começam a oferecer uma experiência diferenciada, personalizada e exclusiva para o seu cliente, de acordo com as suas necessidades. Através de uma integração completa e monitoramento constante. 

Vale ressaltar que nessa fase há uma incorporação da tecnologia a gestão da inovação, tornando o processo em frequente evolução e transformação. 

Segundo pesquisas do setor, as empresas que estão nessa fase, conseguem aumentar as receitas em até 20% e reduzir os custos para até 30%. E, você vai perder essa oportunidade? Pense nisso! 

Lembre-se que a Etus, pode te ajudar no processo de maturação digital. São +25 funcionalidades para otimizar o tempo e monitorar os resultados. Quer saber mais? Então, clique aqui para conhecer os nossos planos! 


Veja também esses materiais importantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *