Redes Sociais
DestaqueSocial Media

Redes Sociais: Quais são as mais usadas no Brasil

Mesmo ainda reconhecido como uma das maiores redes sociais do mundo, o Facebook no Brasil, no ano de 2020, perdeu a sua posição de líder no quesito de plataforma mais acessada no país.

redes sociais mais usadas

Essa rede foi ultrapassada pelo YouTube que, nos últimos tempos, era conhecida como uma rede de conteúdo de vídeos. Porém o YouTube, recentemente, começou a incentivar a migração de contas do Gmail em sua plataforma de acesso para permitir mais interatividade entre os seus usuários.

O acesso ao vídeo com informações tem se tornado numa grande tendência em todo o mundo e isso explica o comportamento das pessoas que, cada vez mais, acessam vídeos, assinam canais e seguem produtores de vídeos que são tratados como influenciadores digitais.

Outras redes como Twitter, Instagram e Linkedin ainda mantêm as suas importâncias no dia a dia dos brasileiros, dependendo do perfil do usuário e das necessidades que cada tipo de rede pode atender no dia a dia corrido das pessoas na comunicação digital.

As plataformas digitais de relacionamento é uma tendência já consolidada em diferentes mercados de mídia e na convivência social dos tempos atuais.

Considerando essa tendência, pessoas e empresas podem e devem investir em estratégias de conteúdos nas principais redes digitais como forma de direcionar suas mensagens para o público certo.

Neste artigo falaremos sobre as redes digitais de relacionamento mais acessadas no Brasil e o impacto dessa utilização.

As redes sociais no Brasil

Nos anos 2000, o brasileiro começou a se acostumar com o uso das redes sociais a partir do extinto Orkut. Entre os anos 2005 e 2015, o YouTube era apontado pelos especialistas como uma rede de conteúdo, porém nos últimos anos a plataforma de vídeo mais popular do Brasil e do mundo tem permitido a interação entre usuários e canais.

Dessa forma, além de ser apontada como uma plataforma de conteúdo, o YouTube ganhou similaridades de rede de relacionamento onde os usuários podem comentar, curtir, compartilhar links e administrar o seu próprio canal.

Mas, assim como ocorre em outros países, o uso dessas plataformas de comunicação no Brasil é muito utilizada para a pesquisa e troca de informações, compartilhamento de conteúdo e contato comercial.

Presença

A presença dessas plataformas entre os brasileiros é muito forte e segue as tendências de comportamento e de estratégia de mercado prevista também nos esforços do marketing digital.

São plataformas que melhoram o relacionamento entre as pessoas, entre pessoas e marcas e entre instituições. Elas são muito usadas para informação, relacionamentos e geração de dados de comportamento.

São milhares e milhares de usuários em todo o Brasil, e bilhões de usuários em todo o mundo, considerando somente as principais plataformas como Facebook, Twitter e Instagram.

Porém, segundo as pesquisas recentes, o Facebook permanece em primeiro lugar no quesito de usuários ativos que, em certas mensurações é diferente do número de usuários cadastrados.

A lista de 2019/2020

A seguir apresentamos a lista de plataformas de relacionamentos que mais foram acessadas por usuários ativos na taxa de milhões. Mesmo no quesito de usuários ativos, a tendência é a do YouTube ultrapassar o Facebook e se consolidar ainda mais como a rede ou plataformas mais popular do Brasil.

Essa escalada do YouTube está acontecendo também em outros países, como Japão, EUA, Alemanha e até nas Filipinas, veja a seguir a lista.

Rede social – Usuários ativos em milhões

Rede Social Usuários Ativos
Facebook 2,271 Bilhões
Youtube 1,9 Bilhões
WhatsApp 1,5 Bilhões
Facebook Messenger 1,3 Bilhões
WBXIN/WeChat 1,083 Bilhões
Instagram 1,1 Bilhões
QQ 803 Milhões
QZone 531 Milhões
DOUYIN/TikTok 500 Milhões
Sina Weibo 446 Milhões
Reddit 330 Milhões
Twitter 330 Milhões
Douban 320 Milhões
Linkedin 303 Milhões
Baidu Tieba 300 Milhões
Skype 300 Milhões
Snapchat 287 Milhões
Viber 260 Milhões
Pinterest 250 Milhões
Line 194 Milhões

Fonte: DataPortal Statistics 2019

As redes sociais mais usadas no Brasil

A seguir apresentamos as principais plataformas usadas pelos internautas brasileiros. Cada rede de relacionamento digital apresenta características próprias e diferenciais em seus processos de uso.

