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Por que o metaverso é importante para as empresas
Tecnologia

Por que o metaverso é importante para as empresas?

O mundo mudou! E a realidade virtual e imersiva já não é mais somente uma tendência, mas uma aplicação para a geração de novos negócios. E, se você é proprietário de uma empresa mas tem dúvidas de como o metaverso irá influenciar nos seus resultados, esse artigo é para você!

No entanto, se ainda está um pouco perdido em relação a este tema, recomendamos primeiramente o texto: Entenda o que é metaverso e sua importância para o futuro!

Agora, pare e pense por segundo! Historicamente, as companhias que investiram em grandes inovações foram aquelas que mais colheram lucros no futuro, apesar dos riscos, não é verdade?

Por isso, mesmo que o metaverso não alcance todos os objetivos e resultados esperados, ele já está mudando a forma como as pessoas interagem com o mundo digital, principalmente, em decorrência do “efeito pós-pandemia” que sedimentou ainda mais o comportamento de compra no digital, ajudando a suprir a falta do contato físico presencial com o produto.

Outro excelente exemplo de aplicação do metaverso está relacionado ao ensino à distância, visto que a criação de ambientes virtuais pode deixar a interação remota entre alunos e professores muito mais dinâmica, imersiva e didática.

E este cenário já está contribuindo para criar oportunidades nos mais variados setores da economia. Entre eles, podemos citar: vestuário, arquitetura, engenharia, mídia e entretenimento.

Projeções da Bloomberg Intelligence Unit, apontam que o metaverso deve movimentar até 800 bilhões de dólares até 2024.

Confira a seguir como este novo “universo digital” poderá contribuir para os resultados de uma empresa:

Criação de novas oportunidades de venda

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Quando falamos em metaverso, as possibilidades são muitas, principalmente, em relação a oportunidades de venda. 

Neste novo universo é preciso sair fora da caixa e pensar em novas possibilidades de atrair um público cada vez mais digital, rápido e exigente, por isso, dê asas à imaginação.

Um bom exemplo deste tipo de pensamento e inovação, é a aposta do McDonald ‘s que está investindo pesado na aquisição de bens digitais buscando marcar sua presença nessa nova tendência.

Sendo assim, a empresa pediu recentemente o registro de uma série de marcas para administrar no metaverso. E operar um restaurante virtual está entre os planos. 

Existem algumas marcas que já estão alcançando excelentes resultados. Em parceria com a plataforma de games Roblox, a Nike lançou o seu próprio mundo virtual. Nesse local, os avatares usam produtos da marca e podem praticar diversos esportes de forma digital. 

Melhor experiência com o consumidor

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E não importa o ambiente, agradar o consumidor deve ser sempre o objetivo de uma empresa. E por quê não usar o metaverso para criar uma experiência mais imersiva e interativa com o cliente?

Seguindo essa proposta, o Boticário divulgou recentemente que firmou parceria com o jogo de realidade virtual Avakin Life. A ação com período limitado, prevê atividades exclusivas com disponibilização de conteúdo de vídeo, bots exclusivos, desafios e concursos.

Essa ativação será mais um passo na estratégia da marca de ampliar o diálogo e promover experiências diferenciadas que conectam o mundo “in e out game” com os mais diversos públicos. 

Já pensou em futuramente divulgar o seu produto ou serviço em um ambiente digital? Oferecer um benefício exclusivo para um cliente que conheceu a sua loja no metaverso?

Por mais distante que isso possa parecer nesse momento, essa é uma grande tendência para o futuro, pense nisso! 

Romper barreiras geográficas

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Você já imaginou, visitar a Disney do sofá da sua casa, sem se preocupar com as taxas de câmbio? 

É exatamente isso que isso o metaverso pode proporcionar. Isso porque através de um ambiente digital qualquer pessoa poderá conhecer os parques de diversão mais famosos do mundo sem estar fisicamente lá.

E a Disney já está em busca de transformar esse projeto em realidade. Recentemente o CEO da empresa, comunicou em uma entrevista que está ansioso para oferecer isso para os seus consumidores. 

Um outro exemplo de romper as barreiras geográficas com o metaverso, está na possibilidade de uma pessoa realizar compras online através do ambiente virtual. 

Imagine que você mora no litoral e está precisando comprar algumas roupas, mas no local em que está nenhuma loja te atende. Então, você acessa o ambiente virtual de um shopping que gosta muito, mas está localizado em outra região, e através de um óculos de realidade virtual visita as lojas, experimenta produtos, e faz as suas compras, assim sem sair fisicamente do lugar e com uma experiência extremamente imersiva. 

Uma outra situação em que as barreiras geográficas podem ser desfeitas com o auxílio do metaverso é no trabalho home-office. Já pensou em participar de uma reunião em um ambiente virtual com colaboradores de regiões distintas, mas com muita interação, imersão e produtividade? 

Isso será possível em breve, se depender de Microsoft e Facebook. As empresas estão desenvolvendo projetos para atender essa necessidade. 

Provocar transformações no marketing digital 

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Para atrair esse público no metaverso será necessário repensar nas estratégias digitais, principalmente para as marcas que atuam com o e-commerce e lojas virtuais. Uma vez que, quase tudo que está no metaverso pode ser comercializado dentro dele. 

Dessa forma, será necessário entender como as pessoas irão agir dentro deste universo digital, e como elas vão adequar os seus hábitos de consumo nessa nova realidade. 

Mas, isso é assunto para um outro artigo! Fica ligado que em breve vamos falar sobre isso aqui no blog!

Contudo, ainda é cedo para garantir o sucesso do metaverso! Mas, uma coisa é certa, o comportamento das pessoas é que vai definir isso. 

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