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Por que devo ter um site?
Marketing Digital

Por que devo ter um site?

Quem já ouviu a expressão “Se a sua empresa não está na internet, ela não existe”, provavelmente parou para refletir sobre a importância do marketing digital e dos canais de divulgação para promover uma marca.

Considerada pelos especialistas como o principal canal de tráfego e relacionamento com os potenciais consumidores, o site é uma ferramenta fundamental para construir uma presença digital mínima, não importa o tamanho da empresa.

Apesar de todas as transformações causadas pelo crescimento e popularização das redes sociais, elas não são suficientes.

Um negócio não pode ficar refém apenas de uma plataforma específica. Pois, se algo ocorrer e você perder o conteúdo publicado naquela ferramenta, toda a sua estratégia de marketing digital vai por “água abaixo”. 😱😰

Dessa forma, é preciso criar as relações nas redes sociais, divulgar a marca, mas sempre direcionando para um site. Onde a persona poderá conhecer sobre os produtos ou serviços oferecidos, visualizar as opções de contato, solucionar alguma dúvida, observar depoimentos de clientes satisfeitos ou ainda consumir conteúdo de valor, através de um blog.

Mas, para que esta ferramenta seja construída de forma assertiva. É necessário conhecer alguns conceitos. Veja a seguir o que é um site! 👇🏼

O que é um site?

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No Brasil o termo site é bem popular, no entanto, para entender melhor o que o termo representa, é necessário analisar a palavra do idioma inglês website, onde “web” corresponde a rede mundial de computadores (world wide web) e “site” significa lugar. Dessa forma, podemos dizer que website significa “lugar na rede”.

Tecnicamente podemos descrever o termo site como um conjunto de páginas web que podem ser acessados de qualquer lugar através do protocolo HTTP na internet. 

Estas páginas são organizadas a partir de um URL básico e geralmente são arquivadas em um mesmo diretório de servidor. 

Para criar um site é necessário adquirir um domínio, ou seja, o WWW.SUAEMPRESA.COM.BR.

Vale lembrar que a extensão mais popular utilizada no Brasil, é o .COM.BR, no entanto, para escolher essa opção é necessário verificar se o domínio está disponível.

Você pode fazer essa consulta no site Registro.br. E se o nome escolhido estiver indisponível, o próprio órgão irá disponibilizar algumas sugestões para sua escolha. 

Para armazenar todos os arquivos que serão disponibilizados no site, como imagens, vídeos, textos, entre outros, será necessário contratar um serviço de hospedagem. 

No Brasil, existem diversas empresas que oferecem esse serviço, como a Locaweb. Os planos disponibilizados geralmente oferecem um e-mail próprio que potencializa ainda mais a divulgação online. 

Explicado isso, precisamos contar para você que não existe apenas um tipo de site. Veja a seguir, quais são eles:

📍Site institucional > Deve ser criado para atender as necessidades de uma empresa. Seu principal objetivo é se tornar uma ferramenta de comunicação da marca com seus potenciais clientes. 

📍Loja virtual > É um tipo de site que permite vender produtos ou serviços na internet, a partir da utilização de um browser (navegador).

Para saber mais sobre esse assunto, clique aqui. 

📍Landing page > Página de destino ou aterrissagem que têm como principal função: a conversão. 

Criadas com menos elementos que um site institucional, elas possuem CTAs (Call-to-action) específicos para evitar a distração do internauta e facilitar na conquista. 

Ficou interessado sobre esse tipo de site? Acesse aqui para saber como criar uma landing page de sucesso! 

📍Hotsite > Este tipo de site é criado geralmente para uma campanha de marketing específica. A tradução literal do termo, quer dizer “site quente”, por isso, seu objetivo é gerar um grande volume de tráfego por um prazo determinado. Ele geralmente está associado a empresa, mas não é a sua página principal.

Como exemplo, podemos citar os hotsites criados por grandes empresas para divulgar os produtos que estão com muita procura e oferecem ofertas especiais.

Por que ter um site é fundamental?

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Agora que você já aprendeu tudo sobre o conceito e aplicações de um site, chegou a hora de entender quais são os motivos que comprovam a eficácia e importância dessa ferramenta. Acompanhe a seguir! 😉

1 – Gera Credibilidade

Quando uma empresa possui um site, os consumidores confiam muito mais nesse negócio. Isso ocorre porque a ferramenta produz uma imagem mais profissional e relevante para a marca, contribuindo para a reputação positiva da empresa. 

Essa credibilidade pode ser gerada através de um site responsivo, “user-friendly” e principalmente em relação aos conteúdos divulgados na sua página principal. 

2- Contribui com o tráfego orgânico

Seja para pesquisar um produto, solucionar uma dúvida, ou conhecer melhor uma companhia, você provavelmente já procurou sobre alguma determinada empresa em buscadores como o Google. 

