link para whatsapp
Papo com o CEO - André Patrocínio

Whatsapp Pay: O que é?

Ainda estamos nos acostumando com o PIX e muito falamos sobre ele recentemente, mas após muita discussão com o banco central parece que teremos, enfim, também o Whatsapp Pay.

O serviço foi anunciado no dia 15 de junho deste ano, e permitirá pagamentos entre usuários e empresas. Com a novidade, usuários do aplicativo poderiam fazer transferências monetárias entre si e pagar produtos ou serviços, e o Brasil seria a grande aposta do Whatsapp.

A escolha do mercado brasileiro para esse lançamento não aconteceu por acaso: o país conta com mais de 120 milhões de usuários, sendo considerado um dos principais meios de comunicação por aqui. E para ilustrar isso separei alguns dados:

  1. O WhatsApp está instalado em 99% dos celulares do Brasil.
  2. 79% dos brasileiros usam o app como principal fonte de informação.
  3. Cerca de 5 milhões de empreendedores usam o WhatsApp Business.
  4. 98% dos brasileiros usam o app diariamente.

Visto essa grande abrangência, as transações e forma como adquirimos algum produto ou serviço pode ser muito facilitada.

O Whatsapp promete que empresários poderão criar catálogos de produtos dentro do seu Whatsapp Business (versão do Whatsapp para empresas) e a partir desse catálogo o usuário poderá comprar diretamente um produto ou serviço, e transferir com um clique o saldo entre contas do Whatsapp Pay.

A solução parece ser tão revolucionária que o Banco Central precisou de um tempo grande para entender e regulamentar, visto que o Whatsapp Pay passaria necessariamente a ser atrelado como uma instituição financeira.

A principal diferença do Whatsapp Pay é que o mesmo meio de comunicação também será o meio de pagamento e para nós consumidores teremos a vantagem de agilizar nosso tempo.

Quem nunca fez um pedido por Whatsaap e precisou pedir os dados bancários da pessoa para realizar a transferência? Com o Whatsapp Pay isso não será mais necessário.

O Whatsapp Pay é seguro? 

Sim. Apesar de não haver criptografia de ponta a ponta — como ocorre nas mensagens, o WhatsApp afirma que os dados serão armazenados e criptografados em um sistema avançado, por meio de uma rede separada da conta do usuário e altamente segura.

O Facebook também menciona que as compras e pagamentos serão monitoradas por um sistema antifraude para evitar atividades não autorizadas.

Com a liberação do Whatsapp Pay, mais empresas poderão oferecer soluções de pagamento mesmo não sendo efetivamente um banco?

Para adicionar um saldo em sua própria conta do Whatsapp Pay será necessário a utilização de um cartão de crédito.

Agora, para receber uma transferência de outra pessoa, não será necessário ter uma conta bancária, porém esse saldo fica disponível digitalmente no Whatsapp Pay, e ainda não temos notícias de como poderá retirá-lo sem a necessidade de transferir o saldo para uma conta bancária.

Enquanto essa novidade não é lançada para nós, ficamos na expectativa de mais uma forma de facilidade que teremos. E você? O que acha dessa solução?


Veja também esses materiais importantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *