fbpx
Tudo sobre o telescópio James Webb
DestaquePapo com o CEO - André Patrocínio

Tudo sobre o telescópio James Webb

O telescópio James Webb foi lançado no Natal, e é o maior já enviado para o espaço. Com custo de montagem de pelo menos 10 bilhões de dólares e 100 vezes mais sensível que o melhor telescópio espacial feito até hoje, o Hubble.

O equipamento está localizado a 1,5 milhões de quilômetros da Terra,  isso é, muito mais que os 600 quilômetros que separam o modelo antecessor da gente.

James Webb é tão poderoso que seria capaz de ver uma abelha na Lua, devido a tecnologia atrelada nele e seus 18 espelhos, que são placas revestidas com ouro. Essa parte do equipamento precisou inclusive ser dobrada para caber no foguete, e por isso, ele tem um formato parecendo uma colmeia.

Estima-se que o universo tenha 14 bilhões de anos, e o novo telescópio será capaz de estudá-lo quando tinha apenas 2% de sua idade atual, e descobrir muita coisa sobre nossa origem, como por exemplo: estudar a luz oriunda das primeiras galáxias, a evolução das estrelas e sistemas planetários, entre outros. 

Ele só consegue operar a -233º Celsius, isso é, quase o zero absoluto que é 273,15º Celsius, ou seja para testá-lo aqui da Terra, a Nasa precisou criar esse ambiente.

Apesar de tudo isso, o James Webb foi idealizado em 1996, foi lançado em 2021 e deve ficar em órbita até o fim de suas atividades, daqui a cinco ou dez anos, quando ficará sem combustível.

Estamos todos ansiosos pelas descobertas que James Webb nos trará!

Achou este conteúdo interessante?  Conta pra gente 👇🏼


Veja também esses materiais importantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

E-summit 2022