Enquanto que o Instagram proporciona a publicação de fotos e vídeos curtos, o YouTube permite a veiculação de vídeos de diferentes durações e até mesmo transmissão ao vivo mais profissionalizada.

É importante conhecer as características de cada plataforma para entender o comportamento de cada internauta perante as tecnologias e serviços oferecidos.

1 – YouTube

Ao pé da letra, o termo “YouTube” significa “você no vídeo”, e desde 2005 essa plataforma de vídeos se tornou na mais popular do mundo, principalmente, depois que foi comprada pela gigante Google.

No ano de 2019, no quesito de usuários cadastrados, o YouTube ultrapassou o Facebook como a mídia mais acessada pelo internauta brasileiro. Podemos confirmar que mais de 90% dos internautas brasileiros estão inscritos nessa plataforma.

No YouTube existem canais com mais de 50 milhões de inscritos e milhares de horas veiculadas de vídeos que são acessados diariamente.

Seja através do PC, laptop ou smartphone o ato de acessar vídeos se tornou mais fácil. A disseminação de conteúdo no formato de vídeos está cada vez mais forte.

2 – Facebook

Dentre as maiores redes sociais do Brasil e do mundo, o Facebook também é velho de guerra, surgiu também nos anos 2000 e se consolidou com muita força nos anos 2010.

Presente na segunda posição entre as principais plataformas de relacionamento social do Brasil, em todo o mundo ele possui mais 2,2 bilhões de contas de usuários ativos. No Brasil, são cerca de mais de 130 milhões.

Nos últimos tempos, o Brasil se tornou no terceiro principal país nesta rede atrás dos EUA e a Índia.

O Facebook é versátil, permite compartilhar textos, imagens e vídeos. Além dos perfis pessoais permite a criação de páginas profissionais a serem usadas por pessoas físicas ou empresas.

Apresenta oportunas ferramentas para as áreas de negócios, além de proporcionar conhecer outras pessoas e manter relacionamentos com amigos e familiares.

3 – WhatsApp

Você pode estar se perguntando: “o que o whatsapp está fazendo nesta pesquisa?”

Para muitos profissionais de marketing, o conceito de plataforma digital de relacionamento social está indo muito além do conceito existencial das redes ultra sociais.

Ou seja, se uma determinada plataforma permite o acesso e compartilhamento de informações de uso pessoal ou empresarial, ela pode ser considerada como uma plataforma social, mesmo que não tenha a mesma estrutura de timeline e bloco de imagens que o Facebook e o Twitter projetam para o usuário.

Inicialmente, o WhatsApp é uma ferramenta de comunicação instantânea que nos anos 2010 superou o uso do falecido MSN e do Skype.

Nos dias atuais, todos os brasileiros, praticamente, possuem um smartphone com esse aplicativo instalado para conversar com os amigos, trocar arquivos e não depender somente das tradicionais ligações telefônicas.

4 – Instagram

Esse aplicativo é reconhecido como um dos primeiros a serem lançados para serem utilizados exclusivamente em smartphone, considerando que a sua arquitetura para PC não permite a realização de postagem.

rede sociais mais usadas instagram

Muito usado em dispositivos móveis, foi comprado pelo Facebook em 2012 e desde então cresceu ainda mais permitindo migrar uso de contas entre as duas plataformas.

Atualmente, além da postagem de fotos, o aplicativo permite postar vídeos, fazer lives, fazer perguntas, enquetes, vídeos em sequência e o uso de GIFs.

No ano de 2018, tivemos o lançamento do IGTV, e no ano de 2019, o do Instagram Cenas, meios que permitem a produção e veiculação de vídeos.

5 – Facebook Messenger

Mesmo correndo o risco de perder o seu reinado para o YouTube, o Facebook está quase em todas. O seu aplicativo original de conversa instantânea também cresceu muito nos últimos anos.

Esse aplicativo foi incorporado ao Facebook em 2011 e depois individualizada no ano de 2016.

Tornou-se num aplicativo que ajuda a acelerar a conversa dentro e fora do Facebook, permitindo responder às conversas de modo mais rápido.

6 – Twitter

O passarinho azul sofre ameaças de seus concorrentes, mas continua vivo e voando graças às trocas de notícias e à presença de celebridades políticas como Barack Obama e Donald Trump.

