Você sabia que é possível monetizar o TikTok?
Não!! Então presta atenção nesse artigo que é disso que vamos falar!
Antes de mais nada, é necessário mencionar que o TikTok tem atualmente 4,72 milhões de usuários no Brasil, e a cada dia que passa esse número continua a crescer, o que indica um importante potencial da plataforma no país.
No entanto, quando o TikTok chegou no Brasil muitos usuários conseguiram ganhar dinheiro através das indicações para outras pessoas conhecerem a plataforma.
Atualmente, essa funcionalidade continua disponível para todos as contas, independente do tempo de criação do perfil. Mas, muitas pessoas não sabem dessa informação e acabam desperdiçando essa oportunidade.
Quer aprender a criar o código convite, acompanhe o tutorial a seguir:
1- Abra o app do TikTok e faça login na sua conta.
2- Em seguida, clique no ícone de moeda no canto superior direito do app .
3- Na nova tela, aparecerá uma mensagem com o código convite.
4- Clique no botão Convidar e escolha a melhor forma de enviar o código. Você pode fazer isso pelo Whatsapp, Email, Telegram, Facebook ou copiar o link e enviar de outra forma.
Mas, atualmente, além dessa opção existem outras maneiras de monetizar o TikTok. Veja a seguir quais são elas:
Criar conteúdo de marca
Assim como em qualquer outra rede social, os influenciadores do TikTok estão conseguindo obter excelentes rendimentos utilizando a plataforma para criar conteúdos de marca promovendo bens ou serviços.
No entanto, para fazer esse tipo de publicidade de acordo com as leis e normas da plataforma, será necessário informar com clareza quando há um relacionamento comercial entre o perfil e uma empresa.
Para isto, você deverá ativar a opção conteúdo de marca. Veja a seguir como fazer:
1- Toque em >> Mais opções na tela Publicar.
2- Em seguida, clique em >> conteúdo de marca.
3- Deixe a opção ativada
Quando você aciona essa opção na publicação, o TikTok automaticamente adiciona uma marca, uma espécie de aviso legal (#ad ou #publicidade) no conteúdo postado.
4- Volte para a tela inicial, e clique em >> Publicar. Repare na imagem a seguir a indicação automática de publicidade que o TikTok aplicou no vídeo.
OBS: Se você desejar, será possível também, vincular a campanha no TikTok Creator Marketplace.
Para fazer esse tipo de parceria, basta conversar diretamente com empresas que estejam interessadas no seu perfil. Durante a negociação, as companhias geralmente solicitam um mídia kit com seus dados de audiência, que podem ser encontrados na aba “ Análise” e os detalhes são conversados posteriormente.
Se você desejar verificar tudo o que pode ou não pode ser feito nesse tipo de divulgação, clique aqui e veja a Política de conteúdo de marca do TikTok.
Receber presentes em LIVEs
O TikTok permite que os espectadores das Lives realizadas na plataforma, além de interagir em tempo real com os criadores de conteúdo, envie “presentes” para demonstrar que curtiram a transmissão ao vivo.
No entanto, para fazer isso, o usuário precisa ter idade superior a 19 anos e não ter uma conta corporativa (TikTok Business).
Vale ressaltar que apenas as LIVEs que possuem o ícone de “Presente” nos comentários poderão receber esse benefício do espectador.
Acompanhe a seguir como funciona o processo:
1- Durante a transmissão o usuário precisará tocar no ícone presente na parte inferior do vídeo.
2- Caso seja a primeira doação, aparecerá uma mensagem “pacote de presentes de boas-vindas”, caso contrário, outras opções de valores serão apresentadas.
3- Em seguida, o usuário deverá escolher qual presente deseja dar para o criador.
4- Em alguns casos, será necessário recarregar as moedas. Para fazer isso basta seguir as instruções que aparecerão na tela.
5- Para finalizar o processo, o usuário clica em enviar.
Pronto! As moedas serão destinadas ao criador da live e podem ser acumuladas para depois serem trocadas por dinheiro real.
Utilizar o marketplace do TikTok
Outra forma de monetizar o TikTok é o Marketplace de Criadores de Conteúdo. Essa ferramenta nada mais é do que uma plataforma oficial de colaboração entre marcas e criadores.
Através dela, você pode vincular seu vídeo à sua campanha do Marketplace para compartilhar análises de publicação com seu parceiro de marca.
Ou ainda, encontrar marcas que possam se interessar pelo seu perfil. Visto que o Marketplace facilita o contato entre as partes, colaborando na criação de parcerias que podem te render bons resultados.
Oferecendo produtos ou serviços da sua empresa
E por último mas não menos importante, temos a possibilidade de aproveitar o alcance e engajamento do TikTokl para vender os produtos ou serviços da sua empresa.
E aqui não importa o tamanho ou nicho de mercado! O céu é o limite! Basta ter criatividade para oferecer os itens e conquistar a audiência.
Mas, não esqueça de deixar a sua BIO bem configurada com as informações principais da sua empresa, como telefone ou link para o seu site comercial.
Esse conteúdo foi útil para você? Se você quiser aprender um pouco mais sobre TikTok, clique aqui.
E eu pensando que era só fazer um canal e ter inscritos pra ganhar dinheiro. Não é tão fácil quanto parece!!!
Sim Isa, tem muito trabalho e estratégia envolvidos em um perfil de sucesso! Fica de olho aqui no blog que sempre temos dicas sobre marketing digital e redes sociais. 😉💜
Oi
Olá Maria, tudo bem? Podemos ajudar em algo?