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Gestão de times remotos: Entenda as vantagens e como gerir pessoas de qualquer lugar
Gestão e liderança

Gestão de times remotos: Entenda as vantagens e como gerir pessoas de qualquer lugar

O trabalho à distância já é uma realidade para muitas organizações e esse cenário se tornou ainda mais forte após a pandemia do coronavírus. No entanto, com a mudança inesperada, muitos gestores se depararam com diversos desafios na gestão de times remotos

Isso acontece porque nem sempre é fácil controlar o que está sendo feito e garantir o engajamento e o entrosamento entre os colaboradores.

Quer entender como melhorar sua gestão e manter uma boa produtividade da equipe mesmo à distância? Neste post, listamos algumas dicas importantes para você pôr em prática. Confira!

O que é trabalho remoto e quais os seus desafios?

Gestão de times remotos

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O trabalho remoto ou home office é uma tendência global que ganhou ainda mais adeptos após a pandemia da Covid-19. A modalidade permite que o colaborador trabalhe de qualquer lugar, desde que tenha algumas ferramentas, como um celular e um computador com acesso à internet.

Mas para que o home office traga bons resultados, é essencial que o colaborador tenha a infraestrutura adequada para realizar suas atividades. Além disso, o gestor deve realizar um bom gerenciamento dos profissionais, garantindo que eles se mantenham motivados e engajados mesmo à distância.

Apesar de ser uma prática adotada por grandes empresas, muitos gestores apontam dificuldades ao gerir os colaboradores remotamente. Entre os principais desafios relatados estão:

  • monitorar a produtividade;
  • manter a motivação e o foco da equipe;
  • monitorar tarefas;
  • identificar as dificuldades dos profissionais;
  • manter a comunicação entre o time;
  • controlar as horas trabalhadas;
  • engajar os profissionais nos desafios da empresa;
  • garantir qualidade nas entregas.

Quais as vantagens do trabalho remoto?

Gestão de times remotos

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O modelo de trabalho remoto, quando bem gerenciado, pode trazer diversos benefícios para a organização. A seguir, vamos explicar melhor cada um.

Redução de custos

Uma das principais vantagens do trabalho remoto é a possibilidade de reduzir custos operacionais, como o vale-transporte e despesas com o escritório, além de minimizar o desperdício de recursos. Com essa redução de gastos, a empresa poderia oferecer outros tipos de benefícios aos funcionários ou investir em melhorias no produto.

Menores taxas de turnover e absenteísmo

A flexibilização dos métodos de trabalho também traz mais qualidade de vida aos profissionais, o que reduz o estresse, aumenta o engajamento e reflete diretamente nas taxas de turnover e absenteísmo. Isso porque, os colaboradores conseguem realizar uma melhor gestão de tempo e trabalhar com mais autonomia.

Contratação dos melhores talentos

O trabalho remoto também é uma boa opção na hora do RH recrutar e selecionar novos colaboradores. Com o modelo, é possível quebrar as barreiras físicas de distância e optar pelos melhores candidatos, mesmo que eles não morem na cidade ou no estado da empresa.

Como fazer a gestão de times remotos?

Gestão de times remotos: Entenda as vantagens e como gerir pessoas de qualquer lugar

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Como vimos, o trabalho remoto traz diversas vantagens para a organização, contudo, ele também pode ser desafiador para gestores que não estão familiarizados com o modelo. Para auxiliar você nessa tarefa, listamos algumas dicas fundamentais para esse tipo de gestão.

Defina metas objetivas e claras

É importante que todos os colaboradores entendam seu papel dentro do time e o que é esperado deles para que o projeto seja bem-sucedido. Dessa forma, é fundamental que o gestor defina as metas e objetivos da equipe e que seja transparente com ela, mostrando exatamente qual caminho deve ser traçado e quais os próximos passos.

Além de definir as metas, é preciso realizar reuniões regulares com o time remoto para entender o andamento das tarefas e passar feedbacks, garantindo que todos os colaboradores estejam alinhados.

Priorize a comunicação

Uma boa comunicação é um dos pontos-chave para o gerenciamento de colaboradores à distância. Por isso, é importante que o gestor mantenha um canal de diálogo aberto em que todos se sintam à vontade para tirar dúvidas e relatar problemas.

Entenda que se os ruídos de comunicação já são um problema no ambiente presencial, no virtual, eles são ainda mais prejudiciais e podem impactar diretamente na produtividade da equipe.

Logo, na hora de passar informações, o gestor deve tomar cuidado para que a mensagem seja acessível e de fácil entendimento para todos, evitando más interpretações. Uma comunicação eficiente economiza tempo e energia, tanto do gestor quanto da equipe.

Marque presença

Mesmo que o trabalho seja remoto, o líder deve acompanhar tudo o que está sendo feito e se manter sempre presente, seja por meio de reuniões online ou por outros canais de comunicação.

Assim, é importante ter em mente que a presença da liderança impacta diretamente na produtividade, de forma positiva e competitiva, uma vez que um bom gestor é capaz de impulsionar o desempenho de seus liderados.

Descentralize a tomada de decisões

Outro ponto importante na gestão remota é a autonomia dos colaboradores. Desse modo, é preciso que o gestor dê liberdade para que eles façam autogestão e consigam desempenhar suas funções e bater metas sem supervisão constante.

Quando as empresas são muito engessadas e exigem que os profissionais respondam aos líderes a todo instante, os processos tendem a ficar muito mais morosos e burocráticos.

Assim, dar mais liberdade e flexibilidade para que os colaboradores realizem suas tarefas da forma que acham mais eficiente, garante um time com mais produtividade e autoconfiança.

Promova a integração remota

Um bom clima organizacional também é um fator decisivo para a produtividade da equipe e no trabalho remoto isso não é diferente. Dessa forma, é válido que o gestor busque estreitar os vínculos entre sua equipe e promova a integração, mesmo que a distância.

Para isso, você pode apostar em ferramentas que possibilitem a troca de mensagens, experiências e vivências, sempre buscando um ambiente colaborativo e engajado.

Aposte em tecnologia

Outra dica para melhorar a gestão de times remotos é utilizar boas ferramentas tecnológicas de gestão. Por meio delas, a equipe consegue acompanhar as etapas de suas tarefas, dividi-las por prioridade e manter a comunicação em dia.

Além disso, os gestores podem acompanhar de perto a frequência e a produtividade de cada colaborador, identificando pontos de atenção e propondo treinamentos e ações de desenvolvimento individual.

Concluindo, o home office já é uma realidade para boa parte das grandes empresas. O modelo pode trazer diversas vantagens para a organização, contudo, é importante que o líder entenda como fazer a gestão de times remotos para garantir uma boa produtividade e a motivação dos colaboradores.

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Este artigo foi escrito pela Sólides, plataforma completa de gestão de pessoas.


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