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Overposting: você sabe o que é?

Sabe quando você está acessando as suas redes sociais e acaba visualizando um determinado perfil repetidamente, que postou diversos conteúdos em um mesmo dia? Isso é overposting. 

Mas, para você entender melhor sobre esse assunto e como evitá-lo, vem com a gente!

Primeiramente, é necessário explicar o que esse conceito representa. A expressão “overposting” surgiu a partir da popularização de outro termo, o “oversharing”, que é formado a partir da junção de duas palavras de origem inglesa, onde “over” significa “excesso” e “sharing” corresponde à “compartilhamento”.

De forma prática, podemos dizer que o overposting é uma atividade realizada nas redes sociais por perfis que publicam o tempo todo e acabam desagradando os seus seguidores. 

Os brasileiros ficam em média 3 horas e 30 minutos ativos nestas ferramentas e eles costumam visualizar um pouco de tudo!

Pesquisas de mercado apontam que a maioria dos usuários das redes sociais não gostam de encontrar no seu feed 4 ou 5 publicações de uma mesma empresa ou pessoa, e elas costumam não curtir esse tipo de conteúdo, muito pelo contrário, a maioria delas deixa de seguir quem pratica esse tipo de atividade.

O overposting é considerado por muitos internautas como um “spam” que polui o feed. Dessa forma, o post pode se tornar banalizado, prejudicando o seu alcance e consequentemente os resultados.

Sem esquecer dos algoritmos das redes sociais que estão cada vez mais valorizando conteúdo de valor e engajamento. Se você publica muitos materiais e ninguém comenta, curte ou compartilha, provavelmente o seu alcance irá diminuir.

Diante desse cenário, fica evidente que quantidade não garante engajamento e conversão. E que publicar demais irá te trazer mais efeitos negativos do que positivos. 

Os usuários recebem uma grande quantidade de informações o tempo todo e atraí-lo se tornou um desafio, por isso, é necessário prudência!

Mas, definir o limite entre constância e overposting nem sempre é fácil, e a concorrência pela atenção dos usuários nas redes sociais está cada vez maior, por isso, planeje!

Após determinar os objetivos e a persona que você quer atingir, procure fazer um planejamento com todos conteúdos que serão publicados, combinando temas, formatos diferentes e linguagem adequada. Organize esse cronograma a cada 30 dias, pois, alguns assuntos do momento podem surgir nesse período, sem esquecer das datas sazonais que para muitos setores ela são bem significativas, principalmente para as vendas. 

Se você está com dúvidas do que postar procure provocar interações com o seu público. Os stories, enquetes, vídeos e transmissões ao vivo são excelentes ferramentas para potencializar o engajamento, ganhar novos seguidores e ainda melhorar o alcance.

Quer mais ideias para arrasar nas redes sociais sem cometer overposting? Então, não deixe de ler o artigo Tipos de conteúdo para ter mais engajamento no Instagram. 

 


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