Como produzir um conteúdo viral
DestaqueDicas

Como produzir um conteúdo viral?

Quantas vezes você atualizou as suas redes sociais e se deparou com várias pessoas compartilhando uma mesma mensagem ou vídeo em poucos minutos?

Esta é a principal característica do conteúdo viral. Ele se expande de forma rápida e para um número muito grande de pessoas, gerando engajamento e alcance surpreendentes. 

A menina que fala palavras difíceis, dancinhas, a moça da cerveja, a campanha de empoderamento feminino, não importa o tema ou objetivo, o conteúdo viral atinge as pessoas através de um compartilhamento de interesses em comum e com elementos marcantes.

Quer aplicar essa estratégia, mas não tem ideia de como fazer isso?

Se esta é a sua dúvida, vem com a agente!

Como produzir um conteúdo viral

Freepik

Como um conteúdo se torna viral?

Antes de mais nada é necessário mencionar que não existe uma “receita infalível” ou “truque mágico” para criar este tipo de mensagem. No entanto, é possível analisar os cases de sucesso e a partir deles verificar estratégias e técnicas que contribuíram na sua popularização.

E nas redes sociais o alcance do conteúdo viral pode ser ainda maior, isso porque há vários fatores envolvidos, tais como:

  • Variedade de canais, atualmente temos muitas redes sociais disponíveis, com objetivos e públicos distintos;
  • O tamanho das redes virtualmente é ILIMITADO;
  • Os ambientes sociais online favorecem a criação de cascatas sociais, ou seja, quando um indivíduo começa a ver muitas pessoas compartilhando uma determinada informação a chance dele pensar que este conteúdo é bom e por isso deve divulgá-la, é ainda maior;
  • Não há regionalização nas redes sociais, desta forma, um conteúdo viral produzido e divulgado em São Paulo, poderá impactar no mesmo momento, tanto uma audiência local quanto atingir um público que esteja no nordeste do país, por exemplo;
  • A velocidade da divulgação de informação é ALTA, e em alguns casos quase INSTANTÂNEA;
  • Os recursos e facilidades disponíveis nos apps facilitam o compartilhamento de informações. 

Dicas para produzir um conteúdo viral

 Como produzir um conteúdo viral

Freepik

Para te ajudar a criar conteúdo viral para as suas redes sociais, separamos algumas dicas práticas, confira:

✅ Apresente um tema NOVO, desde assuntos da sua área de atuação até lançamentos da sua empresa. Mensagens comuns de fatos já conhecidos geralmente não geram interesse para viralização.

✅Elabore uma mensagem fácil e simples de entender por qualquer tipo de público.

✅Produza conteúdos que sejam relevantes e úteis para a sua persona, ou seja, que respondem uma dúvida ou solucione uma “dor” que elas apresentam. Quanto mais “valor” a informação tiver, maior a probabilidade de viralizar. 

✅Aproveite as datas comemorativas, como: dia das mães, natal, dia das crianças, entre outros. Mas nada de mensagem padrão, aqui é para soltar a imaginação!

✅Fique de olho nas “trends” do momento, relacionar algo que está sendo falado por todos com criatividade e direcionando para o seu nicho de atuação pode ser uma excelente alternativa. Ex: Premiação do Oscar, Reality Shows, lançamentos de filmes ou séries, entre outros.

✅Crie expectativa na criação de conteúdo, rumores sobre o lançamento de um produto ou serviços podem gerar maior engajamento da audiência.

✅Utilize storytelling para criar narrativas envolventes, impactando o leitor seja com um final surpreendente, emocionante ou reflexivo.

✅Aposte no humor! Conteúdos engraçados são os que mais viralizam nas redes sociais. No começo pode ser até mais difícil, mas com o tempo você vai pegando o jeito. Mas, antes de publicá-lo, peça a opinião de outras pessoas fora do seu nicho de atuação, pois, o que pode ser engraçado para você, talvez não seja compreendido pela sua audiência.

✅Desperte emoções, seja de alegria, compaixão, amor, saudades, surpresa, felicidade ou até medo. Essas reações costumam impactar as pessoas a compartilhar o conteúdo quase que instantaneamente. 

✅Lembra aquelas campanhas de publicidade que os jingles ficam na cabeça, e grudam feito chiclete? Esse recurso também pode ser utilizado na criação de conteúdos virais. Para fazer isso, você pode repetir palavras ou expressões para fixar a mensagem na memória do público e incentivá-lo a divulgar, nem que seja para provocar o mesmo efeito nos amigos.

É possível também criar um vídeo com uma música chiclete assim como os antigos comerciais da TV, como a do McDonald’s, Guaraná Antarctica, Parmalat, entre outros. 

E, aí preparado para criar o seu conteúdo viral? Conta pra gente como foi a sua experiência! 

 


Veja também esses materiais importantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *