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Por que o alcance do Instagram caiu?

Você com certeza já ouviu falar da queda do alcance do Instagram. Muitos profissionais da área estão desesperados com esse problema e têm procurado alternativas para solucioná-lo.

Essa tendência já estava ocorrendo desde 2016, quando as postagens deixaram de aparecer de forma cronológica no feed para que outros fatores começassem a avaliar o conteúdo. 

Com essas mudanças, as publicações pessoais começaram a ser mais favorecidas do que posts com estratégia de marketing ou venda. No entanto, nos últimos tempos, as transformações na plataforma se intensificaram ainda mais. 

Se você está buscando entender melhor sobre essa queda do alcance do Instagram, as mudanças dos algoritmos e as estratégias para driblar essa dificuldade, fica ligado nesse artigo!  

Quais foram as mudanças ocorridas em 2020?

Antes de você entender melhor sobre as transformações que o Instagram realizou em 2020, é necessário lembrar que a plataforma funciona através de algoritmos, que interpretam o comportamento do usuário para sugerir um conteúdo que lhe agrade. 

Durante a pandemia, com o isolamento social, as pessoas começaram a utilizar as redes sociais com mais frequência e os produtores de conteúdo também produziram mais material, influenciando significativamente no tempo de uso da plataforma e no número de seguidores que cresceu muito. Sem esquecer das lives, que ganharam popularidade entre artistas, empresas e influenciadores, o que gerou, em alguns momentos instabilidade no app. 

Para resolver esse problema e melhorar a experiência do usuário na ferramenta, o Instagram começou a fazer diversos testes e modificações, principalmente nos algoritmos. 

Essas atualizações causaram muita frustração tanto para as pessoas que utilizam o app quanto para quem trabalha com marketing digital, pois, muitos tiveram que lidar com a diminuição do alcance e interação dos perfis, principalmente com as publicações orgânicas. 

Atualmente, o algoritmo do Instagram é baseado especificamente no:

  • Tempo de visualização do post;
  • Engajamento;
  • Curtidas;
  • Posts salvos;
  • Número de comentários;
  • Compartilhamento de publicações;
  • Interação com stories;
  • Visualização de vídeos; 
  • Pesquisas na aba explorar;
  • Participações em lives;
  • Número de conversas por direct.

A partir do momento que um conteúdo recebe muitas interações, o algoritmo interpreta aquela publicação como algo relevante e de qualidade, e que provavelmente os usuários vão querer visualizar. Assim, ele começa a “entregá-la” para mais pessoas, aumentando consequentemente o alcance do Instagram. 

Dessa forma, a taxa de entrega do Instagram diminuiu significativamente, pois somente 10% da sua audiência recebe o conteúdo postado. E se a publicação apresentar um bom desempenho nas primeiras horas em que ela é divulgada, os algoritmos podem entregar para os outros 90%. 

Vale ressaltar que os usuários que possuem “dedinhos nervosos” e costumam olhar muito rápido o feed não contam como engajamento nas métricas da plataforma. 

No entanto, para cada novo recurso lançado pela plataforma, como por exemplo, o Reels, novos testes são feitos, e as formas de avaliação dos algoritmos podem mudar. 

Estas mudanças provocaram um incentivo para os perfis investirem em conteúdos relevantes e que agregam valor para sua persona e ao mesmo tempo estimular os administradores a utilizar os anúncios pagos para alcançar novos públicos. 

Contudo, precisamos destacar que o Instagram divulgou recentemente que está em uma fase testes e que alguma instabilidade durante esse período pode ocorrer. Mas, que de forma geral a plataforma não garante a distribuição estável para ninguém e que são muitas as variáveis que envolvem esse processo. 

Mas não adianta ficar reclamando das alterações. Pegue o limão e faça uma limonada! Como assim?

Se você ignorar as mudanças, provavelmente terá uma perda no alcance das publicações e consequentemente queda nas suas vendas. Por isso, é preciso se adaptar e utilizar os recursos disponíveis a seu favor. 

Quer saber como? Veja no tópico a seguir!

Dicas para te ajudar a melhorar o alcance do perfil

Para que você consiga reverter a situação e melhorar os resultados, separamos algumas dicas, confira:

📱Invista nos Stories 

Crie conteúdos que promovam a interação das pessoas, como a caixinha de perguntas e as enquetes, por exemplo. Atualmente existem usuários que só acompanham o stories e nem olham o feed, e esse recurso pode te ajudar muito na sua estratégia.

📍Não utilize muitas hashtags

Coloque termos que tenham a ver com o tema tratado e não exagere! Fique atento também as palavras banidas do Instagram recentemente. 

Não sabe quais são elas? Então, clique aqui.

✍🏾 Crie conteúdos de qualidade 

Procure criar publicações que sejam de interesse da sua persona. Elabore uma legenda interessante que chame a atenção, fazendo com que as pessoas fiquem mais tempo vendo a sua publicação

Utilizar legendas com perguntas ou pedir para que as pessoas marquem um amigo, também podem ser excelentes alternativas para incentivar o usuário a interagir com o perfil.

Não desista, se as primeiras tentativas não deram certo! 

📸 Qualidade da Imagem

Atualmente, os usuários estão cada vez mais focados na imagem, você já reparou nisso? As pessoas costumam assimilar melhor as informações descritas através de elementos visuais e você já reparou que se a imagem não é interessante, provavelmente o internauta nem irá ler a legenda da publicação.

Por isso, preze pela qualidade e criatividade das imagens. Utilize elementos diferentes, fotos, ilustrações, memes, Gifs. Avalie o perfil da sua persona e utilize a maior quantidade de recursos que puder. 

Invista em posts em formato carrossel, eles costumam chamar atenção dos usuários e muitas vezes provocam um engajamento bem significativo através dos comentários e compartilhamentos e posts salvos. 

🎞️ Utilize vídeos

Procure gravar algum vídeo sobre um tema relacionado ao nicho que você atua. Filme os bastidores do seu trabalho, um antes e depois. Solte a criatividade e aposte nesse tipo de recurso.

Mas, não precisa ser uma mega produção, hein! Teste e experimente coisas diferentes, depois analise os resultados e veja o que mais agradou a sua audiência. 

⏰ Fique atento aos horários

Uma boa ideia para melhorar a entrega dos 10% é publicar no melhor horário para o seu perfil, pois, as chances de o seu seguidor ver o conteúdo é muito maior. 

A audiência se comporta de forma diferente de acordo com os nichos de atuação e até perfil da marca, por isso, analise os resultados. 

Para obter essas informações, verifique os dados da sua conta.

🎥 Faça Lives

Muitas pessoas acreditam que as lives perderam o valor. No entanto, os algoritmos da plataforma costumam valorizar a utilização do recurso e a interação dos participantes durante a transmissão. 

Por isso, invista nesse formato! Procure planejar e divulgar o evento com antecedência e convide participantes que possuem algum tipo de relação com os assuntos que você aborda no perfil ou que agregam valor para os seus seguidores. 

👩🏽‍💻 Humanize o perfil 

Estreite os laços com o público que você quer atingir. Comunique-se com linguagem natural e humana, evite mensagens padronizadas que mostram uma “mecanização do processo”.

Pessoas querem interagir com pessoas e buscam a todo momento saber com quem estão falando, por isso, apareça! Seja através de vídeos ou imagens, no feed ou stories. 

✔️ Publique com frequência e constância

Os algoritmos do Instagram costumam avaliar melhor o desempenho de perfis que postam com mais frequência e constância. Por isso, procure publicar todos os dias da semana, e se você não conseguir adotar essa estratégia, faça o máximo que puder.

Essa frequência também irá te ajudar a experimentar e testar coisas novas, o que ajudará e muito a avaliar os conteúdos que potencializaram o alcance do Instagram e os que não deram certo. 

Mas, aqui não adianta apenas quantidade hein! É preciso ficar de olho na qualidade também. 

🗣️ Responda os seguidores

Responda os seguidores com a maior atenção possível. Evite comentários curtos ou somente com emojis, e tente personalizar ao máximo que puder. Utilize pelo menos 4 palavras para que os algoritmos não interpretem a sua ação como algo feito por uma ferramenta automática. 

Procure atender todos os comentários ou a maioria deles. Essa atitude irá provocar um aumento na sua taxa de engajamento e uma maior valorização da persona, o que potencializa e muito o alcance do seu perfil. 

Para centralizar as respostas de todas as suas redes sociais em uma única plataforma, utilize a Etus. Uma ferramenta de gestão completa que vai te surpreender! 

💡 Procure inovar sempre!

Fique atento a todos os recursos e atualizações lançados pela plataforma, adaptando-as o mais rápido possível à sua estratégia, pois, o Instagram costuma valorizar perfis que utilizam funcionalidades novas assim que elas são divulgadas. 

Além disso, invista em conteúdos novos e criativos. Ninguém gosta de acessar um perfil que fica sempre postando mais do mesmo, por isso, pense em estratégias diferentes, use temas do momento e aposte em novidades

👩🏼‍💼Instagram Business

Se usa o Instagram para divulgar ou uma empresa ou um criador de conteúdo, verifique se você está utilizando o Instagram para empresas. Pois, esse tipo de conta possui acesso a métricas muito relevantes, tais como: crescimento do perfil por um período de tempo, cliques no seu link da Bio, alcance das publicações, perfil dos seguidores, e muito mais! 

Se você quiser saber sobre as vantagens desse tipo de perfil, acesse aqui. 

💲 Não compre seguidores

Essa atitude de adquirir seguidores falsos ou que não estão envolvidos com o seu conteúdo pode prejudicar e muito a sua estratégia, e principalmente alcance do Instagram.

Os algoritmos do Instagram costumam penalizar as contas que realizaram esse tipo de ação, diminuindo a entrega das publicações consideravelmente. 

Por fim, é necessário ressaltar que para conseguir melhorar o alcance do Instagram é necessário uma combinação de vários recursos e estratégias diferentes. Por isso, teste e analise os resultados sempre! 

Para se manter sempre atualizado sobre as novidades do Instagram não deixe de ver mais dicas no nosso blog e aproveite para conferir o artigo sobre campanhas de marketing digital, clicando aqui!

 


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