E é nesse momento que o site se torna indispensável. Quanto mais otimizado a sua página estiver melhor será seu posicionamento no buscador. 

3 – Ajuda na aquisição de novos clientes

Através de um site bem feito é possível adquirir novos clientes de diversas formas. Tanto através de anúncios patrocinados quanto pelo acesso orgânico. 

Mas, para que isso ocorra é necessário fornecer o máximo de informações possíveis, sobre o seu nicho de mercado, experiências, diferenciais, parceiros, valores, entre outros. 

De forma resumida, podemos dizer que seu site precisa conquistar esta audiência, através de conteúdos interessantes. 

Dependendo do setor em que você atua é possível criar relações com um público que esteja no mesmo bairro que a sua empresa ou do outro lado do país. 

Contudo, para adquirir novos clientes, é preciso ter mais leads. E para gerar este público é necessário ter mais visitantes. E para receber estes últimos, é preciso ter um SITE.  #ficaadica 😉

4 – Influência na expansão

Se você pretende expandir os seus negócios de forma escalável, o site será uma ferramenta muito importante. 

Utilizando uma estratégia eficaz de Inbound Marketing, a relevância e autoridade da sua empresa pode se tornar ainda mais forte, atraindo parcerias, investidores e é claro, novos clientes. 

5- Contribui com o relacionamento com sua audiência

Atualmente, os clientes estão cada vez mais exigentes e criteriosos na hora de escolher uma marca com a qual vão consumir e se relacionar. Por isso, antes de adquirir um produto ou serviço, eles costumam pesquisar sobre a empresa. 

Diante desse cenário, o site deve ser utilizado como a principal fonte de relacionamento com o consumidor. 

Mas, para isso ocorrer de forma eficaz será necessário criar um canal de atendimento e relacionamento constante, seja por meio de chats online ou através de conteúdos de valor, publicados com frequência.

6- Gera crescimento nas vendas 

Quando uma empresa tem um site e cria uma estratégia de conteúdo e divulgação dessa ferramenta, ela provavelmente irá alcançar clientes diferenciados e qualificados, promovendo consequentemente, aumento nas vendas. 

Dessa forma, fique atento aos conteúdos apresentados no seu site, tome cuidado com a qualidade das imagens, com as descrições dos seus serviços ou produtos, evite erros de grafia ou português, entre outros. 

7- Mensuração de dados e resultados 

Através de ferramentas de monitoramento como o Google Analytics, o site possui uma mensuração de dados e resultados que pode ser muito útil para sua estratégia de marketing digital e até para o lançamento de novos produtos ou serviços.

Quando o internauta acessa um site, ele deixa o seu histórico de navegação salvo. Dessa forma, fica mais fácil descobrir qual canal fez ele acessar a página, quais foram os conteúdos que ele visitou, o que chamou mais atenção, entre outras informações.

Com estes dados fica muito fácil promover gatilhos que influenciam a aquisição futura. Seja através de remarketing ou com campanhas específicas. 

Além disso, é possível registrar os dados destes visitantes como localização, idade, interesses, definindo uma persona que poderá ser utilizada para outras estratégias de marketing digital.

8- Facilidade de acesso 

Na internet a sua empresa está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Já pensou como isso seria possível em um ambiente fora do digital?

Provavelmente seria muito caro, dado os gastos que uma estrutura física exige, como: água, luz e funcionários trabalhando.

Com um site isso é possível e muito eficaz. Afinal, temos consumidores com perfis muito diferentes que podem acessar a sua página quando preferir e com um custo bem mais acessível. 

9- Integração com as redes sociais

Muitos empreendedores e até profissionais de marketing, se questionam eu já tenho perfil no Instagram, Facebook, Tiktok, preciso mesmo ter um site?

Lembre-se o que comentamos anteriormente, as redes sociais são muito importantes para atrair a audiência e divulgar a sua marca, funcionando com uma espécie de vitrine. 

E o site, é o local onde a empresa se apresenta com todas as suas características, produtos ou serviços. Atribuindo credibilidade e relevância para a marca. 

Dessa forma, trabalhe com estratégias em que os dois canais de divulgação, trabalhem em conjunto, produzindo resultados muito eficazes. 

10 – Controle 

Quando uma empresa tem um site, tudo o que está publicado na ferramenta, fica sob sua responsabilidade, ou seja, se alguma rede social fizer atualizações ou até mesmo falir, isso não irá influenciar no que foi divulgado em seu site.

Ao contrário das marcas que possuem apenas perfis, pois, se algo acontecer toda a estratégia que foi utilizada nesta ferramenta será perdida, e provavelmente, você terá que começar do zero. Lembra o que aconteceu com o orkut? 

Por isso, crie um site para armazenar os principais conteúdos relacionados a seu negócio e nicho de mercado, fortalecendo a relevância e autoridade da marca. 

Se você quer ter um site, mas tem dúvidas por onde começar, clique aqui para entender melhor. 


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