fbpx
Como monetizar o TikTok
TikTok

Como monetizar o TikTok?

Você sabia que é possível monetizar o TikTok?

Não!! Então presta atenção nesse artigo que é disso que vamos falar! 

Antes de mais nada, é necessário mencionar que o TikTok tem atualmente 4,72 milhões de usuários no Brasil, e a cada dia que passa esse número continua a crescer, o que indica um importante potencial da plataforma no país. 

No entanto, quando o TikTok chegou no Brasil muitos usuários conseguiram ganhar dinheiro através das indicações para outras pessoas conhecerem a plataforma. 

Atualmente, essa funcionalidade continua disponível para todos as contas, independente do tempo de criação do perfil. Mas, muitas pessoas não sabem dessa informação e acabam desperdiçando essa oportunidade. 

Quer aprender a criar o código convite, acompanhe o tutorial a seguir:

1- Abra o app do TikTok e faça login na sua conta.

2- Em seguida, clique no ícone de moeda no canto superior direito do app  Como monetizar o TikTok.

 Como monetizar o TikTok

3- Na nova tela, aparecerá uma mensagem com o código convite.

Como monetizar o TikTok

4- Clique no botão Convidar e escolha a melhor forma de enviar o código. Você pode fazer isso pelo Whatsapp, Email, Telegram, Facebook ou copiar o link e enviar de outra forma.  Como monetizar o TikTok

Mas, atualmente, além dessa opção existem outras maneiras de monetizar o TikTok. Veja a seguir quais são elas:

Criar conteúdo de marca

Assim como em qualquer outra rede social, os influenciadores do TikTok estão conseguindo obter excelentes rendimentos utilizando a plataforma para criar conteúdos de marca promovendo bens ou serviços.

No entanto, para fazer esse tipo de publicidade de acordo com as leis e normas da plataforma, será necessário informar com clareza quando há um relacionamento comercial entre o perfil e uma empresa.

Para isto, você deverá ativar a opção conteúdo de marca. Veja a seguir como fazer:

1- Toque em >> Mais opções na tela Publicar.

Como monetizar o TikTok

2- Em seguida, clique em >> conteúdo de marca.

3-  Deixe a opção ativada

Como monetizar o TikTokQuando você aciona essa opção na publicação, o TikTok automaticamente adiciona uma marca, uma espécie de aviso legal (#ad ou #publicidade) no conteúdo postado. 

4-  Volte para a tela inicial, e clique em >> Publicar. Repare na imagem a seguir a indicação automática de publicidade que o TikTok aplicou no vídeo. 

Como monetizar o TikTok

OBS: Se você desejar, será possível também, vincular a campanha no TikTok Creator Marketplace.

Para fazer esse tipo de parceria, basta conversar diretamente com empresas que estejam interessadas no seu perfil. Durante a negociação, as companhias geralmente solicitam um mídia kit com seus dados de audiência, que podem ser encontrados na aba “ Análise” e os detalhes são conversados posteriormente. 

Se você desejar verificar tudo o que pode ou não pode ser feito nesse tipo de divulgação, clique aqui e veja a Política de conteúdo de marca do TikTok.

Receber presentes em LIVEs

O TikTok permite que os espectadores das Lives realizadas na plataforma, além de interagir em tempo real com os criadores de conteúdo, envie “presentes” para demonstrar que curtiram a transmissão ao vivo. 

No entanto, para fazer isso, o usuário precisa ter idade superior a 19 anos e não ter uma conta corporativa (TikTok Business).

Vale ressaltar que apenas as LIVEs que possuem o ícone de “Presente” nos comentários poderão receber esse benefício do espectador. 

Acompanhe a seguir como funciona o processo:

1- Durante a transmissão o usuário precisará tocar no ícone presente na parte inferior do vídeo.

2- Caso seja a primeira doação, aparecerá uma mensagem “pacote de presentes de boas-vindas”, caso contrário, outras opções de valores serão apresentadas. 

3- Em seguida, o usuário deverá escolher qual presente deseja dar para o criador.

4- Em alguns casos, será necessário recarregar as moedas. Para fazer isso basta seguir as instruções que aparecerão na tela.

5- Para finalizar o processo, o usuário clica em enviar.

Pronto! As moedas serão destinadas ao criador da live e podem ser acumuladas para depois serem trocadas por dinheiro real. 

Utilizar o marketplace do TikTok

Outra forma de monetizar o TikTok é o Marketplace de Criadores de Conteúdo. Essa ferramenta nada mais é do que uma plataforma oficial de colaboração entre marcas e criadores.

Através dela, você pode vincular seu vídeo à sua campanha do Marketplace para compartilhar análises de publicação com seu parceiro de marca.

Ou ainda, encontrar marcas que possam se interessar pelo seu perfil. Visto que o Marketplace facilita o contato entre as partes, colaborando na criação de parcerias que podem te render bons resultados. 

Oferecendo produtos ou serviços da sua empresa

E por último mas não menos importante, temos a possibilidade de aproveitar o alcance e engajamento do TikTokl para vender os produtos ou serviços da sua empresa. 

E aqui não importa o tamanho ou nicho de mercado! O céu é o limite! Basta ter criatividade para oferecer os itens e conquistar a audiência.

Mas, não esqueça de deixar a sua BIO bem configurada com as informações principais da sua empresa, como telefone ou link para o seu site comercial. 

Esse conteúdo foi útil para você? Se você quiser aprender um pouco mais sobre TikTok, clique aqui. 


Veja também esses materiais importantes

4

Comments
  1. E eu pensando que era só fazer um canal e ter inscritos pra ganhar dinheiro. Não é tão fácil quanto parece!!!

    1. Sim Isa, tem muito trabalho e estratégia envolvidos em um perfil de sucesso! Fica de olho aqui no blog que sempre temos dicas sobre marketing digital e redes sociais. 😉💜

  2. Oi

    1. Olá Maria, tudo bem? Podemos ajudar em algo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *