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Palavras-chave: o que são? Quais ferramentas podem te ajudar?
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Palavras-chave: o que são? Quais ferramentas podem te ajudar?

De modo simplificado, podemos dizer que palavras-chave são o principal instrumento de uma pesquisa feita na internet. Ao pesquisarmos sobre determinados assuntos no ambiente digital, inserimos palavras-chave nos buscadores, a fim de que eles nos entreguem conteúdos relacionados com aquilo que procuramos.

Nessa fase, é importante ter em mente que existe uma “disputa” de visualização em relação a quem está nas primeiras páginas de busca. Por isso, as palavras-chaves têm extrema importância quando pensamos em estratégias de marketing digital, mais especificamente dentro do marketing de conteúdo.

Para você entender melhor sobre como funcionam as palavras-chave no ambiente virtual, separamos alguns itens importantes a serem abordados como: conceito de SEO dentro do marketing de conteúdo, a importância das palavras-chave e algumas ferramentas que auxiliam no mapeamento delas. Acompanhe!


O que é SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization. Pode-se dizer que é um conjunto de técnicas estipuladas que visam posicionar um conteúdo da internet entre os principais e primeiros resultados entre os buscadores, como o Google, por exemplo.

Em outras palavras, a motorização para mecanismos de busca é uma série de práticas que, quando realizadas de forma assertiva, trabalham em conjunto com os algoritmos do Google. Com o propósito de ranquear conteúdos entre as primeiras colocações, a escolha das palavras-chave certas deve trazer bons resultados.

Mecanismos de busca

Os mecanismos dos buscadores atuam por meio de algoritmos que classificam conteúdos de acordo com seu grau de relevância. Uma série de fatores deve ser levada em consideração ao planejar a publicação em ambiente digital, tendo em mente o conceito de SEO e a sua aplicação.

Ao levar esse exemplo à prática, ao digitarmos nos buscadores Google, Yahoo ou Bing sobre determinado assunto usamos as famosas keywords, ou palavras-chave. Elas, de forma geral, são responsáveis por dispor os conteúdos buscados por meio dos mecanismos de pesquisa.

Como resultado, os buscadores apresentam, em ordem de relevância, inúmeras páginas de sites e blogs para usuários consultarem o que precisam. Vale destacar que essa pesquisa somente ocorre graças à palavra-chave inserida na lupa.

Importância das palavras-chave

Por conta desse fator, elas são de extrema importância ao avaliar o seu uso para gerar consequências produtivas, tais como: colocar a sua empresa em primeiro lugar quando um usuário faz a busca por uma palavra-chave de grande alcance; estar entre as primeiras colocações dos buscadores com o intuito de que o site de sua empresa tenha mais visibilidade; posicionar-se à frente do seu concorrente no ranking de pesquisas.

O grande segredo para uma empresa ter sucesso e estar entre as primeiras páginas de pesquisa dos buscadores é saber escolher as palavras-chave corretas. O procedimento deve ser feito a partir de uma análise profunda sobre os principais temas relacionados ao seu negócio, além de um estudo detalhado sobre como os concorrentes fazem o uso de palavras-chave relacionadas.

Palavras-chave negativas

Por outro lado, antes de determinar as palavras-chaves relacionadas ao seu negócio, é importante traçar aquelas que podem ter um caráter negativo, ou seja, que você não quer que estejam relacionadas à sua empresa. Em outras palavras, são termos de pesquisa que devem ser excluídos da sua lista de keywords.

Características das palavras-chave

Dessa forma, por meio de termos compostos por duas ou mais palavras, é possível fazer uma busca por temas relacionados. As palavras-chave podem ser de cauda curta ou de cauda longa.

Relação com o marketing de conteúdo

Pode-se dizer que elas representam uma grande importância no marketing de conteúdo. É a partir delas que serão desenvolvidas estratégias e conteúdos de blogs, de redes sociais e de e-mails marketing.

Ferramentas: escolhendo as palavras-chave

Além disso, existem também ferramentas que ajudam empresas a mapearem suas principais palavras-chave. Com o objetivo de trazer bons resultados em pesquisas na internet, o uso dessas ferramentas pode ser uma boa opção para negócios que começam do zero.

A seguir, listamos algumas ferramentas eficazes que fazem a busca desses termos. Veja só:

  • Keyword Planner: de modalidade gratuita, é uma das ferramentas mais conhecidas e complexas do segmento. Ela é fornecida pelo Google e é de extrema relevância aos profissionais que trabalham com SEO e marketing digital;
  • Ahrefs: possui planos pagos e de graça. Conta com Keyword Planner com informações mais precisas e específicas;
  • Ubersuggest: plataforma totalmente gratuita que se destaca pelo seu visual intuitivo. Atua de forma a sugerir palavras-chaves;
  • SEMrush: conta com planos gratuitos e planos pagos. É uma ferramenta completa e útil para quem trabalha na área. Uma de suas características é ter o Keyword Planner com o volume de buscas de cada palavra, além de outras especificações;
  • Keywordtool.io: a ferramenta tem planos gratuitos e pagos. Sua função é completar as palavras-chave de cauda longa ao começar a digitar na pesquisa de busca;
  • MOZ: destaca-se pela função “keyword explorer”, na qual é possível mapear e analisar as palavras-chave;
  • Google Search Console: ferramenta disponível pelo Google com a função de planejar as palavras-chave;
  • Google Trends: ferramenta do Google que mapeia os termos mais usados como palavras-chave;
  • Long Tail Pro: destaca-se pela sua função de ajudar a procurar palavras-chave com menos competição (KD) de alto desempenho.

Dentro do universo do marketing digital, mais especificamente no marketing de conteúdo, existem diferentes esferas que se conectam entre si, uma delas são as palavras-chave. Ao pensar em planejamentos e estratégias para o ambiente virtual, deve-se levar em conta os mecanismos de pesquisa atribuídos às famosas keywords para alcançar bons resultados nas pesquisas da internet.

Essa mágica, no mundo do marketing digital, acontece por conta do SEO, que nada mais é que um conjunto de práticas que, quando aplicadas de forma assertiva, otimizam as buscas na internet. Uma ótima dica para começar a desenvolver as palavras-chave de sua empresa é fazer o uso de ferramentas que têm esse objetivo.

Agora que você já sabe por onde começar, é hora de traçar seu plano sobre as palavras-chave do seu negócio. A partir desse ponto, o segundo passo é montar suas estratégias de conteúdo! Bom trabalho!

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