Personalidades da política brasileira também se fazem presente nas timelines do Twitter e ajudam a gerar engajamento nessa rede.

Essa rede surgiu nos anos 2000 com ferramentas muito limitadas que não permitiam nem sequer postar uma imagem. Porém, com o surgimento de plugins e com a própria evolução do Twitter que, atualmente, permite até postar vídeos, essa rede alcançou o seu auge no ano de 2009.

Nos dias atuais, ele é usado como segunda tela acompanhando os compartilhamentos oriundos do YouTube e do Facebook.

7 – Linkedin

Estamos falando de uma rede social dedicada para profissionais, empresas e empresas de recursos humanos.

Essa rede cresceu muito no Brasil por permitir a troca de contatos profissionais, nessa rede as pessoas não buscam fazer amigos e muito menos compartilhar fotos de festas, mas visam criar conexões com empresas e outros profissionais.

As comunidades do Linkedin permitem, por exemplo, reunir interessados sobre diferentes assuntos em comum.

Muitas empresas usam o Linkedin para selecionar e recrutar profissionais, principalmente, quando publicam as suas vagas em aberto em suas páginas oficiais.

8 – Pinterest

O Pinterest é uma das plataformas de relacionamento social mais acessada e conhecida no Brasil e no mundo. É um mural de imagens e legendas que podem servir de inspiração para diferentes situações.

Nessa rede, os temas mais recorrentes são os de moda, maquiagem casamento, comportamento, gastronomia, viagens, arquitetura, modo de vida, entre outros.

9 – Skype

O antigo MSN foi extinto pela Microsoft, e a própria empresa ao comprar o Skype decidiu eleger o Skype como seu principal aplicativo de conversa instantânea com transmissão de vídeos e ligação telefônica.

Além das ligações gratuitas, o usuário pode comprar créditos para fazer ligações mais longas e ligações para outras regiões do mundo.

10 – Snapchat

Esse aplicativo também é antigo e tradicional e já foi muito popular entre os adolescentes no Brasil e no mundo. Ele perdeu terreno para as inovações do Instagram, mas ainda é muito procurado.

Ele permite postar e compartilhar imagens, fotos, vídeos e texto para aplicativos móveis (mobile).

Ficou muito conhecido por postar o conteúdo e depois o conteúdo ser apagado automaticamente, o uso de conteúdo efêmeros referidos como snaps foi uma sensação nos anos 2010.

Foi o Snapchat que criou o conceito de “stories” atualmente muito utilizado no Facebook e Instagram. O Facebook já tentou comprar a empresa várias vezes, mas nunca conseguiu.

A importância das redes sociais

Neste artigo, falamos sobre as principais plataformas de relacionamento social do Brasil e do mundo, sempre devemos lembrar sobre a importância dessas plataformas no relacionamento das pessoas e no posicionamento das marcas em relação ao mercado atual.

São meios que permitem a comunicação e o acesso pleno entre as pessoas e as empresas. São meios que facilitam o contato, a exposição de produtos e marcas e incentivam as curtidas, os comentários e os compartilhamentos de postagens.

Conclusão

Portanto, o Brasil já está consolidado como um dos principais mercados para essas plataformas no mundo. O público brasileiro é conhecido como um dos mais ativos na internet.

Essas redes são muito eficientes para consolidar a comunicação para pessoas e empresas.

Nos dias atuais, até mesmo empresas nascentes começam a formar mercados a partir de páginas no Facebook e Twitter com o meio de formação de leads (público abrangente) e de clientes.

São plataformas importantes para qualquer objetivo. Para as empresas pode ajudar a tornar uma empresa ou marca mais conhecida. Porém, é importante utilizar as ferramentas certas e as estratégias bem direcionadas.

No Brasil, essas plataformas são oportunas para todos os tipos de objetivos. Neste artigo, ressaltamos a presença das principais redes na vida dos brasileiros e o recente crescimento do YouTube.

Mas, mesmo com o crescimento do YouTube, todas as principais plataformas são ainda importantes dependendo da necessidade de cada pessoa e dos objetivos de cada estratégia de marca e produto presente nas empresas e em projetos institucionais.

Sendo assim, conhecer essas plataformas e o seu uso entre os brasileiros, ajuda a definir comportamentos e as tecnologias para melhores iniciativas de comunicação e relacionamento. Vale a pena conhecer o uso dessas plataformas em nosso país reconhecendo o potencial de utilização no dia a dia.

Veja também esses materiais importantes