fbpx
automatização e robotizaçãoDicasNotícias

Profissões automatizadas: Veja se a sua é uma delas

Atualmente, a tecnologia vem ajudando na execução de diversas atividades, auxiliando diferentes profissões em seus processos e entregas. Para desempenhar tal papel, as tarefas que antes eram executadas por pessoas, passaram a ser realizadas por algoritmos e apenas poucos especialistas fazem a supervisão deste trabalho. 

Esse processo de automação das profissões vem acontecendo já a um bom tempo, principalmente no ramo da indústria e agronegócio, porém essas automações estão começando a chegar nas mais diversas profissões.

Vale ressaltar, que essa revolução será feita nas diferentes economias do mundo, e em cada local, características diferentes irão aparecer. 

Antes de apresentar quais profissões estão relacionadas diretamente com esse processo de mudança, separei a seguir 3 áreas que segundo os especialistas não vão sofrer com a automação nos próximos anos:

1- Relacionamento ao cliente

A primeira área que não deve ser impactada é a de relacionamento ao cliente, que inclui atendimento e vendas. Apesar dos atendentes virtuais já existirem quando a gente abre um chat ou liga para uma empresa, essa função não caiu muito no gosto das pessoas, e sempre há a necessidade de falar com uma pessoa para te ajudar melhor.

2- Profissionais de comunicação

Outra área que não sofrerá com o impacto das automações,  por enquanto, são os profissionais de comunicação, como jornalistas, redatores, publicitários e programadores. Estes estão com o emprego garantido nos próximos anos, mas devem usar a tecnologia cada vez mais a favor das suas atuações.

3- Profissões ligadas a autoridades e saúde

E por fim, dessa minha lista as profissões ligadas a autoridades e saúde, como policiais, juízes, professores, cargos de liderança, médicos e psicólogos, pois, essas profissões trabalham com assuntos sensíveis e o fator humano ainda será determinante.

Todas essas profissões que mencionei acima, terão chances remotas de serem 100% automatizadas, no entanto, passarão por automatização de alguns processos repetitivos para ganho de tempo e produtividade. 

Profissões que possuem chances de serem automatizadas

As profissões que possuem a maior chance de serem automatizadas geralmente, estão relacionadas a trabalhos repetitivos e não sensíveis, como por exemplo, a profissão de um digitador, onde a tecnologia já é suficiente para transcrever tudo que falamos de forma automática.

Os caixas de supermercado, também são um outro exemplo de trabalho repetitivo que pode ser substituído pela automação, pois,  em vários mercados já se encontram postos de autoatendimento, onde o cliente faz sua compra sozinho, sem necessitar de um atendente. 

Nesse setor, também há outras tecnologias sendo testadas para que o carrinho de compras tenha um sensor que rastreie tudo que estiver dentro dele, processando a compra em um computador e debitando automaticamente na conta do cliente. 

Como aliar tecnologia e mercado de trabalho? 

Precisamos compreender que a tecnologia está a nosso favor e devemos usá-la para aprender com a evolução e agregar valor ao nosso conhecimento e atividade,  ou seja, evoluir junto com a profissão, buscando a atualização contínua.

Toda profissão automatizada precisa de experts  para gerenciar os processos automatizados, então a tecnologia não desemprega o profissional que estiver atualizado e capacitado.

Lembre-se que a principal função da tecnologia é nos ajudar.

No entanto, se você está preocupado com essas transformações, veja a seguir quais são as 20 profissões com mais chances de serem substituídas pela automação: 

Profissão  Probabilidade (%)
1. Jornaleiro 100%
2. Despachante aduaneiro 100%
3. Produtor de cacau 99,99%
4. Controlador de entrada e saída 99,93%
5. Digitador 99,91%
6. Ascensorista 99,90%
7. Fisioterapeuta dermato-ortopédica funcional 99,89%
8. Confeccionador de velas náuticas, barracas e toldos 99,88%
9.Relojoeiro (reparação) 99,84%
10. Operador de equipamentos de refinação de açúcar (processo contínuo) 99,83%
11. Enólogo 99,81%
12. Fuloneiro 99,79%
13.Operador de máquina de cortina d´água (produção de móveis) 99,76%
14.Gerente de vendas 99,75%
15.Agente de segurança 99,74%
16.Mecânico de manutenção de aparelhos esportivos e de ginástica 99,69%
17. Assistente de laboratório industrial 99,65%
18. Detetive profissional 99,64%
19.Açougueiro 99,62%
20.Trabalhador de serviços de limpeza e conservação de áreas públicas 99,56%

 

Conforme mencionei anteriormente, a automação não irá impactar drasticamente todas as áreas. Veja a seguir quais as 20 profissões com menos chances de substituição: 

Profissão  Probabilidade (%)
1. Auxiliar de laboratório de análises clínicas 0,01%
2. Babá 0,01%
3. Promotor de Justiça 0,19%
4. Engenheiro de telecomunicações 0,38%
5. Psicanalista 0,39%
6. Professor de nível médio na educação infantil 0,40%
7. Engenheiros de sistemas operacionais em computação 0,47%
8. Físico (materiais) 0,55%
9.  Conservador-restaurador de bens culturais 0,58%
10.Analista de suporte computacional 0,61%
11.Técnico em mitilicultura 0,63%
12.Pescador industrial 0,67%
13.Diretor de criação 0,69%
14.Operador de laminador de barras a frio 0,76%
15.Degustador de chá 0,80%
16.Diretor comercial 0,83%
17.Técnico de enfermagem 0,84%
18.Assistente de operações audiovisuais 0,95%
19.Estatístico 0,96%
20.Agente de ação social 0,98%

 

Gostou das dicas? Agora veja como é fácil gerenciar as redes sociais da sua empresa usando a Etus

Veja também esses materiais importantes