Pinterest: tendências para 2022
DestaquePinterest

Pinterest: tendências para 2022!

Com o objetivo de incentivar os produtores de conteúdo, o Pinterest divulgou recentemente um relatório com as principais tendências para o ano de 2022 na rede social, chamado de Pinterest Predicts. 

A análise conta com 175 dicas que devem ser destaque entre os usuários da plataforma.  Estes insights são classificados por públicos e categorias, tais como: moda, tecnologia, bem-estar, hobbies e interesses, entre outros. 

Segundo o Pinterest, o índice médio de acerto destas tendências é de 80%.

Quer aproveitar as oportunidades que surgem na plataforma para destacar a sua marca?

Então, acompanhe neste artigo algumas destas dicas indicadas pela rede social. 

*** Vale ressaltar que separamos as tendências de acordo com a categoria, para te ajudar a enxergar as oportunidades que tem mais relação com a sua empresa e público-alvo. ***

Automotivos

Pinterest: tendências para 2022

Freepik

1- “O rolê não tem hora para acabar” 

As viagens, paisagens e reuniões de amigos deverão ser registradas com fotos incríveis que valorizam a estética.

Termos com crescimento >> Viagem de carro aesthetic, mar e praia à noite, bioluminescência aesthetic.

Como aplicar >> Se você atua no ramo de viagens uma boa ideia é tirar fotos em lugares que ficam imperdíveis à noite e criar campanhas e conteúdos com esse material. 

Para restaurantes ou empresas de bebidas, que tal criar desafios, aventuras ou experiências gastronômicas com menus especiais. 

2- “Se faltar criatividade, não dirija”

Aqui, as palavras de ordem são customização e jornada! A ideia é influenciar as pessoas a redecorar os seus carros de forma personalizada para transformá-los em um ambiente aconchegante e moderno. 

Termos com crescimento >> carro customizado, ideias de decoração de carro, interior de carro boho.

Como aplicar >> As empresas que comercializam produtos automotivos podem aproveitar essa oportunidade para mostrar os novos produtos e acessórios que tem disponíveis para os consumidores.

Se você é influenciador digital, uma boa ideia é dar dicas de entretenimento para quem vai fazer uma viagem de carro, compartilhando por exemplo, indicação de podcasts, playlists e até acessórios indispensáveis. 

Comemorações

 Pinterest: tendências para 2022

Freepik

1- “Se combinar direitinho, todo mundo faz festa”

Depois de tanto tempo isolados socialmente, em 2022 não vai faltar motivos para comemorar. Não importa o motivo ou tema, as pessoas de todas as idades vão querer celebrar a vida e a presença de amigos e familiares. 

Termos com crescimento >> ideias festa de aniversário adote um bichinho, tema festa de adoção, ideais festa de divórcio.

Como aplicar >> Se a sua empresa atua no segmento de alimentos e bebidas, uma excelente alternativa é criar vídeos para ajudar as pessoas a criarem receitas diferentes e inusitadas, como bolos de fim de namoro, entre outros.

Agora, não pense que essa oportunidade está direcionada apenas para marcas que organizam festas. Tem uma startup de investimento financeiro, empréstimos ou finanças? 

Que tal, criar um conteúdo ou anúncio estimulando os seus clientes a comemorar o pagamento da última prestação da casa própria, o resgate de algum investimento ou até a quitação de um empréstimo estudantil?

2- “Vem, vai ter bolo”

Aqui como o próprio nome já sugere, estamos falando de bolos ousados e inusitados que desafiam a gravidade e chamam a atenção de todos. 

Termos com crescimento >> ideias de bolo 3d, ideias de bolos que desafiam a gravidade, bolos inusitados. 

Como aplicar >> Confeitarias e Cook designs devem aproveitar essa oportunidade para criar Pins com fotos de bolos criativos e tutoriais que ensinam a audiência a replicar o “feito” em casa. 

Tem uma empresa que vende eletrodomésticos? Por que não criar campanhas mostrando estes utensílios preparando estas receitas e valorizando as suas vantagens! 

Lar

Pinterest: tendências para 2022

Freepik

1- Ficou redondinho

Essa tendência tem como principal objetivo valorizar a decoração redonda. Essa novidade vai se espalhar em todos os ambientes da casa, da cozinha à área de lazer. 

Termos com crescimento >> ideias de deck para piscinas redonda, design de bar curvo, decoração de paredes curvas. 

Como aplicar >> Se a sua empresa vende móveis ou objetos de decoração, “mergulhe” nessa ideia. Invista em imagens, tutoriais em vídeos e conteúdos que ensinam as pessoas a arredondar a casa usando sofás curvos, espelhos ou até porta-retratos. 

