O que são trending topics do Twitter?
Redes SociaisTwitter

O que são trending topics do Twitter?

Os trending topics do twitter são os temas do momento mais comentados em todo mundo. Conhecidos também como TTs, eles reúnem as palavras-chave que são divulgadas com mais frequência pela rede social, em diferentes horas do dia.  

De acordo com o Twitter, este recurso tem como principal finalidade ajudar os usuários a compreender o que de mais importante está acontecendo no mundo de forma rápida e instantânea. 

Atualmente, a rede social possui 326 milhões de usuários ativos na plataforma, sendo que 14,1 milhões são brasileiros. Ocupando a 4ª posição de países que possuem uma audiência ativa e engajada. 

Com o tempo, o Twitter se tornou uma espécie de “microblog” utilizado como ferramenta de divulgação para várias empresas nos mais diversos nichos de mercado.

Diante disso, a visibilidade dos trending topics pode se transformar em uma excelente ferramenta para conhecer o seu público, gerar reconhecimento de marca e visibilidade de produtos ou serviços oferecidos, desde que sejam utilizados através de uma estratégia planejada.

Quer aplicar essa ferramenta no seu marketing digital, mas não sabe como? 

Então, vem com a gente!

Como os trending topics do twitter funcionam?

O que são trending topics do Twitter?

Freepik

Os TTs são determinados através de um algoritmo que mapeia o fluxo de tweets publicados. Mas, desde a sua criação, algumas mudanças ocorreram. 

Hoje em dia, eles podem ser classificados entre “tendências personalizadas”, com base em quem você segue e seus interesses, ou “tendências generalizadas”, ranqueadas através de geolocalização. 

Os algoritmos identificam os tópicos mais populares, por um determinado tempo, e fazem uma classificação das pautas que estão com maior repercussão na rede. Assim, o usuário consegue acompanhar os assuntos do momento em tempo real. 

A ferramenta também agrupa os trending topics, caso eles estejam relacionados a um mesmo assunto. Como por exemplo, #sextou, #sextasualinda, #sextafeirachegou, entre outros.

Vale ressaltar que o número de tweets relacionados aos assuntos do momento, é apenas um dos requisitos para que o algoritmo classifique-o como mais comentado.

O twitter também filtra as buscas pela qualidade do conteúdo. A plataforma afirma que deseja promover conversas saudáveis na rede, por isso, em alguns casos, eles podem impedir temporariamente que um tweet apareça nos assuntos do momento. Principalmente nos casos que o tweet viola, as políticas de privacidade, tais como: 

  • Não respeitar as regras do twitter.
  • Ter palavrões ou referências a um conteúdo adulto/explícito.
  • Estar relacionada a vítima de crimes graves.
  • Divulgar imagens de menores de idade, que são figuras privadas.

Para conhecer um pouco mais das regras de privacidade do twitter, acesse aqui.

No entanto, vale ressaltar que mesmo que o twitter não classifique o termo como trending topics, o conteúdo poderá ser acessado no perfil de quem publicou.

Por que os trending topics do twitter são importantes?

O que são trending topics do Twitter?

Freepik

Além das vantagens que comentamos anteriormente, os trending topics possuem diversos outros benefícios para uma estratégia de marketing digital, veja a seguir algumas delas:

  • Pode ser analisado como uma tendência de comportamento;
  • Ajudam na compreensão do comportamento da persona, como perfil dos usuários;
  • Auxiliam na visibilidade e reconhecimento da marca;
  • Favorece a aquisição de novos leads;
  • Contribui com a relação entre cliente e empresa;
  • Ajuda na humanização da marca;
  • Instantaneidade na divulgação de informações e campanhas publicitárias;
  • Possibilidade de viralização de conteúdo.

Por fim, vale lembrar que para obter bons resultados e não “entrar pelo cano”, é necessário avaliar quais trending topics vale a pena investir. Em alguns casos, a intervenção ou posicionamento podem prejudicar a marca. Por isso, antes de sair publicando seus tweets avalie se “assunto” realmente irá trazer benefícios para a empresa. 

Como aparecer nos trending topics do twitter? 

Se você deseja publicar um tweet para aparecer no ranqueamento, basta colocar a palavra ou frase que aparece na lista de assuntos do momento (com hashtag, se houver). Conforme sinalizado na figura abaixo ??

O que são trending topics do Twitter?

Freepik

Contudo, vale lembrar que devido ao grande número de pessoas publicando com os trending topics, pode ser que o seu tweet não apareça na busca, mas as pessoas que te seguem sempre irão ver os seus tweets. 

Gostou desse artigo? Outro conteúdo que também pode ser útil pra você é esse: Como funciona o Twitter?

 


Veja também esses materiais importantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *