Dicas

Como evitar alterações excessivas dos seus clientes

Você sofre com tantas alterações que seus clientes pedem durante o dia? Já perdeu o horário de publicações por conta do número de alterações?

Continue lendo e saiba como evitar alterações excessivas dos seus clientes. O processo de criação de um post não é tão simples assim, é preciso ser feito tudo com antecedência para que seja publicado no dia e horário correto, às vezes é preciso fazer com mais agilidade dependendo do tema para não perder o timing.

Gerenciar redes sociais é um trabalho que exige um bom planejamento e muita organização, sem isso fica bem difícil fazer tudo no tempo certo.

Em diversas áreas, não só social media existem clientes exigentes, clientes difíceis de lidar e aqueles que dão mais trabalho do que outros, como podemos evitar tantas alterações em uma publicação? Vamos para algumas dicas:

Briefing
Comece sempre pelo briefing, faça um questionário com seu cliente para entender tudo que ele gostaria de colocar em suas redes sociais durante determinado mês, quais são as referências dele, quem ele deseja atingir, datas sazonais importantes para seu nicho, quais os produtos que ele gostaria de dar um destaque maior, e por aí vai.

A ideia aqui é realmente tirar tudo que está na cabeça do cliente e passar para o papel, isto com certeza irá evitar MUITAS alterações lá na frente. É importante colocar que este processo precisa ser feito bem antes de iniciar com as postagens nas redes sociais.

Planejamento e Organização
Com o briefing passado pelo cliente você inicia o planejamento, aplique suas estratégias baseadas no que o cliente está buscando, escolha dias e horários para cada publicação, deixe tudo bem detalhado para que o cliente compreenda todos os passos. A organização aqui é fundamental para evitar alterações lá na frente.

É ideal que um planejamento de redes sociais seja sempre para o mês todo, algumas pessoas também preferem montar de 15 em 15 dias, vai da forma que você prefere trabalhar.

Trabalhar com Workflow (evite WhatsApp)
Com briefing e planejamento 100% organizado e aprovado, é através do workflow que se inicia a criação de imagens, vídeos, textos e outros materiais para o cliente ver a publicação pronta para ser postada.

Muitas agências fazem este processo através do trello, troca de emails ou grupos no whatsapp com o cliente. Este sem dúvida é o processo onde o cliente mais gosta de alterar e dar suas sugestões, para que isto não vire uma dor de cabeça, EVITE O WHATSAPP.

Em um grupo de whatsapp o cliente pode sentir uma grande abertura para alterar quantas vezes ele quiser, pode haver uma grande troca de áudios e textos fazendo toda sua equipe perder um tempo enorme, sem contar na falta de organização após todo este processo.

Se você ainda não conhece, a Etus tem uma ferramenta chamada Workflow, nela você adiciona seu cliente em um workflow, cria uma demanda colocando a imagem ou vídeo e o texto da publicação de cada rede social já deixando exatamente como será postado, o cliente tem a opção de aprovar ou reprovar dentro da própria plataforma. Assim que é aprovado o post já estará agendado para sair na rede social escolhida, agilizando ainda mais o processo da sua equipe e evitando ao máximo que seu cliente fique de cima alterando centenas de coisas.

Você evita diversas conversas alheias no whatsapp, trocas de emails excessivas e ganha em produtividade.

Gostou das dicas? Assine a Etus agora mesmo e comece a usar o Workflow com a sua equipe e seus clientes.

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