Mas, pense fora da caixinha! É maquiadora? Vende produtos de beleza? Trabalha com moda? Por que não apostar nessa ideia e criar conteúdos com uma “make” que valorize as curvas ou um look com detalhes redondos. 

2- Natureza em casa

Durante o isolamento social provocado pela pandemia do covid-19, muitas pessoas encheram a casa de vasos de plantas para se sentir próximo da natureza e gerar bem-estar! Pois é, essa tendência veio para ficar.

Dessa forma, cada vez mais as pessoas vão procurar soluções biofílicas para integrar o interior e exterior das residências e até escritórios. 

Termos com crescimento >> jardim escada, arquitetura biofílica, teto floral.  

Como aplicar >> Arquitetos, construtoras, decoradores e paisagistas devem aproveitar essa oportunidade para divulgarem seus trabalhos relacionados a esta área e inspirar as pessoas com ideias sustentáveis, jardins verticais ou plantas suspensas.

Tem um SPA, pousada ou vende pacotes de turismo? Então, invista em conteúdos que “tragam a natureza” para a vida das pessoas. 

Moda

1- A vez do xadrez

A estampa xadrez vai voltar com tudo. Seja nas roupas, unhas, lenços, bolsas, sapatos, tapetes e até na decoração da cozinha. O padrão clássico vai ganhar um “toque” de modernidade e conquistar diferentes tipos de público, dos millennials aos boomers. 

Termos com crescimento >> estampa xadrez, unha xadrez, terno masculino xadrez.

Como aplicar >> Se você trabalha com moda, use xadrez ou fique pra trás! Principalmente quando for apresentar a coleção outono/inverno da sua marca. Crie conteúdos valorizando a estampa em peças de roupa diferentes e que possam agradar os diferentes tipos de público.

Para as proprietárias de salões de beleza, esmalterias e lojas de cosméticos, que tal, publicar unhas xadrez com cores diferentes para inspirar as clientes? E, se puder fazer tutoriais em vídeos mostrando como fazer, melhor ainda!

2- Um arco-íris no guarda-roupa

Super coloridas e democráticas, as roupas coloridas também vão ganhar destaque entre as tendências do Pinterest em 2022. 

Termos com crescimento >> roupa azul vibrante, vestido degradê, roupa cores fortes. 

Como aplicar >> As marcas que comercializam roupas e acessórios devem investir em conteúdos que valorizem cores vibrantes, como fúcsia e azul metálico.

E as maquiadoras também podem aproveitar essa oportunidade. Faça tutoriais com pessoas de várias identidades de gênero e faixas etárias, mostrando essa tendência. 

Finanças

Pinterest: tendências para 2022

Freepik

1- Empoderamento financeiro

Cada vez mais as pessoas estão preocupadas com o planejamento financeiro. Principalmente quando a audiência é composta por pessoas mais jovens que estão em busca de conhecimento sobre investimentos, imóveis e controle de gastos. 

Termos com crescimento >> dicas de investimento, educação financeira, bullet journal de planejamento financeiro. 

Como aplicar >> Se a sua empresa atua no setor financeiro, produza conteúdos fornecendo dicas de investimentos e produtos financeiros para ajudar a audiência nesse novo desafio.

Agora, se você é influenciador (a) crie pins orientando pais e mães sobre a importância de ensinar sobre a vida financeira para as crianças. 

2- Diversão em horário comercial

Em 2022, a procura por ideias de empreendedorismo e dicas para administrar o próprio negócio vai se tornar cada vez mais frequente. Por isso, invista nesta tendência! 

Termos com crescimento >> como se tornar um corretor de imóveis, ideias de trabalho remoto, ideias de negócio de aluguel para festas. 

Como aplicar >> Crie conteúdo indicando soluções e insights para estas pessoas que estão buscando novas oportunidades. Tem uma livraria? Indica uma obra que pode ajudar nessa jornada!

É proprietário de uma empresa? Crie vídeos contando sua história para inspirar outras pessoas. Atua com tecnologia? Indique softwares ou app que possam ajudar na administração de negócios. 

Contudo, vale ressaltar que estas são apenas algumas ideias que separamos para te inspirar! Caso queira visualizar o relatório completo do Pinterest, basta clicar aqui!

Se você gostou deste artigo, com certeza, vai querer conferir o nosso post sobre Como deixar o perfil do Pinterest como business? Aproveite a leitura!

 


Veja também esses materiais importantes

2

Comments
  1. Uau! excelente insight. Vou planejar para aplicar conteúdo relevante para a minha marca, no Pinterest Business. 😉

    1. Olá Flavio! Que bom que gostou! ? Assine nossa newsletter e receba os conteúdos diretamente no seu e-mail!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *