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Teste A/B: O que é, como funciona e importância!
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Teste A/B: O que é, como funciona e importância!

Você sabe o que é um teste A/B? Já imaginou conseguir testar algumas técnicas e definir a garantia do seu sucesso?

É exatamente isso que essa avaliação te oferece. 😁

O teste A/B é uma estratégia muito poderosa que mostra qual variável gera os melhores resultados e você não perde tempo supondo o que deve ou não funcionar melhor. Essa comparação expõe o resultado mais vantajoso e otimiza muito a conversão de páginas e outras métricas importantes.

O que testar?

Teste A/B: O que é, como funciona e importância!

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Os testes A/B podem ser realizados em landing pages, calls-to-action, e-mails, anúncios, entre outros. Você já parou para pensar, por exemplo, se sua Landing Page poderia ter mais conversão se mudarmos as cores do botão, a descrição do CTA ou até mesmo a sua disposição?

Não temos como avaliar todas as variáveis possíveis, precisamos reconhecer que alguns testes são mais relevantes do que outros e tudo precisa se basear no objetivo final da sua estratégia de otimização.

Como funciona e importância!

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Sempre que permitimos que alguma tomada de decisão seja baseada em números podemos obter informações mais concretas para o sucesso da sua estratégia.

Alguns indicadores são importantes para definir se conseguimos obter melhores resultados pelo teste A/B, são elas: taxa de conversão, taxa de rejeição e taxa de cliques.

Vamos entender na prática?

Podemos testar qualquer elemento sempre que sentirmos a necessidade de que a estratégia ainda pode dar um resultado melhor.

Suponhamos que nosso foco seja uma Landing Page, destacamos algumas variáveis para ficarmos de olho e que futuramente podemos colocá-las no teste, segue abaixo:

  • Títulos;
  • Intertítulos;
  • CTAs (chamadas para ação);
  • Imagens;
  • URL;
  • Campos de um formulário;
  • Informações descritivas sobre o produto;
  • Elementos visuais como cores, símbolos, etc.

Cuidado! Apesar de parecer algo muito simples, podemos nos deparar com resultados que não nos ajudam a obter a melhor confirmação do teste. Essa situação pode acontecer por alguns motivos: escolha da variável errada, número insuficiente de conversões para medição válida da sua estratégia, períodos diferentes para cada variável de teste, entre outros. 

Como fazer o teste A/B?

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Bora colocar em prática alguns desempenhos para obter os melhores indicadores e traçar a sua estratégia com precisão?

  1. Escolha sua variável para teste;
  2. Defina a meta para validar o seu teste A/B;
  3. Determine o tamanho de público
  4. Escolha um tempo para visualização;
  5. Selecione uma métrica para validar o teste vencedor;
  6. Aposte em ferramentas especializadas;
  7. Descreva os resultados;

Mantenha seus testes organizados, pense o que você aprendeu com a experiência, quais ações futuras podem ser tomadas e principalmente como você pode melhorar esse resultado.

E ao contrário do que muitos pensam, repetir um mesmo tipo de teste não é perda de tempo! Você pode descobrir informações cada vez mais aprofundadas, além de economizar tempo, já que terá a estrutura básica documentada.

E aí, você já fez ou faz testes A/B? 

Ficou com alguma dúvida? Conta pra gente nos comentários!

 


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