Tudo sobre o telescópio James Webb
DestaquePapo com o CEO - André Patrocínio

Tudo sobre o telescópio James Webb

O telescópio James Webb foi lançado no Natal, e é o maior já enviado para o espaço. Com custo de montagem de pelo menos 10 bilhões de dólares e 100 vezes mais sensível que o melhor telescópio espacial feito até hoje, o Hubble.

O equipamento está localizado a 1,5 milhões de quilômetros da Terra,  isso é, muito mais que os 600 quilômetros que separam o modelo antecessor da gente.

James Webb é tão poderoso que seria capaz de ver uma abelha na Lua, devido a tecnologia atrelada nele e seus 18 espelhos, que são placas revestidas com ouro. Essa parte do equipamento precisou inclusive ser dobrada para caber no foguete, e por isso, ele tem um formato parecendo uma colmeia.

Estima-se que o universo tenha 14 bilhões de anos, e o novo telescópio será capaz de estudá-lo quando tinha apenas 2% de sua idade atual, e descobrir muita coisa sobre nossa origem, como por exemplo: estudar a luz oriunda das primeiras galáxias, a evolução das estrelas e sistemas planetários, entre outros. 

Ele só consegue operar a -233º Celsius, isso é, quase o zero absoluto que é 273,15º Celsius, ou seja para testá-lo aqui da Terra, a Nasa precisou criar esse ambiente.

Apesar de tudo isso, o James Webb foi idealizado em 1996, foi lançado em 2021 e deve ficar em órbita até o fim de suas atividades, daqui a cinco ou dez anos, quando ficará sem combustível.

Estamos todos ansiosos pelas descobertas que James Webb nos trará!

Achou este conteúdo interessante?  Conta pra gente ??


Veja também esses materiais importantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *